Israel realiza segundo ataque aéreo à Síria em 48 horas

109

Israel Air Force

vinheta-clipping-aereoA aviação israelense atacou o território sírio em duas ocasiões em 48 horas, informaram as redes de TV americanas e a agência oficial de notícias Sana. Na madrugada deste domingo, mísseis israelenses atingiram um centro de pesquisas científicas em Jamraya, na região de Damasco, sem deixar mortos ou feridos. Em meio à tensão, o Irã afirmou estar disposto a treinar o Exército sírio, se necessário.
A TV síria confirmou o ataque deste domingo afirmando que a “agressão israelense visa a aliviar a pressão sobre os terroristas em Ghuta do Leste”, região do subúrbio de Damasco. Mais cedo, a rede de televisão americana CNN informou que “agências americanas e ocidentais de inteligência obtiveram informações confidenciais indicando que Israel executou um ataque aéreo entre quinta e sexta-feira” contra o território sírio, após aviões de combate deste país sobrevoarem o Líbano.

De acordo com a rede NBC, “o principal alvo de Israel era uma carregamento de armas destinado ao Hezbollah, no Líbano”, referindo-se ao movimento xiita libanês, inimigo de Israel. Um alto funcionário americano indicou que o ataque visava sistemas de lançamento de armas químicas, mas outras autoridades consultadas pela CNN questionaram a informação.

No Líbano, uma fonte diplomática revelou à AFP que o ataque destruiu mísseis terra-ar fornecidos recentemente pela Rússia, que estavam armazenados no aeroporto de Damasco. Na sexta, a agência Sana anunciou o disparo de dois foguetes, por parte dos rebeldes, contra o aeroporto da capital, atingindo um avião e um reservatório de querosene. Um comunicado do Exército libanês indicou vários sobrevoos de caças-bombardeiros israelenses na noite de quinta para sexta-feira.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou neste sábado que Israel tem o direito de se defender da transferência de armas da Síria para o Hezbollah, mas se negou a comentar a informação de que Israel atacou o território sírio. “Não vou fazer comentários sobre o que ocorreu na Síria ontem, mas acredito que os israelenses, de maneira justificada, devem se proteger contra a transferência de armas sofisticadas para organizações terroristas como o Hezbollah”.

Obama afirmou que cabe ao Estado hebreu “confirmar ou negar qualquer medida que tenha adotado” para se defender da ameaça. “Temos uma estreita coordenação com os israelenses e reconhecemos que estão muito próximos da Síria e muito próximos do Líbano”, destacou o presidente. Israel e Hezbollah – um fiel aliado do presidente Bashar al-Assad – se enfrentaram em um sangrento conflito no verão de 2006.

Irã se coloca à disposição da Síria

O Irã se disse hoje pronto para “treinar” o Exército sírio, se necessário. A declaração foi dada pelo general Ahmad-Reza Pourdastan, comandante do Exército. “Estamos ao lado da Síria e, se precisar, estaremos prontos para fornecer treinamento necessário, mas não participaremos ativamente de operações”, disse.

O general destacou que “com a experiência que tem nos confrontos com o regime sionista, a Síria pode se defender e não precisa de ajuda externa”. Ainda neste domingo, o prota-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Ramin Mehmanparast, condenou “os ataques do regime sionista e pede aos países da região a reagir com sabedoria a essas agressões”. O chanceler ainda acusou Israel de querer “desestabilizar” a região.

FONTE: rfi

Subscribe
Notify of
guest

109 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ricardo Cascaldi

Israel fazendo o que sabe fazer de melhor!

Com a Síria do jeito que está eles estão mais do que certos em realizar estes ataques.

krluz

é incrível como israel consegue entrar e sair nos outros países sem serem percebidos, o vídeo é demais queria saber que armas eles usaram.

sub-urbano

Israel deveria providenciar uma zona de exclusão aérea ao longo de toda a fronteira entre Líbano e Síria. Acredito que essa suposta interceptação de armas não corresponda nem a 1/10 das que já passaram da Síria para o Hizbollah.

A Síria já esta sendo suprida com misseis iranianos a algum tempo, o medo dos israelenses é que os Fateh-110 caiam nas mãos do Hizbollah, isso proporcionaria ao grupo realizar ataques precisos contra Israel. Se o grupo libanês já o tem, só teriamos certeza se um desses caísse no Parlamento de Israel ou em alguma usina hidrelétrica.

Isaque

Israel pode impedir a tranferência de armas para Hezbollah, já a Síria não pode impedir a transferência de armas para terroristas salafistas e a Al-Nusra, o braço Al-Qaeda na Síria.

joseboscojr

Krluz,
Li que os próprios aviões não entraram na Síria, portanto devem ter usado armas aerolançadas de longo alcance.
Ou foram bombas Spice ou mísseis Delilah ou Popeye Lite.
Chutômetro! rsrssss

Felipe Rodrigo

Nisso que da deixar defesas ante aéreas desligadas.
Exercito Sirio sem nenhum preparo,sem treinamento adequado.
Falta de equipamentos de precisão.

Tio Sam

O Desert Falcon é uma das aeronaves mais belas e formidáveis que já foram construídas. A IAF é a armada aérea mais letal do mundo. A forma que o Egito foi varrido do mapa nos anos 60 foi algo assustador. Seu poderio qualitativo supera até mesmo os EUA, sendo sobrepujado pela quantidade significativamente superior das forças ianques. Com a entrada em serviço do F35, diria que o espaço aéreo israelense será praticamente impenetrável e só será necessário como arma de dissuasão, perante o imprevisível PAK-FA e os “J” da vida chineses.

Pastor_Branco

Sou um leitor assíduo da trilogia, mas é a 1° vez que posto um comentário, até porque é dificil encontrar essa area aberta.
Assim sendo, gostaria de saber como faço para poder logar e sempre comentar.
E parabens a Israel que realmente está disposto a tudo para proteger sua população, não medindo esforços e gastos humanos e militares.
Todos nos aqui do Brasil temos muito a aprender com os Israelenses, um país novo, que nada possue de recursos e que é cercado por inimigos e mesmo assim consegue evoluir a passos largos, sendo um exemplo de democracia e justiça.

Dönitz

E Israel ajudando seus agentes infiltrados e em dificuldades no território sírio. Nada mais. A versão de ataques contra comboios de armas para o Hezbollah é uma cortina de fumaça.

8Star

Imagine nós com nossos f-5, f2000, amx e super tucanos contra a IAF…

Fábio Maranhã

Eu acho que esse blog é feito para simpatizantes de Israel. Podem ver muitos dos que comentam aqui no blog são Judeus ou descendentes . O blog não permite opinião contrária, pois é bloqueado e somente os privilegiados podem comentar. israel comentou crime grave, que é invadir e agredir outra nação sob acusação sem fundamento. E a imprensa papagaio dão credibilidade que Israel fala. Muitos dizem que israel tem direito de se defender. Será que outros países invadidos e agredidos também não tem direito de se defenderem? Sabemos que essa acusação do israel é mentira e Israel está fazendo isso… Read more »

Est_Eng.

Fábio Maranhã

concordo com tudo que vc falou.

colombelli

Eu chutaria no Popeye pelo volume da detonação. Na minha opinão, os israelenses são os segundos melhores do mundo em material humano (perdem para os ingleses) mas tem as forças armadas mais eficientes do planeta. O profissionalismo sempre fez parte de sua história militar. Veja-se, por exemplo, a narrativa do Livro Yon Kippur do general Chain Herzog, publicado pela Blibiex, onde se pode acompanhar a Brigada Barak em Golan, escorrando com média de 15 carros operacioanis mais de 3000 carros sírios. Sua atuação é o oposto das presepadas tipo “Malvinas”. E na esteira desta tendência, podem saber que a vez… Read more »

Nick

Caro Pastor Branco,

Basta comprar um exemplar de Forças de Defesa. ->

[]’s

aldo

lamentável…

é só deixar os comentários abertos e temos que ler um monte de asneiras dos esquerdopatas.

não abram mais os comentários, por favor.

Ricardo Cascaldi

Sim, Israel cometeu crime grave: Violou o espaço aéreo de uma nação soberana e utilizou armas contra a mesma. Mas vamos analisar 2 pontos: 1- A Síria está um caos, o governo está perdendo o controle da situação e cedo ou tarde a segurança das armas químicas estará ameaçada. Se essas armas caírem na mão do Hezbollah, Al-Qaeda ou qualquer outro com vontade de cometer alguma agressão a coisa pode ficar feia para todo mundo. Não é só Israel que corre perigo, é a Europa, os EUA e apesar de ser uma hipótese menos provável no senso comum, também é… Read more »

Ricardo Cascaldi

Sim, Israel cometeu crime grave: Violou o espaço aéreo de uma nação soberana e utilizou armas contra a mesma. Mas vamos analisar 2 pontos: 1- A Síria está um caos, o governo está perdendo o controle da situação e cedo ou tarde a segurança das armas químicas estará ameaçada. Se essas armas caírem na mão do Hezbollah, Al-Qaeda ou qualquer outro com vontade de cometer alguma agressão a coisa pode ficar feia para todo mundo. Não é só Israel que corre perigo, é a Europa, os EUA e apesar de ser uma hipótese menos provável no senso comum, também é… Read more »

ARMANDO JULIO

Os que lutam na Síria são mercenários pagos pela elite global, mas um fato não podemos negar, os rebolas, os palestinos , os árabes em geral não querem a paz, eles querem destruir Israel !!! Se Israel não for duro, muito duro mesmo, os árabes destruirão Israel !!!

joseboscojr

Fabio, Tem certeza que você leu o post direito? Quanto a comentários, o Donitz deu a versão oficial dele próprio rsrsrs e ninguém disse nada contra. E se o blog for feito para “simpatizantes com Israel” qual o problema? Você por acaso é imparcial ou é simpatizante da Síria? Aposto com você que no Brasil atualmente tem 3 x mais blogs simpatizantes com a Síria e não tenho culpa de você se auto-imolar nesse aqui. A moeda tem duas faces meu amigo e ficar no muro é complicado já que provavelmente você ou vai dar a cara ou a _________pra… Read more »

Baschera

Analizando o mapa da região fica fácil perceber que a Força Aérea de Israel não teria como lançar mísses a periferia de Damasco sem estar sob a fronteira do Libano com a Sirya, não muito própixo para não aparecer nos radres sirios.

Meu palpite é que teriam usado os Popeye Turbo ALCM, movido a propelente líquido e com aproxiamente 320 Km de alcançe…. no entanto esta arma não poderia ser lançada dos F-16 Soufa, mas pelos F-15.

O alvo seriam os mísseis irarianos avançados terra-terra Fateh 110.

Sds.

Lucas S.C.

O popeye tem alguma variante anti-navio?

Baschera
Toleman Picoli

Tchê, off topic:

Eu compro a forças de defesa aqui numa banca em Bento Gonçalves – RS. Tenho a 5, 6 e 7. Como faço pra comprovar pra vocês e poder me inscrever para comentar sempre na trilogia?

On topic:

Se a p______da Venezuela vivesse de ameaças, falando em varrer o Brasil do mapa, nada mais justo que o Brasil destruir os meios de ser atacado!

Parabéns israel, um país sério que respeita e protege seu povo, enquanto vizinhos usam seus povos como escudos humanos!

EDITADO

Dönitz

A “democracia” israelense tem leis que proíbem os casamentos inter-religiosos. Segundo alguns rabinos, estas leis asseguram a pureza do estado judaíco. Eu já lí algo sobre uma lei parecida, acho que foi em Nuremberg na década de 30. É só um exemplo. A “única democracia” do Oriente Médio tem várias parecidas. De democracia aquilo não tem nada, que digam os palestinos.

joseboscojr

Donitz,
Você no primeiro comentário mostrou que tem fontes privilegiadas ou muita imaginação, mas pelo menos se ateve ao post, mas agora saiu totalmente do tema. rsrsss

Reginaldo

Eu fico me perguntando aqui, até quando os persas vão ficar parados equanto veem seus aliados caindo um a um. Aprovitando o espaço aberto, quanto ao ”ÉFEXIS”, acho uma perda de tempo tocar neste assunto.

Toleman Picoli

Dönitz, palestinos não são israelenses, não são cidadãos de Israel. E aliás, procure pelo site Beth-Shalom, artigo “a verdade sobre gaza” e verá que as coisas não são duais (palestinos bons contra israelenses maus). Sabe qual é o único país no OM em que pessoas do mesmo sexo podem estabelecer união civil, a liberdade de culto e religião é protegida, o único em que as mulheres tem os mesmos direitos e obrigações que os homens (inclusive servir nas IDF), em que a caça de animais selvagens é proibida, experiencias com animais é abolida, etc. Até mesmo nos últimos ataques palestinos,… Read more »

Walter

Este blog é um dos poucos que o nivel dos comenteristas ajuda as pessoas como eu, que pouco entendem de aviação de defesa, compreender um pouco mais do assunto. Mas fico terrivelmente assustado quando um pais, que usa a pratica do ataque constante sobre o pretexto de se defende, é aqui elogiado. Um pais que descumpre há 4 decadas as resoluções da ONU ( creio que nem os mais terriveis ditadores se atreveram a tanto). Ainda bem que os militares que realmente formulam a defesa do Brasil há mais de 20 anos não pensam assim. Quem sabe um dia os… Read more »

Thiago

Tenho uma dúvida sobre a capacidade anti-área da Síria, eles abateram um caça turco com o pantsir-S1 não me lembro qual caça era mas os mesmos não tem a capacidade de abater os f-16 ou F-15?

Baschera

Para o Irã, os USA tem esta “bombinha” guardada ! https://theaviationist.com/wp-content/uploads/2012/02/mop-gizmodo.jpg Esta foto é da “velha”… a nova versão da GBU-57 MOP (Massive Ordnance Penetrator) pesa 14 Ton e seus novos dispositivos de alta tecnologia permitem que seus fusíveis de detonação fossem maximizados de modo a bomba poder escavar uma quantidade maior de aço, concreto de alta resistência e granito. Também dispõe de novos sistemas de orientação resistentes a interferências eletrônicas que lhe permitem evadir, inclusive, de defesas aéreas e anti-aéreas. No entato, o Pentágono negou a venda ao estado judeu, sob a alegação de ser o mais moderno dispositivo… Read more »

vassili

Era um RF-4 Phanton da Turquia que foi abatido na costa siria por um Pantsir.

bruno

israel a terra de jesus e judeus quem ganhou mais premios nobel?60% de todos os premios nobel sao judeus
a forca aerea de israel e a melhor da era dos jets

Almeida

Queria eu ser descendente de judeu e não de português hahaha! É cada uma que eu leio aqui quando se abrem os comentários, viu… até parece que a comunidade judaica no Brasil é enorme! Ou que tem que ser muito “privilegiado” para ir numa banca de jornais e comprar uma revista! Isso é papo de perdedor, de chorão, de gente que não corre atrás da vida e fica reclamando dos outros que o fizeram, suaram muito e conseguiram o mínimo de dignidade. Tá puto com Israel? Conheço um monte de blogs onde você pode se alistar pra ir lá combater… Read more »

Almeida

Voltando ao que interessa, quero muito ver essa pintura da IAF no F-35A!

Tio Sam

Amigos,

O blog é sobre aviação e defesa. Deixem as rixas antissemita para outro local.

Sds.

Tio Sam

Almeida disse:

5 de maio de 2013 às 18:15

Irá ficar sensacional.

Sds.

Rogério

Caros Fábio Maranhã, Dönitz e Walter,

Israel não pode se dar ao luxo de ver uma nova Coreia do Norte crescer na sua vizinhança, e, quando surge esse perigo, eles tratam logo de resolver.

A Coreia do Sul sim, essa deveria seguir o exemplo e adotar praticas mais radicais contra a Coreia do Norte p/ o bem do seu povo.

Alvez8O

Enviado por Baby Siqueira Abrão Brazilian journalist – Middle East correspondent As primeiras notícias informaram que cerca de dois mil civis e 300 militares sírios perderam a vida no bombardeio, e que várias casas foram atingidas. O ataque de Israel à Síria na sexta-feira à noite parece ter sido somente o prólogo de um bombardeio de grandes proporções em Damasco, a capital do país árabe. Pouco antes das duas da madrugada deste domingo, 5 de maio, aviões israelenses invadiram o espaço aéreo sírio e atiraram cerca de 12 mísseis perto do monte Qasioun a menos de 20 quilômetros do centro… Read more »

Walter

Ser contra as barbareas dos espanhões nas Americas não é ser contra o povo espanhol. Considrar nos brasileiros testas de ferro dos Ingleses e na Guerra do Paraguai não é ser contra o povo brasileiro Israel discumpre as resoluções da ONU ha 50 anos e todos aplaudem. TAmbem tem gente aqui com medo da revolução bolivariana e o fantasma de Hugo Chaves, é brindadeira!!!!!!!!!!. é obvio que o inimigo, se vier, vira bem mais do norte do que a Venezuela Quer saber, voltem a falar sobre os aviões de combate para que eu possa aprender um pouco mais, mas sobre… Read more »

Est_Eng.

Esse ataque não pode ser considerado casus belli?
Considerando que a Síria resolva atacar preventivamente israel, prevendo que israel atacará novamente, quais misseis terra-terra a Síria dispõem? E além dos misseis existe alguma quantidade catalogado? A síria dispõem de meios de enviar armas química no território israelense? em caso positivo foi muita loucura o governo israelense atacar a síria.

Dönitz

Caro Rogério

Israel não pode se dar ao luxo de uma Coréia do Norte mas pode se dar ao luxo de uma ditadura fundamentalista islâmica waahabista do lado. Um tanto quanto contraditório. Um arsenal nuclear pode ser facilmente detectado e destruído, homens bomba e outros tipos de terroristas waahabistas não. Não fosse o interesse de anexar Golã “oficialmente”, algo já denunciado e condenado pela ONU o apoio aos terroristas waahabistas seria mais danoso a segurança de Israel.

jathaydes

Teste de comentário. Criei meu Gravatar hoje

jathaydes

Como o meu comentário de teste deu certo, gostaria de me apresentar. Sou mecânico de aeronaves e acompanho a mais de um ano os blogs da trilogia principalmente o Poder Aéreo. Já comprei a revista e a qualidade como sempre é total. Pelo visto, os ataques de Israel serão sempre “cirúrgicos” e a distância. E do jeito que a política do OM está, em breve veremos mais ataques como este

fernandes

Caso a Síria contra ataque ,podemos esperar maiores desdobramentos do conflito.Basta lembrar o posicionamento da Russia e da China em relação a intervenção estrangeira na Síria.A Russia já mantem seus navios de combate no Mediterraneo……

Rogério

“Conversem um pouco com a turma de Alcantra para vcs ficarem sabendo de umas historinhas” Historinhas de falta de verba do governo Federal? Historinhas de evasão de cérebros por melhores salários? Historinhas sobre sensores embargados? Os únicos responsáveis pelo nosso atraso tecnológico, é o povo brasileiro, que vota em cantores e jogadores de futebol p/ o congresso e que prefere verbas p/ estádios a verbas p/ educação, pesquisa e desenvolvimento. Se houve sabotagem em Alcântara não sei, mas se sim, ainda assim é culpa do Brasil, por não possuir um serviço de inteligência a altura da dos outros países e… Read more »

Rogério

Caro Dönitz.

Em minha opinião Israel não esta escolhendo entre um e outro, acho até que eles preferem o Bashar al-Assad pois o conhecem, creio q Israel esta destruindo aquilo que pode parar nas mãos do Hezbollah, simples assim.

joseboscojr

O pessoal que apoia ditadores por incrível que pareça é muito melindroso e sentimental.
Se a cada menção de Israel o sujeito não chamá-los de sionistas imperialistas eles acham que se está apoiando irrestritamente qualquer atitude deles e contra o resto do mundo que combate o mal.
Não tem como se manter no assunto por aqui.
Fui!!!
Adiós!!!
Arrivederci!!!!

Tio Sam

Rogério disse:

Não perca tempo dando satisfação ao pessoal da velha guarda cubana bolivariana. Pata eles o satã imperialista do norte é o grande mal a ser combatido. Pobres coitados. Estão no século XX presos aos delírios do operariado oitocentistas. Somos uma província tecnologia por culpa nossa.

blits15

O primeiro comentário mas como muito também ha sou leitor assíduo da trilogia, acredito que seja justo Israel se precaver de algo que inevitavelmente ira acontecer, agora veremos se o Exercito Sírio terá a coragem de responder!

Ricardo_Recife

Não dá para saber pelo filme o que Israel utilizou no ataque, mas a distância entre a fronteira de Israel e Damasco é de pouco mais de cinqüenta quilômetros (de Tel Aviv a Damasco é de 210 km). A esta distância mísseis Popeye e bombas planadoras podem ser usados facilmente. Pelo tipo de explosão, apesar da imagem, parece que um depósito de combustível ou munições foi atingido.

Israel tem todo o direito tem usar ataques preventivos contra qualquer país que abrigue um organização terrorista que ameaçe sua soberania.

Abs,

Ricardo