terça-feira, agosto 3, 2021

Gripen para o Brasil

Cruzex 2013: ‘cadê’ o Su-30 da Venezuela?

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.aereo.jor.br
Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Chile, EUA e Venezuela enviarão caças F-16

 

Venezuelan_Air_Force_General_Dynamics_F-16A_Fighting_Falcon

Entre os dias 4 e 15 de novembro, a Base Aérea de Natal mais uma vez será sede do exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX). Para este ano são esperadas delegações do Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela.

A expectativa é que a CRUZEX 2013 reúna mais de 90 aeronaves. Entre os caças, devem estar presentes modelos F-5M, A-1, F-2000, F-16 (EUA, Chile e Venezuela), A-4 (Argentina), A-29 (Brasil e Equador), IA-58 (Uruguai) e A-37 (Colômbia e Uruguai). O Canadá deverá participar com um avião CC-130J. Outra estreia será a dos helicópteros AH-2 Sabre da Força Aérea Brasileira.

Todas as aeronaves de combate deverão operar a partir da Base Aérea de Natal. Recife receberá os modelos de transporte e reabastecimento em voo.

FONTE: FAB

VEJA TAMBÉM:

- Advertisement -

18 Comments

Subscribe
Notify of
guest
18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Diegolatm

Humm…cadê a França com a JACA? E porque os americanos não mandaram F-18s ? 🙁

Fernando "Nunão" De Martini

Diego, até onde sei a Cruzex é um exercício para forças aéreas, e no caso os F-18 são da Marinha dos EUA (USN), e não da USAF.

Para que viessem, a USN teria que ser convidada para o exercício.

Klesson

E a França? Não foi convidada dou não aceitou o convite por causa da não escolha do Rafale.
Por a FAB não convidou a Inglaterra ou a Itália ou a Alemanha ou a Itália ou a Suécia ou a … ?

Baschera

Venezuelanos não viriam sem os “consultores” russos….. que são os que mantem os Su-30 no ar….. mais anda, são vetores só para inglês ver…eles mal sabem e tem condições técnicas de voar.

Sds.

Flight 24

Baschera,
Ele estão com problemas de orçamento ou operacionais para a utilização dos SU-30?

Edgar

Flight 24, acho que eles tem que optar entre as toneladas de querosene diárias que faltam para os Su-30s e as toneladas de rolos de papel higiênico que faltam pra população.

juarezmartinez

Cadê Poggio, ora está na” chon”, aonde nós dissemos que ele ficaria, pelo seguinte fato:

COMPRAR NÃO SIGNIFICA OPERAR

É óbvio, que como diria o mestre Vader, os esquerdopatas psicóticos de plantão no fórum malucos brasileiros, vão dizer que foi duzamericanu, golpe do PIG e não sei mais quantas bobagens, mas o problema é exatamente o que eu citei acima.

Grande abraço

Colombelli

Os SU venezuelanos? No chão, por falta de verba pra manuteni-los, ja que foi uma compra so pra “desfile”. Operar uma aeronave e muito mais que só adquiri-la. A compra foi apenas um devaneio daquele que ja foi tarde e agora tentar dar um golpe no inferno com medidas populistas novamente e reeleição indefinida. Aliás, ainda que tivessem verba, não os mandariam, pois passariam fiasco sendo derrotados por aeronaves bem inferiores, já que seus pilotos não estão à altura da máquina que tem na mão. Conforme ressaltei em uma notícia acerca dos A-4 modernizados que redeu acalorada discussão com Rafael… Read more »

Baschera

Flight 24 disse:
2 de julho de 2013 às 13:13

Sofrem dos mesmos problemas que os demais equipamentos adquiridos da Rússia:

Falta de itens de reposição;

Dificuldades técnicas de pessoal habilitado em realizar atividades de manutenção/inspeção;

Falta de treinamento avançado adequado e qualificação dos pilotos;

Sds.

Wagner

Nossa juarez, que neura…

GBento

Wagner, infelizmente não é neura do Juarez não.

Você parece ser o único aqui com predileção pelo equipamento russo que não age da maneira como ele descreveu.

Mas vários outros participantes, principalmente quando os comentários estão abertos, agem exatamente assim, culpando us americanu feiu, bobo e malvadu por todas as mazelas do mundo, beirando a psicose.

Hamadjr

Estranho alguém afirmar que a Força Aerea da Venezuela não piloto para voar no SU-30, então vamos torcer para que não sejam daqueles que por ventura se formaram na Academia da FAB, afinal quem tem tradição em formação de piloto não deve dar certificado alavonte.
É bem possível que a FAV deva ter algum problema operacional, aliás quais das forças aéreas no cone sul ta di boa, a nossa então ta superior a quiem? então menos cigarrim do capeta e mais lucidez nas análises que vem de fora.

Soyuz

Estranho não é a ausência do Su-30. E sim a presença do F-16, que continuam voando “bem obrigado”. Cadê aquele papo de embargo americano a Venezuela? Cadê a maldade do grande satã que impediu a Venezuela de ter AMX e ST?

A guinada da Venezuela para o colo da Rússia e da China é mais em função de “recursos não contabilizados” do que motivos operacionais. A compra de armas em republicas no naipe da Venezuela é antes de mais nada uma grande mamata. Pouco ou nada tem a ver com “políticas estratégicas”como alguns sociólogos de plantão acreditam.

juarezmartinez

agner disse:
2 de julho de 2013 às 15:13

Nossa juarez, que neura…

Leia mais (Read More): Cruzex 2013: ‘cadê’ o Su-30 da Venezuela? | Poder Aéreo – Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil

Wagner! De uma vez por todas, não tem neura nenhuma, o que acontece é que para operar da plenitude um caça como o SU 30, que diga-se de passagem é um bom caça tem que ter café no bule, e neste momento a FAV não tem, e muito menos a FAB, então é isto aí vira enfeite de hangar.

Grande abraço

ricardo_recife

Em 2010 contei minha parte de minha experiência na Venezuela e as historias que sabia da antiga FAV atual Aviación Militar Bolivariana (http://www.aereo.jor.br/2010/08/23/cruzex-v-e-a-venezuela/). Pelo jeito acho que as coisas não mudaram por lá e podem ter piorado. Além dos custos de manutenção dos Sukhoi e os problemas históricos de lógicas dos russos há a questão das restrições financeira (cambiais para ser mais exato) por que passa o país. O F-16 ainda voarem me impressiona. Aparentemente 12 ainda voam. Não sei o quanto os norte americanos ainda estão suprindo de peças de reposição os falcon venezuelanos, mas duvido que eles continuem… Read more »

Grifo

Senhores, acho que a lição disso que é melhor um americano com embargo do que um russo como parceiro.

Vader

Pois é….

Mas depois nós é que somos vendidos, subservientes ao “Império”, etc. etc. etc…

GBento

Grifo,

Comentário perfeito!

Últimas Notícias

Pilotos russos usaram receptores GPS feitos nos EUA durante missões de combate na Síria

Pilotos militares russos usaram receptores comerciais GPS de navegação por satélite durante suas operações de combate na Síria, de...
- Advertisement -
- Advertisement -