Nota Oficial – Ocorrência com aeronave da FAB no Haiti

47

KC-137 acidentado no Haiti

Um avião KC-137 (Boeing 707) da Força Aérea Brasileira sofreu, neste domingo (26/5), um problema técnico que provocou sua saída da pista durante a decolagem do aeroporto de Porto Príncipe, no Haiti, com destino a Manaus. A ocorrência foi por volta das 15:30 (horário de Brasília) e não houve feridos.

Estavam a bordo doze tripulantes e 131 passageiros, todos militares do contigente da Missão de Paz no Haiti.

A Força Aérea Brasileira já iniciou as investigações para apurar os fatores contribuintes para a ocorrência.

Brasília, 26 de maio de 2013.

Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

FONTE: CECOMSAER

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wagner

Alguém aqui dizia sobre nossa pretensão de nos candidatar ao CS da Onu…

Clésio Luiz

Eu não gosto de ver aquele apelido associado a esta aeronave. Ela prestou e continua prestando bons serviços à FAB, por décadas. Se esse tipo de coisa ocorre, o principal problema é a falta de recursos alocados à sua manutenção, que atualmente é feita canibalizando outras aeronaves, enquanto a presidente fica desperdiçando dinheiro por frescura com turbulências.

Nick

Dureza. O último que sair apague a luz.

[]’s

asbueno

Muitas vezes já denominaram governos como sucateadores. Já passou da hora de denominarmos alguns deles como “sucatão”, não? Aliás, tiremos as aspas.

Vader

Brasvfil-Putênfia, candidato a membro definitivo do Conselho de Segurança das Nações Unidas, ao lado de paisecos como Estados Unidos, Rússia, China, GB e França…

Almeida

Enquanto isso Charles de Gaulle sorri em seu caixao…

Alfredo Araujo

Acidentes só acontecem com a FAB ?? Ainda nem se sabe o que aconteceu…

Mês passado, quando caiu o KC-135 da USAF, ninguém escreveu algo parecido, desqualificando a USAF…

Só pq é a FAB, é coisa de 3° mundo canibalizar outras aeronaves né ?

Como q a USAF mantem suas dezenas, senão centenas, de KC-135 ?? Comprando peça nova de fábrica ??? ahhhh ta bom então…

Vader

Alfredo Araujo disse: 27 de maio de 2013 às 14:09 Caro Alfredo, sem querer culpar a FAB pelo problema (mas pra mim tem culpa todo mundo), mas a comparação não é válida. Os EUA tem tropa no mundo inteiro, voam pelo mundo inteiro, com milhares de aviões diferentes, o tempo todo. Se um cai de vez em quando… fatos da vida: pra cair, basta voar. Agora a FAB/Brasil só tem tropa em um único lugar, só transporta contingente grande muito raramente. As nossas tropas heróicas que servem no Haiti deveriam voltar é de primeira classe, não de Sucatão. Essas coisas… Read more »

Marcos

Araújo:

Os B.707 que a USAF usam são bem mais modernos: painel digital e motores turbofan.

Santana Denis

As vezes me espanta a falta de patriotismo de alguns “esclarecidos” que postam por aqui. No mínimo não tem discernimento para dividir as coisas. Nosso país tem problemas? Sim claro muitos, e qual país não tem? Agora o brasileiro tem um jeito especial de destruir o lugar ao qual pisam.

Alfredo Araujo

Vader… eu concordo, em partes, com as suas colocações…

Só achei as críticas muito pesadas, sendo q ainda não se sabe ao certo o q aconteceu !!

Vader

Santana Denis disse:
27 de maio de 2013 às 17:29

A que patriotismo exatamente o amigo se refere quando estamos a falar de mais de uma centena de nossos compatriotas que quase foram à breca por causa de uma sucata voadora?

Soyuz

A experiencia mostra que acidente aéreo a gente só teoriza a respeito quando o laudo de investigação fica pronto.

Não existe nenhum indicio por hora de que a FAB tenha culpa ou seja inocente no episódio.

Marcelo Andrade

Eu acho qu ele não volta mais a voar, uma pena!!! o 02 ou 03, não me lembro, está parado na BAGL, só resta o 01 e este outro. Que venham logo os 767 e KC-390

Tb não gosto do apelido que a impressa colocou, é sempre a mesma coisa, se voa em avião velho é “sucatão” se compra avião novo é “Aerolula”!!!

Marcos

Esses aviões foram “aposentados” do GTE porque o Rei Momo I não queria mais voar neles, mas continuam servindo para transportar o restante da tropa. Aliás, o GTE inteiro foi renovado. Ou a aeronave serve para transportar todo mundo ou não serve para transportar ninguém.

Hamadjr

Caro Clesio e Marcelo permita compartilha das suas palavras e torna-las também minha opinião, sucatão é coisa plantada na imprensa não tão assim imparcial.
John três volta tem um 707 e ninguém em nenhum momento escreve dizendo que é uma sucata ou banheira voadora, e não precisa ser nenhum gênio para saber que as Forças Armadas Brasileira esta muito aquém do que poderia ser e muito menos do que pode ser.

Clésio Luiz

Eu visito muitos sites gringos e nunca vejo ninguém falando mau das frotas antigas de nenhum país. No máximo dizem que é obsoleto. Mas aqui o povo sofre da síndrome aguda de vira-latas. Se os outros países usam aeronaves até o fim de suas vidas úteis, está tudo bem, mas se é aqui tem que criticar e falar baixarias. Todas potências tem aeronaves velhas, com 30, 40, até 50 anos de uso. Se o equipamento ainda tem serventia e se vale a pena manter voando, eles mantém. Mas aqui isso é errado, avião é tratado como se fosse carro. Passou… Read more »

Alfredo Araujo

Poggio… foi uma questão pessoal de interpretação…
Certas piadinhas só vem a tona quando acontece algo de ruim.

Em relação ao numero de unidades de KC135 da FAB, acidentes podem acontecer com qualquer avião. Com um A380 novo, ou com o nosso sucatão…
Só achei ruim falarem sem saber ao certo o q aconteceu !!

ernaniborges

A crítica construtiva é muito bem vinda mas não devemos é misturar alhos com bugalhos. A meu ver, o vilão da história é o GF e não a FAB, que tira leite de pedra para manter da melhor forma possível os seus meios, com parcos recursos que lhe são destinados ano após ano. Agora, como o MARCOS frisou, se esses aviões não serviam mais para transportar Sua Excelência e meia dúzia de gatos pingados da comitiva presidencial, também não deveria servir para transportar centenas de militares com seus equipamentos… Outrossim, devemos esperar pelo laudo pericial, afinal, máquinas mesmo novas, são… Read more »

Alfredo Araujo

Não era por falta de segurança q o sucatão não servia a presidência, era pq ele não podia pousar nos aeroportos localizados em centros urbanos de países cuja legislação regula a poluição sonora produzida por aviões… Isso engloba a maioria dos EUA, e toda a Europa Ocidental…

Já Bases Aéreas não possuem essas “frescuras”…

Particularmente, eu amo ouvir o assobio dos sucatões chegando no Galeão =D

Alfredo Araujo

Lembrei de algumas situações…
Fiz faculdade em Duque de Caxias, RJ. Rota dos aviões q pousam no Galeão. Quando um avião mais antigo passava, o assobio das turbinas fazia o professor se calar, pq não se ouvia mais nada !!! Todos achavam uma bosta o grande barulho, eu e um amigo, q gosta de aviação, achávamos sensacional !!! hahah

Blind Man's Bluff

Poderia ter sido muito pior! Aviao velho, carregado e cheio de combustivel. Salva de palmas para o piloto que evitou uma tragedia!

A. J. Camargo

O complexo de vira-lata fala alto mesmo! Ainda não se sabe nenhum detalhe sobre o acidente e os “senhores da razão” se metem a destilar seu veneno, derespeitando a pátria. Sejamos criticos quando os fatos mostrarem os reais indícios! Até lá, guardem as piadinhas de mau gosto para seu próprio deleite. Finalmente, também estou enojado com vários episódios deste governo, mas não acredito que as ações do GF sejam 100% nefastas, especialmente na pasta da Defesa. Brasil acima de tudo! Não me envergonho deste país, nem das suas Forças Armadas! Um dia, teremos governos, em todas as instâncias, que honrarão… Read more »

DrCockroach

Qual foi o problema? – Falta de manutencao? – Idade do Aviao? – … Somente saberemos depois da investigacao. Nao me parece que amlguem aqui tenha antecipado qual foi o problema. Mas o fato eh que teve um serissimo problema (1 de 3), que poderia ter custado a vida de mais de uma centena de pessoas; isto nao deveria ter acontecido. E questionamento (nao julgamento) por que aconteceu eh legitimo. Ou entao fecha-se os comentarios. Eh ok tb questionar a dimensao dada ao o que aconteceu por alguns colegas. Agora era soh o que faltava de adjetivar de apatriotas quem… Read more »

thomas_dw

A FAB deveria ter um par de 737-700 ou -500 para o transporte de tropa em missoes de rotina , que deve ser feito com conforto, o custo de 2 usados com menos de 5 anos nao deve ser mais de US$50-70m – nao tem por que nao quer.

asbueno

OFF TOPICS:

————————————————————————-

Caça-bombardeiro americano cai no mar ao sul do Japão

http://noticias.terra.com.br/mundo/asia/caca-bombardeiro-americano-cai-no-mar-ao-sul-do-japao,e2add870a26ee310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

———————————————————————————

Estudo prevê nova crise aérea no Brasil em 7 anos

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/05/1285873-estudo-preve-nova-crise-aerea-no-brasil-em-7-anos.shtml

sergiocintra

Blind Man’s Bluff “tô” nessa linha.

E ainda os 737-200 inteiros e baixa hora vôo. Isso é e foi desperdício.
Troca no troco, a Fab foi ofertada pela Boeing para levar um dos dois para o seu museu em abatimento a algum produto, e como o thomas_dw mencionou, taí uma boa. Aproveita e faz com o “aerolula” a mesma coisa e troca por um A-320, que transporta quase a mesma coisa que o 707.
Pena que a Fab fica engessada, cada vez mais dura!

Ivan

Dr. Barata,

Muito bem lembrado.
Alguns não se lembram, outros não conheceram.

Sds.,
Ivan, o Antigo.

Ivan

Simpatizantes ou NÃO, todos respeitam o poder e proficiência do braço aéreo das Forças de Defesa de Israel.

Hoje as IDF-AF alinham entre 14 (quatorze) e 15 (quinze) Boeing 707 nas suas fileiras ativas, para reabastecimento, transporte e guerra eletrônica.
Pelo que se tem notícia pretendem comprar no mínimo mais 4 (quatro) unidades para REVO, ou até mais.
Muita calma em condenar o velho Boeing.

Sds.,
Ivan, o Antigo.

Santana Denis

Vader disse:
27 de maio de 2013 às 17:43

Acidentes aereos acontecem, idependente do país, aparelho, profissionais e recursos, eles acontecem e ponto. E se ha um acidente ha um erro, e idependente do erro, sempre será “erro humano” de uma forma ou de outra. A falta de patriotismo e/ou discernimento para dividir as coisas que me refiro é aquela velha conhecida do brasileiro que tenho certeza que já conhece, que sai ligando fatos buscando uma brecha para falar mau de tudo especialmente do país.

Rogério

Nossa, total inversão de valores, agora falta de patriotismo é esculachar o governo federal que a 30 anos esculacha as Forças Armadas por simples birrinha, se existe falta de patriotismo essa é dos políticos que enfraquecem esse país, essa é mais uma tragédia anunciada, qual dos leitores aqui nunca mencionou que o GF só iria tomar alguma providência em relação ao FX quando uns F-5 começassem a cair??? Pois é, graças a Deus não teve vitimas, mas esse avião poderia cair com esses homens em cima de alguma cidade, esses homens que estavam servindo seu país com patriotismo, arriscando suas… Read more »

asbueno

Penso que um bom caso de comparação sejam os B-52. Foram construídos há cerca de 50 anos mas passaram por uma série de atualizações em praticamente todos os sistemas, creio. Aqui está a questão! Apesar de serem de uso nuclear, diferentemente da missão dos nossos KC-135, a USAF planejou e o GF americano bancou as modernizações. Modernizações se aplicam a otimizar o vetor mas também os tornam mais seguros operacionalmente. Não se sabe ainda o que causou o acidente, mas de uma forma ou de outra a falta de interesse em manter os meios da FAB de uma forma mais… Read more »

Rogério

Santana Denis disse: 28 de maio de 2013 às 10:13 Pode falar o que quiser sobre erros ou erros humanos, a verdade é que p/ transportar “azotoridades” o avião não servia mais, mas p/ transportar nossos soldados, que servirão nosso país, servia. E nem vem com essa desculpa de que ele foi trocado por causa do barulho não, que nenhum político queria viajar nele depois q deu pane com o Jose Serra, quando ainda era Ministro da Saúde há mais de 10 anos. Moral da historia: p/ corja não serve, p/ os nossos soldados serve. Que venham mais aviões p/… Read more »

Rogério

asbueno disse:
28 de maio de 2013 às 10:43

Exatamente o que eu penso.

[]s

asbueno

Rogério disse:
28 de maio de 2013 às 10:45

Ratifico seu comentário!

Almeida

Todos esses KC-135 dos EUA e Israel que foram mencionados aqui sofreram modernizações e reforços estruturais pelo menos DUAS vezes em sua vida operacional. Taí o resultado. Quanto às piadinhas e a suposta falta de patriotismo, eu servi na MB, estudei e trabalhei fora mas voltei ao Brasil para empreender aqui e não lá. Tenho todo o direito do Mundo, talvez mais que muita gente aqui que disse ter pé chato para não servir ao completar 18 anos, de criticar o estado de nossas Forças (des)Armadas. Poderia ter sido eu naquela p*** de avião, poderia ser meu filho, poderia ser… Read more »

Baschera

Mais fácil, mais econômico ….. para transportar soldados do ou para o Haití… é fazer uma rápida concorrência e fretar alguns voos charter … como um monte de países o fazem, principalmente com tropas a serviço da ONU. Estes KC-135 da FAB já sofriam com ajambrações mil….. mas o seu calcanhar de Aquiles são os motores P&W….. que sofrem de obsolescência e falta de repostos. Já deram o que tinham que dar ! Agora é esperar os dois “novos” B-767….. e torcer para que a terceira opção seja confirmada….. enquanto futuramente também entra em serviço o KC-390. O C-17 foi… Read more »

Antonio M

Citei o trecho de uma reportagem no artigo abaixo, mas que não encontrei nem mesmo no site do próprio jornal: http://www.aereo.jor.br/2010/11/29/2%C2%BA2%C2%BAgt-operando-revo-na-cruzex-v/ “Domingo, 30 julho de 2006 O ESTADO DE S.PAULO O herói resgatador Achincalhado e desprezado pelo poder, ele jamais se recolheu à insignificância de sua lata velha …Consta que o apelido foi um achado do ex-ministro das Relações Exteriores Luiz Felipe Lampreia, cujo couro cabeludo fora um dia vitimado por uma goteira no interior da aeronave. Lampreia teria se queixado ao então presidente Fernando Henrique Cardoso, sugerindo que o avião era uma “verdadeira sucata”…..este é o Sucatão, o monstro… Read more »

Baschera

Besteira…. avião que voa não tem “goteira”…. a tal “goteira” pode ter sido do duto de ar condicionado.

Quanto ao jornal citado (Gazeta Mercantil) foi o melhor jornal já impresso neste “paif”…. 🙂

Sds.

Vader

Acho o máximo alguns amiguinhos do Bravfil-PuTênfia criticando os outros porque criticam a ocorrência de um acidente que quase matou uma centena de nossos militares…

Ora, queriam que a gente fizesse o que? Parabenizasse a FAB e o GF pelo susto dado? Como se fosse pegadinha do malandro?

Oras…

Este país é uma m. mesmo… tudo invertido. E nego ainda tem audácia de comparar com a USAF, que tem num sei quantos mil aviões de transporte de tropas e que, na pior das hipóteses, manda seus soldados pro front de vôo charter (Guerra do Golfo)…

Antonio M

Baschera disse:
28 de maio de 2013 às 13:40

Tem razão quanto ao jornal, mas lembro que era uma notícia pequena, bem escondida não acredito que fosse reportagem mentirosa e paga ! rsrs!!

abç.

Guizmo

Parabéns à tripulação que evitou uma tragédia.Recentemente um cargueiro americano também caiu no Afeganistão……infelizmente acontece isso na aviação.

Pelo menos estamos bem encaminhados na aviação de transporte, com os 767 e o Embraer 390.

Abs

Blind Man's Bluff

Pegadinha da Dilmalandra! Ela sim só voa em avião novinho em folha! Logo mais ela anuncia o próximo aerodilma.

Santana Denis

Não distorçam ou entendam mal minhas colocações, não questionei em momento algum o fato de ser um avião velho, nem que nossos aguerridos militares não merecesse serem tratados com mais respeito, também não estou aqui para tentar mudar a colocação de ngm, e nem tenho esse poder, cada um tem sua opinião, eu tenho a minha, o fato de não concordar com a de alguns em especial nessa questão, não quer dizer que eu não a respeite, porém achei que deveria me colocar, aliaz raramente o faço aqui, e o que coloquei e exatamente o que acho, quando parar-mos de… Read more »

juarezmartinez

senhores, o GF está literalmente c____e andando para a Defesa, tanto é que o GTE deverá ser contemplado com até seis aeronaves novas ainda este ano. Quando este história de Brapfil putênfia começou, o CA apresentou as necessidades da aviação de transportes que contemplava a substituição dos C 130, do KC 137 e da adoção de Heavy para poupar ciclos e pernadas dos C 130 e futuramente dos KC 390, mas, infelizmente lpá em BSB só se pensa em política, em poder político, em ganhara eleições e em que contratos o Partido pode obter $$$$ para campanhas, solamente, a propósito,… Read more »

Control

Senhores Estamos em dívida com os pilotos do KC137, que conseguiram por o avião no chão sem maiores danos para os passageiros. Devemos lamentar, também que tal acidente aconteça e além de colocar em risco a vida de tantos, envolva uma aeronave cujo modelo a FAB dispõe de tão poucas. A aeronave ainda poderia (talvez possa) voar muito, bastando sofrer as manutenções corretas. Se submetida a uma modernização como é feita por outros países (Israel, EUA, por exemplo) poderia (pode) prestar, ainda, muitos serviços para a FAB. Observe-se que esta, pelo tamanho do Brasil e pelo “enorme” número de seus… Read more »