Super Tucano terá concorrente que vem dos Balcãs

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KOBAC LAAD 2013 - poggio foto 1

vinheta-exclusivoDurante a LAAD 2013, o estande da estatal sérvia Yugoimport-SPDR apresentou um portifólio bastante amplo de produtos da indústria de defesa daquele país, incluindo mísseis anticarro, blindados, obuseiros autopropulsados e outros.

Um dos produtos que chamou a atenção do público em geral era o avião de treinamento militar/ataque leve Kobac (pronuncia-se “cóvats”), da empresa UTVA. Esta não é uma indústria aeronáutica que nasceu ontem. A UTVA surgiu em 1937 e já projetou diversos modelos de monomotores. Um dos seus modelos mais conhecidos é o UTVA 75, um treinador com mais de cem unidades fabricadas.

Na década de 1990 a empresa trabalhava no substituto do UTVA 75, o Lasta 2, mas em 1999 a fábrica foi severamente danificada pelos bombardeios da OTAN. O trabalho recomeçou em 2006 com o nome “Lasta 95” (ver imagem abaixo) e os dois primeiros foram entregues à Força Aérea da Sérvia em 2011 (ver artigo aqui no Poder Aéreo).  Antes disso o Iraque havia fechado uma encomenda de 20 aeronaves do mesmo modelo.

estande da Yugoimport-SPDR - LAAD 2013 foto poggio 3

Agora a empresa está trabalhando no Kobac, uma versão melhorada do Lasta 95. Trata-se de um monomotor biposto (em tandem) que, diferentemente do seu antecessor (que possui um motor Lycoming AEIO-540 de 300hp), está  equipado com um motor P&W PT-6A (da mesma família do motor do EMB-312 Tucano) de 1000 shp. Além disso, existem diversas outras modificações, incluindo o aumento do comprimento da cauda e a adição de tanques extras nas pontas das asas.

No interior do seu cockpit o painel é dominado por telas multifuncionais e os comandos são do tipo HOTAS . Ambos os pilotos possuem assento ejetável Martin-Baker Mk 15B. Seu desenvolvimento foi anunciado em abril de 2012 e espera-se que o primeiro voo ocorra ainda este ano (0u no início do ano que vem).

O Lasta 95 possui capacidade para transporte de armamentos leves em dois cabides (um sob cada asa). O Kobac por outro lado será capaz de transportar até 500kg em quatro cabides. Está claro que os números do Kobac são mais modestos que o do Super Tucano, mas seu preço também deverá ser mais atrativo.

Lasta 95 LAAD 2013 - poggio foto 2

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asbueno

o cannopy lembra o do ST. Todavia não parece ter músculos para competir com o mesmo. talvez seja mais barato, mas será mais capaz? Terá melhor desempenho, variedade de armas superior?

solskhaer

Não estou defendendo nosso “bicudo” mas esse aí tá mais para avião agrícola! ))

andreas

Era uma vez uma empresa brasileira que lançou um avião de treinamento. Fez sucesso. A pedido de sua Força Aérea lançou uma nova versão, mais robusta, mais moderna, maior motorização e maior poder de fogo. Seu sucesso chamou a atenção, e os concorrentes lançaram cada qual sua versão: do grande irmão do norte o Xérox, dos Blacãs a Fotocópia e quem lançara a Autenticada?

rommelqe

É um belo avião. Mas se fosse um piloto afegão, claro que estaria MUITO mais tranquilo voando um Super Tucano.
Tem mais, com todo o respeito, creio que jamais os norte- americanos comprariam este avião em detrimento da opção que perdeu para o SH.

Observador

Concorrente?!

Um avião sem metralhadoras orgânicas, com apenas quatro cabides nas asas (com dois ocupados por casulos de metralhadoras), tanques nas pontas das asas e motor de 1000 shp ?

Ah sim, a Embraer deve estar preocupadíssima. 😉

cfsharm

Na verdade o título queria dizer concorrente do TUCANO!!! Claro que eu não estou falando sério e nem desmerecendo a matéria.

Mas para ele concorrer com o Super-Tucano vai ser difícil hein??? Fator custo pesa, mas na hora do teste… vide o que aconteceu na concorrência da USAF. Além disso, será que não vão ter que tentar fazer a mesma mágica – pegar um modelo de treinamento e tentar transformar num guerreiro.

Sds.

Wagner

Ele não é tão bom quanto o Super Tucano, mas se os Sérvios conseguirem será ótimo para a economia de seu país e know how.

Um acordo com a Bielorússia ou Ucrânia ou mesmo a Rússia, poderia impulsionar o desenvolvimento desse pequeno avião. Se alguém encomendar 100 exemplares, será muito interessante.

Hungria e Bulgária podem ser clientes bons também.

Boa sorte para eles.

Já que pelo que vejo ninguém no Leste europeu parece interessado no A 29…