Amorim se diz decepcionado com países que não apoiaram Brasil na OMC

41

Ministro da Defesa Celso Amorim - foto Nunão - Forças de Defesa

Na audiência pública realizada hoje no Senado, o ministro da Defesa Celso Amorim, respondendo à pergunta da senadora Ana Amélia (PP/RS), confessou haver uma decepção com países europeus que ficaram contra o Brasil na votação pela direção da OMC, em que foi eleito o brasileiro Roberto Azevêdo apesar dos votos contrários desses países.

O ministro disse que trabalhou por anos na construção de parcerias estratégicas junto a países europeus, os quais não quis citar nominalmente. Devido a todo esse trabalho para construir essas parcerias, o ministro confessou que havia um incômodo e uma decepção com a postura dos países que votaram contra o candidato brasileiro à presidência da OMC.

Amorim procurou deixar claro que não há uma relação direta entre esse tema e a compra dos caças (programa F-X2), mas que parcerias estratégicas não podem estar resumidas apenas a compras de equipamentos e transferências de tecnologias.

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ivan

É importante alguém avisar ao Amorim que ele agora é
Ministro da Defesa e não mais das Relações Exteriores.

Ivan

Quem for por lá aproveita e avisa também à Senadora Ana Amélia.

Vader

Não, não, alguém me ajuda aqui, por favor… Ahahahahahahahahahahahaha… Ahuahuahuahuahuahuahuahuahuahua… Ahahahahahahahahahahahaha… 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 O Boneco Sinforoso descobriu finalmente que os franceses não são confiáveis é???? Descobriu é? Ficou desapontadinho é? Decepcionadinho é? Descobriu só agora que a França não vai apoiar as doidices PeTralhas na política externa e nem abrir as pernas de sua economia e agricultura só em nome da tal “parceria estratégica”???? Precisou tomar MAIS UMA bolada nas costas dos franceses para descobrir que a tal parceria estratégica era uma parceria CaraCU??? Ai ai ai… eu acabo morrendo… Read more »

Antonio M

“…procurou deixar claro que não há uma relação direta entre esse tema e a compra dos caças, mas que a parceria estratégica não pode estar resumida apenas à compra de equipamentos e à transferência de tecnologia ..” Aí está dado o recado …. Por isso que no comentário anterior se expressou certa preocupação com a reação do GF, o melindre, a mágoa “eternos” são inerentes a sua ideologia mas, nunca acreditando que fosse de 100% o risco de alguma “retaliaçãozinha”. Será mais capaz de ocorrer algo como, em uma final da copa do mundo Brasil X Suécia e eventual vitória… Read more »

Marcos

Se durante anos tentou costurar alguma coisa e não conseguiu é sinal que é INCOMPETENTE!!!

Marcos

E o gozado dessa gente é que eles não ficam coma cara vermelha de vergonha!

Corsario137

Esse Celso Amorim pede pra ser zuado…

Marcos

rs

Fernando "Nunão" De Martini

Marcos, As parcerias estratégicas foram costuradas ao longo de anos e foram devidamente assinadas. Nesse sentido, houve competência, e não incompetência. Afinal, as conversações se realizaram e a papelada foi assinada, com todos os salamaleques pertinentes… Se essas parcerias não estão cumprindo expectativas, aí sim é questão de ver o que está lá no papel e, conforme o não cumprimento de cláusulas que forem além da “compra de equipamentos e transferência de tecnologias”, rever essas parcerias. Aí já vejo como uma nova questão de competência / incompetência em garantir o que está no papel, para que não se fique apenas… Read more »

Marcos

A verdade é que esse países cansaram de esperar uma decisão do Brasil quanto aos caças. Toleraram tudo quanto é sabujice para ver se compravam alguma coisa. Agora é enfrentar a realidade: países sérios não estão nem ai para o Brasil. Foi-se os acordos “instratégicus” com os franceses. Lógico que primeiro eles levaram aqueles acordos com os helicópteros maravilha e com os submarinos defeituosos, mas que, segundo alguns entendidos, a MB “exigiu” modificações par atender aos requisitos operacionais.

Marcos

Nunão

Foi o Sr. Celso que afirmou que costurou as tais parcerias estratégicas, mas que deram em nada, não eu.

virgilio

O Boneco Sinforoso descobriu finalmente que os franceses não são confiáveis é????…isso inclui também os EUA,Inglaterra,Russia,china..etc

Enfin existe PAÍSES confiáveis?, ninguém é amigo de ninguém…!!!

Fala serio!

Si vis pacem, para bellum.

Antonio M

O problema desses acordos é que o papel aceita tudo e de boas intenções o inferno está cheio …. Se não há capacidade de acompanhar, atualizar etc aí está a incompetência. E não foi nessa semana que a FUNAI assumiu não ter condições de analisar, executar, acompanhar os processos relacionados às demarcações de terra? E isso é um problema interno e com direito ao anúncio “com pompa” feito pela ministra da Casa Civil. Imaginem o que envolve o “resto do mundo” …. Mas vem olimpíadas e copa do mundo por aí, e com os investimentos feitos na educação, saúde, transporte,… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Nunão Foi o Sr. Celso que afirmou que costurou as tais parcerias estratégicas, mas que deram em nada, não eu.” Marcos, não afirmei que foi vc… As costuras deram em parcerias, que foram assinadas. Nesse sentido, há competência (já que o objetivo era assinar parcerias). Se as parcerias não deram em nada, discordo: deram em aquisições de armas e transferência de tecnologia, como o próprio ministro disse. Agora, se há uma decepção com as contrapartidas de outros países, extrapolando o que se refere a aquisições e as transferências tecnológicas, então o problema está talvez além do esforço para a assinatura… Read more »

juarezmartinez

Caro Lord Vader! Em outras paragens “foruláficas” já estão botando a culpa” nuzamericanu e seus lacaios os Britãnicos” pela posição da maioria européia em votar contra, parece que o esquerdopatismo neurótico não tem cura.
Fiquei sabendo que nossos nome serão lçevados a um tribunal jiharista pelo crime blasfêmia contra o GF, nem vou dormir esta noite de preocupação.

Grande abraço

Almeida

Tadinha, ela ficou decepcionadinha…

Observador

O Celso Amorim dormiu.

… e sonhou… e sonhou…

E agora, caiu da cama. 😉

Fico me perguntando quais foram as contrapartidas comerciais oferecidas pela França pela compra das kombis voadoras e dos submarinos-problema.

Teve alguma? Ou “esqueceram” de pedir e os franceses sairam em vantagem (de novo)?

Klesson

A administração petista é no minimo patética. As políticas tanto interna como externa é de quase tudo o que não se deve fazer. Essa orientação de anti americanismo, anti imperialismo, revolução bolivariana, que no mundo do futuro não se deve ter inimigos, chega a dar vergonha. E o pior, vem mais por aí, a galera não para. O tal projeto de nação em nada se vê, infraestrutura dependente de políticos sem escrúpulos, que visão o lucro próprio, mordomias e muita, muita pouca vergonha e honestidade. O pensamento estratégico é mais perdido no espaço…. O que estes abastados de pouca ou… Read more »

jairo boppre sobrinho

Srs
Melhor que os franceses que nunca foram confiaveis mesmo mostrem os dentes – assim a petralhada acorda – e compra os vespões!
Abs

jairo boppre sobrinho

Hehehe, agora vou acordar, porque este Fx2 nao acaba nunca!

maxi47

É o resultado de fazer ” parcerias estratégicas” com um país que segue a regra internacional quando se trata em relações interncional “… trust no one”. Ainda não chegou a hora de dizer que o Brasil ” apita ” alguma coisa ao mundo. Com certeza agora os PTralhas estão com as orelhas em pé, em relação ao governo françês, e seu caça que agora sim subiu no telhado, mas infelizmente muito já se foi gasto com o problematico Scorpene.Se a Bruxa do Planalto Central for um pouco inteligente, fecharia negocio com a Boeing e seja o que Deus quiser em… Read more »

aldoghisolfi

“O Boneco Sinforoso descobriu finalmente que os franceses não são confiáveis é????

Descobriu é? Ficou desapontadinho é? Decepcionadinho é?”

Vader, os argentinos descobriram isso da pior maneira possível…

Vader

juarezmartinez disse:
9 de maio de 2013 às 13:48

Hahahaha Juarez, juro que queria ser uma mosquinha agora para ver como é que um certo “jornalista expecializado” e sua troupe de amestrados está encarando essa declaração do Boneco Sinforoso…

Quanto ao Tribunal da Jihad PeTralha tô que nem vc: acho que hoje à noite não vou nem conseguir dormir de preocupação, rsrsrs… 😉

Sds.

Fernando "Nunão" De Martini

Vale acrescentar que o uso de termos como decepção ou parecidos (também falou em incômodo) é algo comum na linguagem diplomática para mostrar insatisfação, e já foi usado antes pelo ministro, tanto na Defesa quanto nas Relações Exteriores:

http://g1.globo.com/politica/noticia/2012/04/amorim-fala-em-decepcao-com-eua-por-cancelar-compra-de-avioes.html

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi1608200531.htm

http://www.jb.com.br/pais/noticias/2006/11/23/amorim-reconhece-decepcao-do-uruguai-e-paraguai-com-mercosul/

Vader

Aliás Juarez, se puder avisa lá que a defesa aqui é em causa própria, e viriam bastante a calhar uns honorariozinhos de sucumbência, rsrsrs…

Abraço.

Fernando "Nunão" De Martini

Aproveitando: segue link para quem quiser ver o programa da TV Senado com o ministro Celso Amorim (arquivo de 185MB)

http://www.senado.gov.br/noticias/tv/videos/cod_midia_245627.flv

Galeão Cumbica

Vcs nao queriam que ele dissesse que esta feliz com isso, isso causaria mais espanto ainda!!!

E outra ele ta lutando com as armas que tem, deram pro cara um ministerio(uma bomba) sem orcamento e nada pra lutar.

Nao que esteja defendendo ele, se fosse eu ja tinha jogado a toalha faz tempo!

Ele eh so mais um fantoche na mao da vc sabe quem!!!!

Agora so um adendo nao uma critica, o PA ta bem politico esta ultima semana, com varias materias sobre o tema.

Abracos
GC

Nick

O recado foi para a França. Mas a França só estava defendendo os interesses dela, algo absolutamente normal.

E parceria estratégica é um marketing bonito para venda de armas nada mais do que isso.

[]’s

Baschera

O Sr. Ministro poderia parar de papinho furado, já que gosta de misturar comércio em assuntos da pasta da Defesa e tentar influir, reverter o processo de cancelamento da aquisição de 10 Super Tucanos por El Salvador, no valor aproximado de Us$ 100 milhões.

Sds.

JapaMan

ahahaahahaah… não paro de rir!! vocês não sabem como eu fiquei feliz de ver o Senhor cara de b_____ se ferrar!!!

Bom depois de comprar (como contribuinte eu também paguei né!) um submarino que não afunda, um helicóptero que não voa, pelo menos acredito que vamos nos livrar do avião que não voa kkkkkkk

O PT (Perda Total) é uma piada pronta. Agora de birrinha não sai mais nada no FX1milhão. kkkkk ai ai

Sds.

EDITADO

Gilberto Rezende

Para a turma Vader & CIA: 1) APESAR da oposição da Europa e dos EUA, o “candidato brasileiro do PT VENCEU a eleição”, onde está a INCOMPETÊNCIA PETISTA CAMBADA ??? 2) Quanto ao FX-2 tudo zero a zero, se os franceses e os suecos foram CONTRA o candidato brasileiro, o fizeram apoiando o candidato marionete mexicano apoiado e PATROCINADO pelos yankees… 3) SE houvesse ALGUMA influência no FX-2 seria cancelar o FX-2 e adquirir de imediato aeronaves de quem nos APOIOU OS RUSSOS ou seja o SU-35S e de lambuja entrar de cabeça no projeto T-50 com indianos e russos.… Read more »

Vader

Gilberto Rezende disse: 10 de maio de 2013 às 15:03 Cidadão, em primeiro lugar não há “companhia do Vader” coisa nenhuma. O que há é que pessoas que pensam com o cérebro, e não com o esfíncter, sempre acabam por concluir mais ou menos as mesmas coisas, pois se baseiam nos fatos de livre acesso e na lógica. No mais, ao contrário do que a ideologia de grêmio estudantil e fp paisano professada pelo senhor apregoa, nos melhores termos das diretrizes do Foro de São Paulo, apesar de os EUA terem votado no mexicano, não participaram da campanha para ele… Read more »

Gilberto Rezende

Tu é que parece que pensas e falas com a parte de baixo…

Cabeça de penico preto…

A eleição rachou uma instituição que era praticamente um clubinho fechado dos EUA e da Europa e o “RESTO do MUNDO” deu um aviso alto e claro que as coisas não são mais o que eram antigamente…

Seu linck nada faz que o reconhecimento dos derrotados e faz parte do cerimonial da eleição:

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2013/05/08/internas_economia,364906/uniao-europeia-parabeniza-azevedo-e-pede-lideranca-forte-na-omc.shtml

http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/governo-mexicano-felicita-roberto-azevedo-por-vitoria-na-omc

Os Brics são os “new kids on the block” da OMC…

Gilberto Rezende

A França vai ser o alvo prioritário dos Brics na EUROPA (principalmente Brasil e Índia) e vai TER de se definir de uma vez por todas se quer REALMENTE ser independente ou não dos YANKEES ou continuar a integrar o capachão europeu…

Vader

Gilberto Rezende disse: 10 de maio de 2013 às 16:25 O problema, meu caro, é que vocês bolivarianos e adeptos da doutrina do Foro de São Paulo têm a visão irremediavelmente toldada pela sua nefanda ideologia esquerdista, que simplesmente lhes impede de enxergar a realidade como as pessoas comuns e sensatas enxergam. Porque se vocês não tivessem essa verdadeira TRAVE nos olhos, enxergariam desde há muito que a França É, SEMPRE FOI E SEMPRE SERÁ aliada DE PRIMEIRA GRANDEZA dos Estados Unidos, malgrado tenham suas diferenças, como qualquer país livre e democrático do mundo (que não seja atrelado a uma… Read more »

Observador

Gilberto Rezende disse: 10 de maio de 2013 às 15:03 Céus, que cansaço… O assim chamado “candidato do PT” só levou esta porque a OMC caminha para a irrelevância, então os países desenvolvidos não se esforçaram tanto para eleger o candidato deles. Enquanto o Brasil do PT não faz acordo bilateral com ninguém, acreditando na ressurreição da OMC e nos seus “mui amigos” do Mercosul, o mundo gira, e os países sérios já tem seus acordos comerciais bem fechados. O Brasil vai terminar mesmo como exportador de commodities agrícolas e minerais. E só. Quanto aos “aliados” do BRIC, a Índia… Read more »

HMS TIRELESS

Após longa ausência eis que o Gilberto Rezende aparece e, como de costume, repetindo a cantilena cansada e chorosa do PT/Foro de Sp. E como de costume a referida cantilena encontra-se desconectada da realidade senão vejamos: A eleição de um Brasileiro para a OMC não diz absolutamente nada afinal o referido organismo já foi presidido por um Tailandês, e a Tailândia não possui peso político algum. E sinto te decepcionar mas o Brasil não é está muito longe de ser um player global. Culpa da diplomacia dos atabaques que fez de tudo para alinhar o nosso país ao que há… Read more »

Vader

Gilberto Rezende disse: 10 de maio de 2013 às 16:18 “A eleição rachou uma instituição que era praticamente um clubinho fechado dos EUA e da Europa e o “RESTO do MUNDO” deu um aviso alto e claro que as coisas não são mais o que eram antigamente…” Muito bem, que coisa, já chegamos num consenso, ora pois! A eleição rachou a OMC. FATO! A diferença é que o senhor, como bom bolivariano do FDSP acha que 40% da economia do mundo pode peitar os outros 60% e estes irão “se dobrar” aos primeiros… Deixa eu te contar um negocinho, só… Read more »

Vader

Gilberto Rezende disse:
10 de maio de 2013 às 16:18

Ah sim, esqueci-me: isso que o PT fez com a OMC em linguagem comuna se chama: “APARELHAR”.

É o que ele faz com as instituições brasileiras há uns 30 anos (mais fortemente nos últimos 10): tomar conta para destruir.

Só assim se constrói a “nova sociedade” né? 🙂

cristiano.gr

Será que a OMC vai virar um novo cabide de emprego para a petralhada?