Jatos de treinamento Saab-105 suecos em visita à Suíça

2

SK 60 - Saab 105 - foto Força Aérea Sueca

Entre os dias 13 e 17 de maio, conforme nota divulgada pelo Departamento de Defesa da Suíça, uma delegação da escola de pilotos da Suécia efetua uma visita à Base Aérea de Sion, da Força Aérea Suíça. Quatro jatos de treinamento Saab-105* foram deslocados, acompanhados de uma aeronave de transporte, com um total de 20 participantes da delegação sueca.

No programa da visita, estão previstos treinamentos conjuntos e troca de experiências. A visita é uma retribuição de outra, realizada à Suécia por pessoal e aeronaves da escola de pilotos da Força Aérea Suíça em setembro de 2012, para uma semana de treinamento.

A escola suíça atualmente baseada em Vallese, que utiliza turboélices PC-21, acompanhará a delegação sueca. Na agenda, estão voos com equipagens mistas (suecas e suíças) para apresentação dos respectivos meios de instruções. Um acordo técnico (MoU – memorando de entendimento) para atividades comuns de instrução entre Suíça e Suécia constituem a base legal deste intercâmbio.

FONTE: Departamento de Defesa da Suíça (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em italiano)

FOTO: Força Aérea Sueca

*NOTA DO EDITOR: a denominação da aeronave na Força Aérea Sueca é SK60. Para ver mais imagens e saber mais sobre este jato treinador sueco, assim como sobre o turboélice de treinamento PC-21 suíço, também citado na matéria, clique nos links abaixo.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Soyuz

Estou sentindo um cheirinho de PC-21 Flygvapnet daqui a alguns anos.

Força aérea focada em combate é isto.

Eles focam a primeira linha e se faltar recursos transferecem o “sacrifício” para a aviação de treinamento. Os Saab-105 estão ai há mais de 3 décadas. Já treinaram pilotos para 3 modelos de caças diferentes.

Em Israel, os Piper e Folga também fizeram a mesma coisa por uns 40 anos.

Nos EUA os Talon também vão até o osso.