No ar, o exercício ‘Star-Vega 2013’ na Itália

0

Eurofighters italianos e avião-radar da OTAN - foto Força Aérea Italiana

Considerado o mais importante exercício aéreo na Itália, o evento envolve neste ano cinco bases aéreas e 20 unidades de voo e apoio

Entre os dias 13 e 23 de maio, ocorre na Itália o exercício “Star-Vega 2013″ (SV-13), evento organizado anualmente pela Força Aérea Italiana para adestrar seus elementos de voo e estrutura de comando e controle, numa campanha aérea completa. O cenário prevê a participação da Força Aérea Italiana numa operação interforças e multinacional sob um mandato da ONU (Organização das Nações Unidas), simulando uma situação de crise internacional.

Das bases de Decimomannu e Trapani operarão os meios de defesa aérea, reconhecimento, guerra eletrônica e ataque, assim como unidades de busca e resgate. De Pisa e  Pratica di Mare, operarão os meios de transporte e reabastecimento em voo. A partir de Amendola, operarão aeronaves remotamente pilotadas Predator (UAV – Unmanned Aerial Vehicle). Está prevista a participação de um avião-radar AWACS da OTAN, a partir da Base de Geilenkirchen, na Alemanha, assim como um componente de pessoal do Exército Italiano.

Um sofisticado sistema computadorizado de simulação do ” Reparto Sperimentale Standardizzazione al Tiro Aereo” (RSSTA), de Decimomannu, permitirá que as tripulações de voo se adestrem sem precisar utilizar armamentos. Não estão previstos voos noturnos.

FONTE / FOTO: Força Aérea Italiana (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em italiano)

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments