RAC MiG aguarda encomenda russa de 24 caças MiG-35, com proposta já entregue

5

MiG-35

Se a proposta entregue em maio pela empresa for aceita, o que inclui uma opção de compra que pode levar a aquisição a 40 jatos, espera-se que a assinatura do contrato seja feita neste mês de junho

Segundo reportagem publicada na semana passada pela AIN Online, espera-se que o Ministério da Defesa da Rússia seja o cliente de lançamento do caça multifunção MiG-35. Segundo o diretor geral da “Russian Aircraft Corporation MiG” (RAC MiG), Sergei Korotkov, a empresa e o ministério negociam uma encomenda inicial de 24 aeronaves, com uma opção que, se exercida, poderá levar o número para cerca de 40 caças.

Em cerimônia de aniversário de 60 anos das instalações de Lukhovitsy realizada no final de maio, Korotkov fez a seguinte afirmação a repórteres: “Nossa proposta cálculos (de custo de fabricação) foram entregues ao Ministério da Defesa na semana passada. Caso sejam aceitos, o contrato poderá ser assinado em junho.

O MiG-35 é uma evolução do MiG-29M/M2, visando a eficiência em combate e a versatilidade. A nova versão recebeu um radar Zhuk-MAE do tipo AESA (varredura eletrônica ativa) da Phazotron-NIIR, que foi testado em voo durante a mal-sucedida participação da RAC-MiG na competição indiana por uma aeronave de combate multifuncional de porte médio (MMRCA), na qual foi selecionado o caça Rafale, da francesa Dassault. Segundo Korotkov, o MiG-35 não foi selecionado entre os finalistas da disputa por razões políticas. Ainda assim, como o contrato do MMRCA ainda não foi assinado, ele disse que a empresa mantém as esperanças.

MiG-35 radar Zhuk-Ae - foto RAC MiG

Enquanto isso, seguem os contratos de versões navais do MiG-29 para Rússia e Índia

Essa encomenda esperada do ministério seguiria um contrato concedido no ano passado, pela Marinha Russa, para 24 caças embarcados MiG-29K/KUB. Quatro desses jatos serão entregues neste ano, com mais dez entregas em 2014 e as dez finais em 2015. Segundo Korotkov,  “o primeiro avião está completo e aguarda a aceitação do cliente, enquanto os números dois e três estão na montagem final e o quarto está sendo montado”.

MiG-29 KUB - foto RAC MiG

O executivo acrescentou que encomendas do Ministério da Defesa permitirão à RAC MiG manter uma cadência de 10 entregas anuais pelo futuro visível. Simultaneamente, a empresa continuará a fabricar jatos MiG-29K/KUB para a Marinha Indiana, que já recebeu 20 unidades e aguarda mais 25 entregas.

MiG-29 KUB indiano -foto RAC MiG

Ainda de acordo com Korotkov, o Ministério da Indústria e Comércio da Rússia concedeu à RAC MiG um contrato para desenvolver um futuro veículo aéreo não-tripulado de combate (UCAV): “Continuamos trabalhando junto com a Sukhoi no assunto do UCAV”, disse Korotkov, que completou: Antes, desenvolvíamos o programa chamado ‘Skat’, no qual criamos algumas tecnologias que agora estão sendo usadas no novo projeto.”

Korotkov também informou que a Síria, que encomendou 24 caças MiG-29M2 em 2007, tem intenção de encomendar “mais dez aeronaves” O contrato está em suspenso devido à guerra civil na Síria, segundo o executivo, que também afirmou: “A delegação síria está agora em Moscou (e) conversações estão sendo feitas sobre o destino de sua encomenda.”

MiG-29 KUB - foto 2 RAC MiG

FONTE: AIN Online (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTOS: RAC MiG 

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Galeão Cumbica

Este avião sempre me lembra o Super Hornet.

sds
GC

Black Hawk

putz!!
agora que vc falou nao e que paece mesmo???
logico com suas devidas diferenças!!

ci_pin_ha

Mas eles são concorrentes diretos.

ci_pin_ha

Por isso são “tão” parecidos.

Wagner

o radar parece uma colmeia ! faltou umas abelhas…

quem sabe o Ministerio da defesa encomende uns 30 e poucos, vai ajudar a VVS, com certeza, o Mig 35 tem muito potencial e um claro nicho a ocupar, além de que sua produção acelerará a recuperar a VVS.

faz meses que estou esperando, vai que agora sai de uma vez !!

🙂