Finalmente se encerrou a linha de produção do MiG-21

21

j-7g

A China encerrou recentemente a produção do seu clone do MiG-21 (J-7), depois de quase 50 anos de produção de versões aperfeiçoadas do design original russo.

A China começou a produção licenciada do MiG-21 em 1964 e depois de 10 anos começou a produzir a versão local J-7. Cerca de 2.400 jatos foram produzidos.

Os primeiros eram inferiores em qualidade comparados aos russos, mas por volta dos anos 1980 os chineses conseguiram equiparar-se. Em 1985 a Rússia encerrou a produção do MiG-21, depois de mais de 11.000 jatos produzidos.

A versão chinesa J-7 foi exportada para 14 países e uma dúzia ainda opera o J-7.

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edcarlos Prudente

Mais de meio século em produção, incrível! Sendo utilizado em vários conflitos no decorrer do século vinte. Acredito que o Brasil deveria conseguir um exemplar para expor em museu.

Clésio Luiz

1957-2013. Nem em sonho Mikoyan e Gurevich poderiam adivinhar a longevidade do seu projeto. Um dos mais importantes caças da história, sem dúvida.

Soyuz

Nunca um caça foi tão produzido no pós guerra como o MIG-21
Nunca um caça foi tão derrubado no pós guerra como o MIG-21

ci_pin_ha

Meu caça preferido

Guilherme Poggio

Seria como ter produção de F-5 até os dias de hoje.

Acredito que o Brasil deveria conseguir um exemplar para expor em museu.

Caro Edcarlos Prudente

Existe um exemplar no Museu da TAM em São Carlos.

asbueno

Complementando o Poggio, além do -21, o Museu da TAM tem ainda MIg-15 Bis e Mig-19.
Sempre seria bem vindo mais um, especialmente se viesse com algum pod, mísseis, tanques e bombas. Ver essa parafernália exposta seria interessante.

Edcarlos Prudente

Maravilha companheiro Poggio! Bom se tivesse um MIG-25 em um museu no Brasil, esse eu realmente queria ver de perto.

ricardo_recife

No livro Mikoyan MiG-21 (Famous Russian Aircraft) o autor, Yefim Gordon, afirma que foram construídos pouco mais de 10.500 Migs 21, de uma produção total de 11.400 (dados de 2006).

Em termos puramente numéricos, o desempenho das últimas versões do velho Fishbed eram comparáveis ao do F-16A.

Há histórias interessantes de combate aéreos simulados entre os F-15C americanos e os Bisons modernizados indianos muito interessantes.

Não me lembro onde li que o J-17 Thunder por baixo ainda é estruturalmente o velho Mig-21/F-7.

Abs,

Ricardo

http://www.amazon.com/Mikoyan-MiG-21-Famous-Russian-Aircraft/dp/1857802578/ref=sr_1_2?s=books&ie=UTF8&qid=1369924518&sr=1-2&keywords=Mig-21

ricardo_recife

Consertando: 10.500 na URSS/Rússia. E novecentos em outros lugares com dados de 2006.

Nick

Como o Ricardo_Recife citou, o MIG-21 ainda é produzido, com uma aparência moderna sob o código de FC-17. 🙂

[]’s

Ivan

Soyuz, Provavelmente “nunca um caça foi” empregado de maneira “tão” equivocada “no pós guerra como o MIG-21”. Primeiro as táticas soviéticas do pós guerra eram centralizadas em GCIs e outros controles em terra, o que refletia a forma de poder político central e a mentalidade terrestre. Um caça leve, rápido e razoavelmente manobrável como o MiG-21 não podia ser explorado pelos caçadores vermelhos como seus antecessores nos caças a pistão e MiGs-15. A doutrina não permitia. Segundo porque os soviéticos, depois os russos, sempre exportaram versões downgraded, faltando coisas simples como um RWR (alegando que o GCI alertaria a aproximação… Read more »

Clésio Luiz

Se por um lado a lista de derrotas do MiG-21 impressiona, entre suas (poucas) vitórias estão dados interessantes. Arrisco dizer que nenhuma outra aeronave abateu tantos tipos diferentes, como Mirage III, Phantom II, F-105, F-104, B-52, A-4, entre outros, em tantas guerras diferentes. Acho que ele nunca foi vitorioso contra aeronaves de geração mais nova, mas contra seus pares, em boas condições, sempre pôde conquistar vitórias.

Marcos

E pensar que o Brasil chegou em pensar em adquirir as versões chinesas do Mig 21. Dada a qualidade, acho que nada teríamos atualmente.

Soyuz

Concordo Ivan, a explicação para o MIG-21 ter sido normalmente um saco de pancadas é exatamente esta que colocou. Em linha gerais, projeta-se um avião para um cenário e provavelmente ele vai operar em outro. O MIG-21 pouquíssimas vezes operou como interceptador supersônico com acionamento deste a posição de alerta em solo, contra um alvo voando alto e sobre controle do GCI. Alguns projetos se adaptam muitíssimo bem, outros nem tanto. O Mirage-III (e por extensão suas derivações) é um exemplo de grande adaptação a novos cenários. O F-4 nem se fale, provavelmente o grande caça supersônico do século passado… Read more »

Rafael M. F.

Fico com as palavras de Giora Romm, ás da Heyl Ha’avir:

“It’s like a Volkswagen: fuel and go! Fuel and go!”

Costumo estabelecer um paralelo entre o MiG-21 e o TIE-Fighter, de Star Wars, cujas características eram muito parecidas.

Em tempo: não sou fanático por Star Wars.

Wagner

Um caça histórico e excepcional a seu tempo.

Colombelli

Síntese da doutrina soviética. Quantidade, simplicidade e rusticidade. É como um caminhão Ural dos ares.

Hamadjr

Posso estar enganado mas os Mig abatidos não eram pilotados por Russos e as versões também não eram atualizada, não me recordo se os chinas entraram em combate com os seus J7.

Ivan

Soyuz, O cenário para o qual o MiG-21 foi criado era de combate dentro do alcance visual com canhões e mísseis IR, operando a partir de bases rústicas próximas a frente de combate, acompanhando o avanço ‘defensivo’ do Exército Vermelho. Para missões de interceptação dentro do território soviético havia os mais pesados Sukhois. Nao os atuais Su-27 e Su-30, mas os delta Su-15 em conjunto com os então novos MiG-25. Para interdição, por sua vez, havia outros Sukhois igualmente mais pesados, os Su-17 e Su-24. Tudo isso sob um guarda chuva SAM de diversos tipos e tamanhos. Felizmente não foi… Read more »

ci_pin_ha

Dizem que as versões modernizadas por Israel e pela Rússia são melhores que os F-5M.
A minha versão preferida é MiG-21-97, que nada mais era que a versão MiG-21-93 com a RD-33.

Alguém tem números quanto aos combates aéreos do MiG-21?

[…] Finalmente se encerrou a linha de produção do MiG-21 […]