Brasileiros vencem competição mundial de foguetes nos Estados Unidos

1

Equipe ITA ROCKET vence competição mundial de foguetes nos EUA - foto divulgação via R7Grupo de alunos do ITA trabalhou em projeto por 10 meses, ao custo de R$ 60.000

vinheta-clipping-aereoUm grupo de estudantes do ITA (Instituto de Aeronáutica) conquistou o prêmio de melhor projeto na 8º IREC (Intercollegiate Rocket Engineering Competition), competição mundial de foguetes realizada em junho em Green River, Utah, nos Estados Unidos. A competição reuniu estudantes de 25 universidades dos EUA, Canadá, Turquia e Índia, além do Brasil.

O único grupo brasileiro que participou da competição trabalhou por 10 meses na criação do projeto vencedor. O custo de toda a produção foi de aproximadamente R$ 60 mil. Dumont, como foi batizado o foguete, pesava cerca de 18 kg, tinha 2m de comprimento e recebeu o nome em homenagem a Alberto Santos Dumont, pioneiro da aviação.

A IREC possui duas categorias. Na básica, o foguete deve atingir, com a maior precisão possível, altitude de pico de 10 mil pés (3 km, aproximadamente). Já na avançada, precisa chegar a 25 mil pés (ou cerca de 7,5 km). Os veículos devem levar uma carga útil de 4,5 kg e, após o voo, ser recuperados em segurança no solo, por meio de um sistema de paraquedas, que permita um novo lançamento.

A competição é promovida pela entidade não governamental ESRA (Experimental Sounding Rocket Association). Nela, os competidores precisam projetar e construir um foguete de sondagem e lançá-lo com o máximo de precisão e tecnologia, e são avaliados por especialistas do setor, incluindo ex-engenheiros da indústria aeroespacial americana da NASA e SpaceX.

Os dois times que atingem a maior pontuação em cada módulo ganham bônus em dinheiro e um troféu, além do prêmio “Jim Furfaro Award for Technical Excellence” para o projeto de maior destaque, conquistado pelos brasileiros.

FONTE / FOTO: R7

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Colombelli

Cérebros tem, so falta apoio, quem sabe com o dinheiro que foi gasto nos estádios.

Mas se esperar o que de um governo que a pouco tinha à frente um indivíduo que se vangloria de não ter estudado? Um verdadeiro analfabeto funcional que so conhece bem artimanhas antiéticas?.