Negociação do Rafale: autoridades de Defesa da Índia ficam longe de Paris

1

Rafale 6 - FOTO JF AURAN

Ausências do comandante da Força Aérea Indiana, do ministro da Defesa e dosecretário da Defesa da Índia, em Le Bourget, mostram que Índia diminuiu sua presença no evento enquanto negociação do Rafale não termina

Segundo reportagem do jornal “Financial Express”, a Índia diminuiu sua presença no 50º Paris Air Show, aberto na segunda-feira. A matéria afirma que, por um lado, a França torcia por um anúncio importante sobre o programa MMRCA (avião de combate multitarefa de porte médio) em que o caça francês Dassault Rafale foi selecionado para negociações exclusivas. Mas, por outro lado, fontes bem posicionadas no Ministério da Defesa da Índia disseram que o comandante da Força Aérea Indiana (IAF) NAK Browne não irá ao evento.

Já se sabia que o ministro da Defesa da Índia, AK Antony, não lideraria a delegação indiana a Paris nesta edição, e o grande burburinho no ministério é que nem o recentemente indicado secretário de defesa, RK Mathur, irá ao evento. O ministro de Estado para Defesa Jitendra Singh liderará a delegação indiana junto com o marechal do ar PR Sharma, secretário conjunto para o Ministério da Defesa, além de representantes do Exército e da Marinha.

A diminuição da presença indiana está sendo atribuída à fase delicada das negociações do MMRCA. Enquanto alguns dizem que a Dassault vem se mostrando ansiosa para estender o tapete vermelho aos indianos, as autoridades de defesa do país querem ficar longe do evento. Desde fevereiro do ano passado, a empresa francesa e o Ministério da Defesa da Índia vêm negociando o contrato estimado em 20 bilhões de dólares.

FONTE: The Financial Express (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTO: J F Auran

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Pra mim nesse negócio entrou areia…