FAB prestes a anunciar opção por caças Super Hornet da Boeing

45

F-X2-vinheta7-poder_aereo

vinheta-clipping-aereoNão se sussurra outra coisa na fechada área de segurança. Após dez anos de negociações, o Brasil estaria prestes a comprar, por US$ 4 bilhões, 36 caças F/A-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing. Há alguns anos, o então presidente Lula chegou a dizer que estava quase certa a importação dos franceses Rafale, da Dassault. Em seguida, veio a público a informação de que relatório da Força Aérea Brasileira (FAB) indicava como melhor opção o modelo sueco Gripen NG.

Certos personagens dizem que o lobby norte-americano é irresistível. Obama esteve aqui, mais recentemente o vice-presidente Joe Biden, e em outubro Dilma Rousseff será recebida com tapete vermelho na Casa Branca. A compra de Super Tucanos pelos Estados Unidos, para equipar o Afeganistão, pesa a favor do lobby norte-americano. Mas outras fontes garantem que há mais notícias plantadas a favor do modelo norte-americano do que fatos reais.

Todos sabem que, como potência nuclear e líder da corrida espacial, os norte-americanos dispõem de alta tecnologia, mas não costumam liberá-la para outros países. Segundo se comenta, Washington exigiria o anúncio a favor da Boeing, para só então submeter a transferência de tecnologia ao Congresso – sujeita a chuvas e trovoadas, pois, lá, a base aliada não é tão forte nem cumpre ordens do Poder Executivo.

Alguns analistas destacam que, do fim da II Guerra Mundial até o Governo Geisel, o Brasil recebia equipamento norte-americano, muitas vezes usado e, na prática, sequer podia conversar com outros fornecedores. Desde essa liberação, tudo mudou. O país comprou submarinos alemães, corvetas inglesas e, no momento, está construindo, com tecnologia francesa, cinco submarinos; um deles será de propulsão nuclear. Essa abertura também propiciou expansão da indústria nacional, pois duas fragatas e diversos navios-patrulha foram aqui construídos, além de submarinos com apoio inglês e agora submarinos com DNA francês

Já a relação com os Estados Unidos é mais tensa, pois, por conterem itens norte-americanos, Washington vetou a venda de Super Tucanos da Embraer para a Venezuela. Lembram essas fontes que, com o fim do monofornecimento norte-americano, surgiram os veículos Cascavel e Urutu, os sistemas Fila e Astro e o excelente tanque de guerra Osório, que chegou a vencer concorrência na Arábia Saudita e irritou os norte-americanos; pouco depois, não se sabe bem porque, viria a falência da Engesa, produtora do Osório. Um ponto especial foi o acordo com os italianos, para produção do caça AMX da Embraer. O Brasil também evoluiu sistemas de defesa, como o Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam), o que antes seria impensável, devido à dependência dos norte-americanos.

Mas se o jogo diplomático é sofisticado, a área bélica torna esse xadrez mais complexo. Em Brasília, comenta-se que Dilma Rousseff não gostou do voto do francês François Hollande no candidato mexicano à Organização Mundial do Comércio (OMC). A Suécia é muito simpática, mas não dispõe de lobby no cenário internacional. Todos sabem do profissionalismo dos norte-americanos e das boas relações entre governo e super-empresas de lá.

Por isso, alguns citam que, se a decisão brasileira for desagradável, a Casa Branca poderia dificultar a venda de peças norte-americanas para os Super Tucanos, o que praticamente inviabilizaria qualquer nova exportação da Embraer, já que as peças “Made in USA” representam mais de metade desse modelo da Embraer. De lá, surgem notícias de que o F-18 estaria em fim de carreira e, se não houver a venda para o Brasil, essa linha acabará, com a entrada de um novo e mais moderno caça norte-americano – que já está em operação.

Diversos

Há muita coisa em jogo e ninguém sabe com exatidão qual será a decisão do governo brasileiro e os reflexos junto a vencedor e perdedores, nessa concorrência que envolve Estados Unidos, França e Suécia. Setores militares destacam a evolução que houve no Brasil desde que passou a se relacionar com diversos fornecedores de material bélico. Para muitos, o melhor caminho está em transformar o país em uma nação realmente desenvolvida, com infra-estrutura adequada, com diminutos problemas de educação, de pobreza e de moradia e com um poder militar dissuasório inconteste, majoritariamente nacional e realmente capaz de impor vontades.

FONTE: Monitor Mercantil

NOTA DO EDITOR: a matéria traz algumas imprecisões na sua interpretação da história. A busca por fornecedores não americanos antecedeu o Governo Geisel, que denunciou o acordo militar com os EUA em 1979. Os contratos com fragatas e submarinos ingleses, navios varredores alemães, além de caças Mirage franceses, foram assinados vários anos antes da denúncia daquele acordo. O primeiro porta-aviões adquirido pelo Brasil era inglês, foi reformado na Holanda, e chegou aqui na década anterior (apesar de seu equipamento ser em grande parte americano) e caças a jato Gloster Meteor, também britânicos, foram adquiridos poucos anos após a Segunda Guerra Mundial.

Assim, a afirmação de que o Brasil até aquele momento “sequer podia conversar com outros fornecedores” não se sustenta. Quanto à disputa do carro de combate Osório com um modelo americano e a falência da Engesa, são fatos cuja relação precisa ser repensada, e isso foi tema de matéria especial na revista Forças de Defesa número 4.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nick

Por enquanto só existe o Nada. Não sou cético, mas também não estou otimista.

[]’s

Clésio Luiz

Ao contrário da matéria, eu não creio que o Brasil estava atrelado a comprar apenas dos EUA. Poder até podia, mas sempre comprou de outros fornecedores. Os Gloster Meteor ingleses, os FAL belgas, são outros exemplos. Agora houve sim, e os mais fervorosos defensores dos americanos não podem negar, vetos para a compra de equipamento americano em várias ocasiões durante a Guerra fria. E mesmo agora, com a abertura para a compra de equipamento de ponta, ainda há restrições para transferência de tecnologia. Se eles restringem para aliados muito mais importantes, parceiros industriais no programa F-35, como Grã Bretanha e… Read more »

Observador

Clésio Luiz disse: 13 de junho de 2013 às 23:12 Realmente. Mas os vetos se deviam ao fato de que o Brasil era governado por uma ditadura. E isto mudou logo que os americanos viram que tinham jogado o seu mercado no colo de outros países, como foi a compra dos Mirage,após o veto ao F-4. Agora é diferente. Sem guerra-fria e com os orçamentos de defesa ao redor do globo cada vez mais murchos, o FX-2 é muito atraente para darem uma puxada de tapete deste tipo. Além disto, com a decadência econômica e militar da Europa, eles precisam… Read more »

eduardo pereira

Muito bem colocado seu comentario CORSARIO (23:12), concordo plenamente contigo,e , POGGIO mais uma matéria instigante !!

F - 5

EM suma pelo texto:

Se correr, o bicho pega.
Se ficar, o bicho come.

Também sou do tipo que prefiro esperar a decisão.
Até sair o anúncio oficial, tudo é especulação, apesar da situação ser favorável à Boeing no momento.
Não vou divagar sobre o que pensam sobre “us americanus”.
O mundo é outro, a crise é outra…
Que venham esses benditos caças.
Para mim agora não interessa mais quem é melhor, mas sim que venham logo…

Abraços

eduardo pereira

Correçao, me referi ao comentário do OBSERVADOR, que viajada o Corsário nem aqui comentou!rsrs

Vader

Textinho totalmente enviesado. Deve ter sido escrito por alguma rafalechete antiamericana.

A Engesa faliu por causa do Sr. Saddam Hussein, e não por causa “dusamericanu”.

E o veto à venda de Super Tucanos à Venezuela era não só justo como mais que necessário. Oras, a tecnologia é DELES! Vão entregar para um país que ameaça entregar seus F-16 pro IRÃ?

Fim de carreira o Super Hornet? Hahahaha avisa a US Navy então, que acho que eles não estão sabendo disso… nem que o F-35C está operacional…

Enfim, trata-se apenas do velho discursinho antiamericano que já estamos acostumados.

Ribeiro

ZZZZzzzzz…
quando realmente acontecer alguma coisa me acorda…. eu trabalhei a noite toda e preciso dormir….

Abraços

edurval

Observador disse:
13 de junho de 2013 às 23:53

Vader disse:
14 de junho de 2013 às 8:05

Senhores,

Concordo com os seus pontos de vista, mais me parece que essa materia vem a confirmar, que a Boeing esta praticamente a um corpo de vantagem dos concorrentes no FX2.

Acho que o resultado do FX2 vai ser ou Boeing ou Nada!!!

Meu medo e o Nada vencer novamente, afinal é ele o que mais vence nas coisas do Brasil.

Vader

edurval disse: 14 de junho de 2013 às 9:02 Concordo. É SH ou nada. Mas quero ser otimista. Se o FX2 não vingar agora, o processo terá de ser recomeçado do zero, e isso apenas poderá ser feito em 2015 (2014 além de Copa do Mundo é ano eleitoral e o país vai parar). Se se contar que a fase de seleção leva pelo menos dois anos, estaremos em 2017. Contando que a decisão saia imediatamente após o término da seleção (o que é muito provável que não aconteça), ainda teremos um ano de negociações, o que nos leva a… Read more »

O Patriota

Esta Trilogia e ate engraçada como faz uma MÍDIA pro F-18, nítida mídia comprada, americanos estão investindo pesado para manter domínio. Que ver a Transferência de tecnologia de sistemas de radar, Voo, Comunicação e armas e a integração deste sistema, a FAB já tem um Histórico que não consegui absorver tecnologias, AMX mau fazíamos partes da carcaça, sistemas tudo de fora, F-5 mesmo com as modernização nada de ganho tecnológico sistema israelense, se precisarmos implantar qualquer armas sem ser bombas burras ainda dependemos inteiramente de outras nações. Afinal o que a FAB faz com tanto investimento sem nenhum ganho. Simplesmente… Read more »

O Patriota

Mau conseguimos fazer um foguetinho, rios de dinheiro investido desde ITA, IAV, IAE e outros órgão dentro do DCTA, que na verdade até hoje nada de beneficio concreto, as vezes vejo certos projetos que não servem pra nada, a COISA inchou tanto que os recursos desaparecem e nada de concreto e feito, aqui as vezes acho que os caras querem inventar a roda, e ficar nessa para garantir o dinheiro no final do mês. A FAB literalmente não faz nada usa a Embraer para se esconder, o que a Embraer faz Hoje e mérito única e exclusivamente dela e uma… Read more »

O Patriota

Risos realmente o que falei vejo que _________________

COMENTÁRIO EDITADO

Carcará 01

Meu irmao, esse filhote do partido ainda ta aqui é??? Desiste patriota (a patria dele é o partido, claro…)!!! Aqui vc só tá enchendo o saco com essa ladainha sem fim!!! Vai se juntar ao lunatico do maduro e o caquetico do fidel, que esses pra vc prestam!! Vc deveria ter vergonha na cara de ser tão ____________________________!! Francamente viu!!

COMENTÁRIO EDITADO. NÃO USAR PALAVRAS OFENSIVAS A OUTRO COMENTARISTA.

O Patriota

Esta trilogia esta _______________________________________ Então tem de aceitar que cada um tome sua postura e faça seu comentários de acordo com as matérias publicadas. Agora vocês vão falar que publicam apenas o que esta na mídia. Uma matéria como a acima da maneira que esta escrito não e para ver o que acontece validando o F-18 o que a opinião publica falara. Isso e nítido e claro não precisa ser inteligente para isso. Agora se não posso colocar minha postura prefiro nem comentar mais, aqui tem que ser cartas marcadas, temos que falar dentro do que vocês escrevem sem nada… Read more »

Vader

Putz, depois de tanto tempo aparece outro PaTrulheiro por aqui… Pensei que a gente já havia passado essa fase…

Esse cara vem aqui, vomita um monte de m. contra a FAB, contra a Embraer, contra a Trilogia e o Poder Aéreo, e os editores ainda toleram isso?

Sinceramente, parei por aqui, bom final de semana a todos…

F - 5

Patriota: Se você entrar em outros sites de defesa aérea verá que o SH está em todas! Existe sim uma série de matérias sobre a vitória do SH EM TODOS OS SITES! Não é exclusivo do PA. Algumas vezes disse que achava o PA de direita, mas que a qualidade do site é incontestável. Isso é fato! Você tem um time de futebol? Eu tenho o meu! Você tem uma comida predileta? Eu tenho a minha. Cada um tem o seu avião de preferência. O Vader tem o SH e o defende muito bem. Eu sou flankeiro! Tem os Rafaelos… Read more »

cristiano.gr

Essa história de SH na FAB estou levando como uma pescaria: Por enquanto o peixe tá “mamando” a isca e a linha, tá só balançando. Falta dar o beliscão, a fisgada, deixar cançar, tirar da água e, só então, pegar o peixe na mão. Como bom pescador, só acredito depois que o peixe estiver na mão. Quanto ao Osório considero uma grande mancada dos governantes da época não terem salvo o projeto e a empresa fazendo uma grande encomenda, hoje o Brasil seria um dos principais exportadores de blindado e, talvez, tivesse produtos melhores que os vendidos pelos atuais principais… Read more »

F - 5

Vader:

Nem todo petista faz patrulha ideológica, nem é anti-americano.
Essas patrulhas ideológicas de direita e esquerda enchem o saco.
Bom final de semana!

O Patriota

Detesto políticos, e detesto mais ainda partidos políticos pra mim todos são como organização criminosas.Bom Dia. Conforme retorno de meus comentários. Não gostei do retorno abaixo. E se for saciado do meu direito de opinar E as matérias tem um conteúdo nítido em pro- de alguns. Se estas noticias sai em jornais internacionalmente principalmente americano e canadense. Logico que são totalmente voltados aos americanos que tentam validar e viabilizar a venda do F-18. Se a Trilogia publica porque de alguma maneira valida sem tirar nem por, quando a trilogia publica estas noticias esta validando isso e dando validade a isso.… Read more »

Carcará 01

Obs- não vou mais comentar na Trilogia.

GRAÇAS A DEUS!!!

O Patriota

O que defendo aqui não e qual caças vamos comprar, pra mim tanto faz como tanto fez se vai ser, F18,F15,F16,F22, F35,Rafale,Su-35,30,27, Gripen NG ou seja la qual for.
O que vou morrer batendo na FAB, sobre a transferência de tecnologia dos sistemas.
O que a FAB sempre foi incapaz de fazer ate hoje, que sua obrigação de fazer para a nação, mas tudo bem.

Agradeço a todos
Abração povo americano do Tupiniquim.
não vou postar mais para alegria americana.

Edgar

Patriota, você vê algum anúncio da Boeing aqui na Trilogia? Ao contrário de suas acusações descabidas, as empresas que investem em publicidade por aqui são a SAAB e o consórcio Rafale. Além do mais, utilize o campo de Busca no canto superior direito que verá como tratamos os 3 concorrentes da mesma maneira. De forma que replicamos notícias que saem na mídia e se a Boeing é quem está mais em evidência, isto não somos nós quem determinamos, mas o momento que claramente está mais favorável à esta empresa, como já o foi tanto para a SAAB quanto para o… Read more »

F - 5

Patriota:

Como disse anteriormente: veja se em outros sites o tratamento ao SH não é o mesmo!

Galeão Cumbica

Cade o mestre Bosco?

Sds
GC

F - 5

A prosa hoje está rendendo…kkkk

Galeão Cumbica

Amigo O Patriota acredito que continua nao lendo o que escreve, nao consego entender o que vc defende e o que ataca, e ja vi anuncios neste site do Rafale que aparecia no alto centro da pagina e do Gripen, ao lado direito, mas nunca do SH e outro acusar o sitio de midia comprada e muito grave pq vc assim ofende nao so os editores quanto os leitores por alienacao.

Sds
Velho GC!

Vader

P. fico p. da vida com isso. A imensa maioria aqui se esforça para fazer comentários bem escritos, com um mínimo de correção gramatical, com lógica, baseados em fatos concretos não em viajaria de internet e idiotice de grêmio estudantil e partido político, que levem as pessoas ao bom debate, etc. Aí vem um camarada _____________, que mal sabe escrever em vernáculo (parece um ___________), fala um monte de m. sem sentido, baseada num monte de inverdades e calúnias, ataca todo mundo gratuitamente, incluindo a FAB e a Embraer, quebra o clima do debate, arrebenta com o post, desvia a… Read more »

F - 5

Calma Vader!

Há tempos que não leio “seu coisa-ruim” em um fórum de discussão…kkkkk

“Saciado” foi flórida…rs

Augusto

Patriota, é injusto atacar a trilogia, até porque esta matéria do F-18 Super Hornet é apenas mais uma dentre tantas que dão notícias sobre o FX-2. Se verificar o histórico de reportagens, verá que há igualmente uma enxurrada matérias sobre o Rafale e sobre o Gripen. Eu mesmo atesto que o avião que julgo mais adequado para a FAB – e que não é o F-18 – tem continuamente sido objeto de matérias por aqui, com uma frequência muito grande. Independentemente da preferência pessoal de cada um dos editores e de cada um dos leitores, o site certamente tem sido… Read more »

HMS TIRELESS

Amigos, não façam o jogo do cidadão! Eu conheço ele do PB e lá ele profere toda sorte de insultos e provocações. Mas lá ele atende pelo nome de KLM.

DrCockroach

Voltando ao tema do post, o artigo, penso que a melhor resposta ao jornalista da materia nos encontramos nas palavras do Brig. Baptista Jr. no discurso de despedida da COPAC: A guisa de exemplo identifico, com tristeza e preocupação, que as possibilidades de transferência de tecnologia para nossa indústria – verdadeiras ou não, praticáveis ou inviáveis – assumiram posição de destaque no processo de seleção do projeto F-X2, e que em muito contribuíram para que a decisão final ainda não tenha sido tomada, e que a necessidade operacional ainda não tenha sido atendida… …mas apenas para enfatizar que é a… Read more »

Rafael M. F.

Vou repetir o que afirmei em post anterior: Acredito que o FX2 não será mais adiado. E não há como. Por quê? Porque se essa compra for efetuada agora, tempo suficiente terá passado até às eleições de 2014. Ou seja: muita m&$#@ terá boiado até lá. Mas se, por outro lado, essa decisão for novamente postergada, fiquem certos de que as consequências para a FAB serão nefastas, e será mais munição para a oposição. Resumo da ópera: se Dilma correr, o bicho pega. Se ela ficar, o bicho come. E no mau sentido, porque o bicho não vai querer pegar… Read more »

Rafael M. F.

Quanto às estripulias do nosso camarada Patriota, saiba que Democracia é o livre exercício de direitos e deveres.

Seu direito termina onde começa o nosso. Seu dever é respeitar essa premissa básica.

Rafael M. F.

E, pessoalmente, presumo que para ser moderador da Trilogia o cara tem que ter um saco de papo de pelicano.

A minha paciência teria se esgotado muito antes…

Wagner

Nossa, que neura. Acho que a Trilogia sempre foi imparcial nesse ponto sobre o FX2. Entre nós aqui foristas claro, cada um tem seu favorito do F-x, e sem ofensas todos podemos comentar. Mas chegar aqui com essas acusações contra o Blog acho sacanagem, vai fazer um blog e mante-lo para ver o trabalho que não dá. Eu não sou um santo, mas tento não ofender ninguém. Minhas opiniões são fortes, mas eu procuro evitar embates pessoais. Até pq nao conheço ninguem aqui pessoalmente. mas seria um prazer conhecer nossos ilustres foristas : Bosco, Ivan, Vader, Dalton, Poggio, Tireless, Baschera,… Read more »

O Patriota

Vou tentar explicar tudo nesta ultima mensagem. Pra mim melhor caça e o F-18 um pais como os americanos guerreiros e como potencia nem tenho duvidas disso Quais problemas vêem nisso. Primeiro o único pais ou estado que recebeu a tecnologia dos sistemas foi Israel, pais irmão e quem criou e viabilizou esta nação foram os americanos, normalmente os estados unidos usam eles para vender a alguns países certas tecnologia com uma certa defasagem, para não terem problema no congresso americano, também dando uma direção para Israel evoluir e caminhar sozinho ou quase sozinho. Fora isso sempre vemos os Canadense… Read more »

O Patriota

Vader
Tenho rir de você, a cara da FAB andam em lata velha, mas arrotam Caviar.
Menos cara bem menos.

Ribeiro

Mas vocês ainda tão falando disso…. passei o dia dormindo e quando acordo, essa novela ainda… hehehe…

Amigos, por favor… nada vai mudar nossas opções políticas e a discursão política só vai dar azia…

Todos queremos novos caças e novos para a FAB… e é isso…
Abraços

Almeida

Esta matéria continua vendo o Brasil de 1950 hoje, em 2013. Ridículo. Mundo mudou, MUITO, o Brasil mudou, MUITO, desde estes “embargos” norte americanos.

Colombelli

Rafael M F assino embaixo dos teus dois primeiros comentários.

Se agora esta aparecendo o Hornet é somente pelo fato de estarem correndo notícias de sua escolha em toda parte. Quando o cidadão que ocupava a presidência quase fechou com o Rafale, era so ele que dava nos noticiários. Nunca senti qualquer tipo de parcialidade aqui, exceto a natural parcialidade dos nossos comentários, de acordo com as preferêncais de cada um.

O Patriota

O que todos tem que entender qualquer força armada para ser independente precisa da alma ou seja ter domínio dos sistemas embarcados. As Grandes compras necessárias e urgentes das forças armadas, FAB caças e armas, exercito sistemas antiaéreos e sistemas de mísseis, Marinha Fragatas, NAe e tudo mais, estão amarados a alma nós sistemas embarcados. Comprar navios com a posse dos sistemas embarcados já nós foi oferecido varias vezes. Mas partir de um sistema embarcado de um navio para um sistema embarcado para um caça e muito diferente e complicado e sem um conhecimento técnico notável e muito investimento e… Read more »

Mayuan

Eu, que engoli muitas colheradas de pontos de interrogação quando era criança, ou seja, sou o homem das dúvidas, lanço mais algumas!

Vocês realmente entendem o que esse cara (patriota) escreve? Eu até pensei em manter um debate, opinar e tal mas como fazê-lo se não entendo patavina do que ele diz! Assim, desisti de ler qualquer comentário dele ou em resposta a ele logo no primeiro post. Em outros foruns que participei, quem procede assim é bloqueado sem muita cerimônia. Pode ser assim aqui também não?