Modelos ‘scratchbuild’ de Hercules de Araujo

18

KC-390 - Hercules Araujo - 1

vinheta-destaque-aereoNosso amigo e colaborador Hercules de Araujo é um ótimo desenhista, mas descobrimos hoje que ele também é excelente modelista. Hercules constrói modelos empregando técnicas de “scratchbuild” ou construindo a partir do nada, quando não há kit na montagem.

Ele começou a fazer os modelos há mais de trinta anos empregando materiais como madeira balsa, plástico (poliestireno) em espessuras próximas de 0,5mm e alumínio nas espessuras de 0,20 ou 0,30mm em durezas da liga diferenciadas.

O projeto é desenvolvido tomando-se como base desenho já existente ou produzido pelo autor, contendo corte das secções, fotos, detalhe da pintura e sendo determinado a escala a ser construída. Como na técnica de “scratchbuild” o desenvolvimento da escala é livre, tem-se a liberdade de construir em função das dimensões originais adequadas às necessidades de quem faz a encomenda.

KC-390 - Hercules Araujo - 4

A construção do modelo não é uma modelagem como se pensa, mas emprega cavernas e seções como os engenheiros pensam as estruturas das aeronaves reais. A construção se torna mais verossímil e o resultado final fica muito mais próximo da aeronave real.

Um exemplo foi um modelo construído em alumínio do MiG-21MF, na escala de 1/22, incluindo-se detalhes dos rebites em baixo relevo. Quando o avião real é desenvolvido em materiais compostos, o autor prefere construir em plástico poliestireno não deixando de marcar rebites também.

KC-390 - Hercules Araujo - 5

Outros materiais são empregados, como tubos fenolite e alumínio, fitas de alumínio, borrachas de EVA (retificadas para tornar-se rodas), diferentes tipos de colas, ferramentas específicas dentre outros materiais alternativos para simularem partes e dispositivos de determinados no modelo. O projeto é todo pensado e adaptado em computador para que seja alcançado o melhor resultado na escala.

A encomenda de modelos pode ser feita para aeronaves comerciais ou militares com escalas que não sejam muito diminutas, para que os detalhes não sejam perdidos em função da miniaturização de algumas partes no modelo.

KC-390 - Hercules Araujo - 2

A pintura é feita com aerógrafo em quase todas as fases, com aplicação de decalques na escala e com aplicação final de verniz fosco ou brilhante para selagem da pintura. Podem ser aplicados também desgastes, marcas de uso além de outros detalhes para mostrar uso.

O tempo de montagem pode variar em função do nível de detalhe do modelo, o que pode levar de três a quatro meses contando-se aí o projeto.

Os modelos de Hercules Araujo já receberam premiações em convenções e feiras de plastimodelismo e foram divulgados em alguns órgãos de imprensa.

KC-390 - Hercules Araujo - 3

CONTATO:
Hercules de Araujo
Scratchbuilder em São Paulo
Cel.: (11) 98237-9857
Fixo: (11) 2051-5489

Veja outros modelos produzidos pelo artista:

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
_RJ_

Muito bonito. Pena que, como o KC-390 está em desenvolvimento, a configuração atual (acredito que já a final) esteja bem diferente da representada no modelo.

http://www.embraerds.com/portugues/content/cargo/img/img_zoom_aircraft_overview2.jpg

Marcelo Andrade

Prezado RJ,

O Projeto já está congelado, é isto ai mesmo. Hércules, cuidado que vc pode ser chamado para trabalhar na Embraer, hein!

Ficou espetacular!!!!

joao.filho

Wow. Realmente, incrivel!!! Estive olhando os demais modelos no Picasa, especialmente o SU-33. Muita precisão e detalhe. Parabems.

Hercules Araujo

Valeu amigos pelos elogios e principalmente ao amigo Alexandre Galante e toda sua equipe!! Vou revisar o modelo do KC-390 quando o primeiro protótipo da aeronave real estiver pronto. Para contatos por e-mail: hercules-araujo@uol.com.br

Obrigado amigos!!

_RJ_

Marcelo,
Comparando com a foto mais recente no site da própria EMBRAER (que eu mostrei no link) a porta do trem de pouso mudou, assim como o topo da deriva. Em outras projeções no site da EMBRAER também podemos notar que mudou a abertura da porta de carga, e sumiu a janela espia inferior ao para-brisas…

Guizmo

Parabéns! Ficou excelente……..

Fernando "Nunão" De Martini

A ironia é que a maquete é do KC-390 mas o nome do modelista é do concorrente!

Parabéns, Hercules!

Baschera

Pois é…. que ironia…. um “Hercules” construindo um KC-390….. mas o resultado ficou excelente.

Sds.

Marcos

Ficou “o bicho”.
Parabéns!!!

Klesson

Excelente trabalho. Paciência, dedicação.
Que importam as atualizações, um dia pensou-se em fazer desta forma.
Tornou-se um documento em 3D e palpável.
Continue a fazer mais.
Parabéns.

Soyuz

Parabéns Hercules, ficou lindo

asbueno

Fantásticas obras de arte!

Darkman

Muito bacana o seu trabalho !!!
Olha que pode surgir até encomendas heim, pq seu trabaho é muito bom !!!

Rogério

Nossa, muito show. Parabens Hercules,

Fantásticas obras de arte!²

Carcará 01

Caramba!! Ficou show de bola mesmo!! Ahhh se meu dinheirinho desse… Iria te encomendar um “Carcarázinho” pra mim…

Hamadjr

Parabéns, é preciso muita dedicação e amor para esse trabalho a recompensa vem em forma de talento e arte, muito bonito.

Yluss

Hércules, o visual da parte interna é inacreditável… que paciência hein!!

Parabéns 😀

Hercules Araujo

Obrigado aos amigos da aviação pelos comentários elogiosos, e fico a disposição para receber pedidos de informações sobre a construção de modelos por encomenda pelo e-mail: hercules-araujo@uol.com.br

Forte abraço a todos!
Hercules de Araujo