Nova rodada de testes de disparo do míssil Meteor com o Gripen

0

Gripen com Meteor - foto SAAB

Testes estão ligados ao novo padrão de software do Gripen, o MS20, que também qualificará outras armas para o caça

Segundo nota publicada no site da Jane’s na quinta-feira, 13 de junho, a companhia sueca Saab está prestes a iniciar uma nova rodada de testes de disparo em voo do míssil Meteor, da MBDA. Os testes visão apoiar a integração final desse míssil ar-ar nos caças JAS 39 C/D Gripen da Força Aérea Sueca.

Dois lançamentos de mísseis serão conduzidos pela Saab neste mês de junho e mais três estão programados para o ano que vem. Após dois disparos da equipe de testes de voo da Saab em 2014, o quinto e último lançamento será conduzido pela Administração Sueca de Material de Defesa (FMV).

Esses disparos de integração são parte do plano de liberação de capacidades do próximo padrão de software operacional do Gripen, conhecido como MS20, segundo a nota da Jane’s. O trabalho de desenvolvimento para o MS20 será completado em 2014, com o primeiro avião modernizado previsto para entrar em serviço na Suécia no final de 2014 ou início de 2015. Além do Meteor, o MS20 vai qualificar outras novas armas para o Gripen.

Gripen dispara Meteor - foto Saab

Os testes de disparo do Meteor serão realizados pelo Gripen de testes 39-6, no campo de provas de Vidsel, na Suécia. O último disparo do míssil por um Gripen foi realizado em outubro de 2010. Na época, esperava-se que a integração do Meteor estaria completada em 2013, mas desde então atrasos no desenvolvimento do software para o padrão MS19 fizeram o cronograma se estender para 2014.

FONTE: Jane’s (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTOS: Saab

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments