terça-feira, maio 18, 2021

Gripen para o Brasil

Novidades da Embraer na EBACE

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Legacy 500

Empresa divulgou nesta segunda-feira, 20 de maio, diversas notas sobre novidades apresentadas na feira EBACE, como as 300 horas de voo dos protótipos do Legacy 500, a venda de Legacy 600 com novo interior e aviônica e a certificação do Lineage 1000 para aproximação íngreme

 –

A Embraer informou que seu novo jato executivo categoria midsize Legacy 500 já completou mais de 300 horas de ensaios em voo e que, pela primeira vez, está sendo exibido fora do Brasil, na 13ª Conferência e Mostra de Aviação Executiva da Europa (European Business Aviation Convention and Exhibition, EBACE). Ao mesmo tempo, a Embraer também lança um filme sobre o Legacy 500, ilustrando como a Empresa desenvolveu essa aeronave do futuro para o mercado de hoje.

Com três protótipos realizando testes em voo, mais de 30% da campanha de ensaio já foi concluída. O Legacy 500 está apresentando um progresso rápido desde que o protótipo 001 fez seu voo inaugural, no dia 27 de novembro de 2012. A campanha teve início em dezembro e os pilotos relatam que as excepcionais qualidades de voo excedem as expectativas. A aeronave está sendo utilizada para voos de desempenho e testes dos sistemas. O protótipo 002, que levantou voo pela primeira vez em fevereiro de 2013, concluiu os testes de IFTD (In Flight Thrust Determination) e prossegue com testes adicionais. A aeronave 003, que entrou da campanha de ensaio em março, passou pelos testes de resistência às temperaturas congelantes na Base da Força Aérea de Eglin, nos EUA, e agora está em exposição na EBACE.

Legacy 500 em formação - imagem Embraer

“A Embraer já gerou muita repercussão a respeito do Legacy 500 e agora as pessoas poderão ver esta incrível aeronave com os próprios olhos”, disse Ernest Edwards, Presidente da Embraer – Aviação Executiva.

Edwards também afirmou: “A aeronave deixou de ser um conceito e a sua primeira apresentação será um marco significativo para a Empresa. Possuímos três protótipos em campanha de ensaio e a nossa confiança na maturidade dessa aeronave é tanta que voamos o protótipo 003 até Genebra.O Legacy 500 ilustra perfeitamente o que nos diferencia. Nossa missão é oferecer as comodidades normalmente encontradas em jatos de maior porte e mais caros para todos os segmentos da aviação executiva, e, ao fazer isso, provocamos mudanças em todo o setor. O Legacy 500 dará continuidade ao que vem sendo o nosso papel no setor e isso significa elevar o nível em toda a gama da categoria e impulsionar a mudança que o usuário da aviação executiva do século 21 procura”.

O desenvolvimento do Legacy 450 está dentro da programação e espera-se que o seu primeiro voo seja realizado no segundo semestre de 2013. A fuselagem da aeronave está sendo montada e em breve receberá as asas, que já foram produzidas.

Venda do primeiro Legacy 600 com novo interior e novos aviônicos

A Embraer anunciou hoje, na 13ª Convenção e Mostra de Aviação Executiva Europeia (European Business Aviation Convention and Exhibition, EBACE – www.ebace.aero), a venda do primeiro Legacy 600 com novo interior e nova aviônica Honeywell Primus Elite. A aeronave será operada pela AIR HAMBURG , uma empresa alemã líder em voos charter, que atende destinos na Europa, Rússia e Oriente Médio. A entrega está prevista para o segundo semestre de 2013.

Legacy 600 - detalhe cabine - imagem 1 Embraer

O Legacy 600 oferece três confortáveis zonas da cabine, permitindo que até 14 passageiros trabalhem ou descansem em uma área espaçosa. O novo interior inclui o sistema de gerenciamento de cabine totalmente digital Honeywell Ovation® SelectTM , de última geração, que também é oferecido no Legacy 650, Legacy 500 e Legacy 450. Ele possui um sistema completo de vídeo e entrada de mídia em alta definição, e inclui sistemas de suporte para iPod e iPhone, portas USB, HDMI, VGA, vídeo, blu-ray e um mapa de movimento 3D. Há ainda um monitor de tela sensível de 8,9” na galley para o gerenciamento completo de todo o sistema de vídeo, áudio, iluminação, temperatura e água, além dos controles individuais localizados ao longo da cabine.

Legacy 600 - detalhe cabine - imagem 2 Embraer

Dois monitores LCD de 17,5” vêm instalados de fábrica, mas os clientes podem optar ainda por uma versão central de 32″, uma configuração de até 24″ para a divisória traseira ou monitores individuais nos assentos. Elas podem ser complementadas por um sofisticado sistema de som em duas zonas de cabine. Além do sistema Ovation SelectTM, a Embraer aprimorou o conforto acústico da cabine com uma redução de ruídos em 5 dB SIL, o espaço de armazenamento interno e adicionou um novo sistema Iridium de telefones sem fio. A empresa também está oferecendo assentos reestilizados com compartimento lateral e maior movimento de rotação na terceira zona.

Quanto aos aviônicos, o cockpit oferece aos pilotos o sistema Honeywell Primus EliteTM, que  inclui telas LCD e um Dispositivo de Controle de Cursor (CCD, na sigla em inglês), e é capaz de exibir gráficos, mapas e o XM Weather. A Embraer também incorporou avançados sistemas de navegação conhecidos como Navegação Vertical (Vertical Navigation – VNAV) e Performance de Navegação Requerida (Required Navigation Performance – RNP 0.3) para otimizar o uso do espaço aéreo, tempo de voo e consumo de combustível. Como opcionais, estão disponíveis ainda outros sistemas que permitem comunicação com o controle de tráfego aéreo por satélite para voos transoceânicos e os sistemas Smart LandingTM e Smart RunwayTM que aumentam o alerta situacional da tripulação.

cockpit Legacy - imagem Embraer

O Legacy 600 entrou em operação em 2002. Com alcance de voo de 6.297 km (3.400 milhas náuticas), ele é capaz de voar sem escalas com 14 passageiros, sob as condições NBAA IFR, de Hamburgo para Moscou ou de Hamburgo para Dubai. O Legacy 600 também atinge alcances de voo entre Hamburgo e Nova Délhi, na Índia, ou de Hamburgo ao aerporto de Gander, no Canadá, com quatro passageiros sob as condições NBAA IFR. Hoje, mais de duzentos Legacy 600/650 estão voando por todo o mundo.

 Certificação do Lineage 1000 para aproximação íngreme

O jato executivo Lineage 1000 foi certificado para aproximação íngreme (steep-approach) de rampa de 5,5 graus pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA, na sigla em inglês), anunciou hoje a Embraer.

“Este é mais um marco no desenvolvimento do jato de grande porte mais versátil da categoria”, disse Ernest Edwards, Presidente da Embraer – Aviação Executiva. “Com essa certificação, o Lineage 1000 poderá acessar aeroportos de várias partes do mundo, onde ângulos de aproximação mais íngremes são necessários devido a restrições de ruído ou de terreno. Isso é essencial para operações no Aeroporto London City, na capital inglesa, e a certificação aumenta significativamente a versatilidade, bem como a competitividade dessa aeronave. Isso permitirá aos clientes voos sem escalas para Moscou, Istambul, Cairo, Ilhas Canárias e Reykjavik a partir da região central de Londres ou, com uma parada, para Los Angeles, Tóquio e Hong Kong.”

Lineage1000 apresentação 31ago2010- foto 2 Embraer

Segundo a empresa, o Lineage 1000 é o primeiro jato executivo do século XXI em sua classe e oferece controles de voo com tecnologia fly-by-wire. Com o interior mais flexível que qualquer outro da categoria ultra-large, o Lineage 1000 é a única aeronave que oferece cinco zonas de cabine. O Lineage 1000 pode incluir uma suíte com chuveiro e conta com o maior compartimento de bagagem acessível em voo entre todos os jatos executivos.

FONTE / IMAGENS: Embraer

VEJA TAMBÉM:

- Advertisement -

2 Comments

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Finalmente algum vídeo do Legacy 500. By Flightglobal:

http://www.youtube.com/watch?v=yPqr3ROTnkc

Luiz Fernando

Aì no YouTube mesmo tem alguns outros videos.

O do primeiro vôo é muito legal.

Reportagens especiais

Cavanaugh Flight Museum – parte 2

Na parte externa o Cavanaugh Flight Museum tem aeronaves interessantes da Guerra Fria, como o F-105, F-104, MiGs 15,...
- Advertisement -
- Advertisement -