Será que uma decepção com europeus faria o F-X2 pender para os americanos?

32

USN Super Hornet 135 na AFA - foto Poder Aereo - Poggio

Ou uma eventual revisão de parcerias europeias devido à hostilidade com o Brasil, na votação da Organização Mundial do Comércio, viraria mais um motivo para continuar adiando o F-X2? Veja abaixo reportagem do Valor Econômico sobre a questão na OMC e as parcerias estratégicas na Europa

vinheta-clipping-aereoAção europeia na OMC contra Azevedo ameaça parcerias estratégicas com Brasil

A forte campanha movida pelos governos do Reino Unido e da França contra o candidato brasileiro à direção-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevedo, revelada ontem pelo Valor, leva autoridades em Brasília a falar em revisão da “aliança estratégica” com esses dois países. Com informações de que, já na primeira rodada de votações em Genebra, o governo britânico teria tentado vetar a permanência de Azevedo na disputa, os ministros de Relações Exteriores, Antonio Patriota, e do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, falaram do desconforto brasileiro ao ministro do Comércio britânico, Vince Cable, que, na semana passada, chefiou uma delegação empresarial ao Brasil.

O governo brasileiro admite que os países com quem tem alianças votem em outros candidatos, mas fazer campanha contra e tentar bloquear a candidatura de Azevedo foi visto como um ato hostil ao Brasil, segundo comunicaram as autoridades de Brasília diretamente ao alto escalão do governo do Reino Unido.

No encontro com Patriota e Pimentel, Vince negou que tenha havido um esforço contra o brasileiro. Informações de Genebra dão conta, porém, de que a diplomacia britânica trabalhou para que, em lugar de Azevedo, segundo nas preferências, fosse levada à fase seguinte de votações a candidata da Indonésia Mari Pangestu, terceira mais votada pelos governos da OMC.

A intenção dos britânicos era fazer com que o único latino-americano a seguir na disputa fosse o mexicano Hermínio Blanco, preferido de uma parte dos países europeus por seu histórico de defesa do livre comércio.

“Sabemos agora quem são nossos amigos na Europa”, comentou, reservadamente, um integrante do governo que acompanha de perto as negociações para a sucessão do francês Pascal Lamy, cujo mandato acaba em agosto. Uma autoridade brasileira chegou a lembrar, ao Valor, que os países europeus com maior resistência à candidatura brasileira são, exatamente, os três com interesses em negócios na área de defesa com o Brasil: França, Inglaterra e Suécia.

Rafale - foto 5 Galante - Poder Aéreo

Gripen NG Demo decolando de Malmen - foto 5 Alexandre Galante - Poder Aéreo

Os suecos e franceses disputam o fornecimento de caças para a Força Aérea Brasileira, e os britânicos negociam o fornecimento de fragatas para a patrulha do litoral brasileiro, negócio calculado em US$ 4,5 bilhões. O maior programa na área de defesa, atualmente, é o da construção de submarinos, com a França.

Oficialmente, o governo nega qualquer intenção de responder bilateralmente ao veto a Azevedo. Mas uma prova de a disputa na OMC já começa a ter reflexos sobre as relações comerciais é o fato de o tema ter sido levado à reunião com o secretário de Comércio britânico, que foi a São Paulo e Recife com uma delegação de empresários das áreas de portos e construção naval.

EDA 60 anos - Super Hornet apresentação 1 domingo - foto Nunão - Poder Aéreo

FONTE: Valor Econômico, via Notimp (reportagem de Sergio Leo)

COLABOROU: Penguin

NOTA DO EDITOR: o título e subtítulo são do Poder Aéreo, com o objetivo de perguntar aos leitores suas opiniões sobre o tema. O título da reportagem original do Valor Econômico é o que vem em seguida: “Ação europeia na OMC contra Azevedo ameaça parcerias estratégicas com Brasil”.

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nick

Fome Zero.
Marolinha.
Eleições Presidenciais.
Eleições Municipais.
Eleições Francesas.
Eleições Americanas.
Visita de Presidente ao Brasil.
Visita de Presidente Brasileiro à algum país que fabrique caças.
Pibinho.
Copa 2014.
Olimpíadas 2016.
Eleições(qualquer uma).
Crise Econômica Mundial (Marolinha).
Decepção com os “Parceiros Estratégicos”.

Qualquer coisa é motivo para adiar o FX-2. Palhaçada total.

[]’s

Almeida

Mania de jornalista e politico brasileiro de querer associar os desfecho do FX-2 a qualquer situação geopolitio-economica de curto prazo.

O FX-2 nao fecha porque nossos governantes e nosso povo nao interesse algum nisso.

E UK, FR e SE não querem, com razao, bolivariano como chefe da OMC.

Simples assim.

Agora, se nosso governo atual continuar usando o FX-2 de meros 36 caças para pressionar os parceiros em qualquer disputa idiota, vai acabar ficando sem porra nenhuma.

Soyuz

Se cada vez que a diplomacia brasileira perder uma disputa internacional ela resolver boicotar ou retalhar alguém não importaríamos nada de país algum. O Brasil já conseguiu unir, EUA, Rússia e China na mesma causa, quando resolveu juntamente com a Turquia aparecer como “negociador” no caso do programa nuclear do Irã. Quando estas potências que realmente em algo a perder com um Irã nuclear viram que a proposta de Brasil e Turquia daria ao Irã tempo (e tempo é tudo que eles querem e precisam) resolveram endurecer. Antes mesmo do governo do PT eleger a França como “parceira estratégica” e… Read more »

Corsario137

O FX2 já foi decidido e a vencedora será a Boeing. That is all folks 😉

Marcos

Vou citar uma das mentes mais brilhantes que esse paiph já teve e um das pessoas de maior visão global, nunca antes na história desse paiph, Lula da Silva: “As coisa num avança neçe paiph purque num tem intereçe politíco”.

Vader

Põe na roda aí então Corsário…

Carcará 01

Espero que sim Corsário… Melhor acft, melhor pacote, sem mimimi….

Augusto

Se o governo usa o posicionamento desses países na questão da OMC como pretexto para não finalizar o FX-2, o recado dado é o seguinte:

“A qualidade dos aviões e a escolha técnica da FAB pouco importam, porque na verdade a compra de caças é mero meio de barganha em questões políticas e econômicas com os países concorrentes. Então, vamos continuar protelando a escolha porque o FX-2 pode continuar a ser fator de barganha em novas questões internacionais.Que se exploda a FAB”

Wagner

Cara como nosso país é patético…

Observador

E o que tinha de gente sonhando com um anúncio na LAAD não estava no gibi. Quem sabe não é da edição de 2014 que estavam falando (kkkk!)? ACORDA Pessoal! O que vocês querem de um governo que não tem seriedade e competência para conduzir a economia, a educação, a saúde e a segurança pública? Um governo que adiou por mais de uma década as reformas trabalhista, tributária, penal, administrativa e política que o país tanto precisa? Vocês acham mesmo que um governinho destes teria seriedade e competência para resolver a questão do FX-2? É LÓGICO que não! Esta choldra… Read more »

Hamadjr

A OMC é palco para vário conflitos de interesse inclusive com o Tio Sam e seus generosos subsidios agricolas, então neste caso o SH também estaria fora.
A questão é outra, me parece que esta muito mais ligada a falta de vontade política aliada a crise da econômia.
Então eu também acho e suponho que a escolha será um dos 3.

jura_gol

Governantes de m______, pais de hérois,é mascara atrás de mascara, e bonzinho daqui malzinho dali, ninguém me ama ninguém me quer e vamos empurrando com a barriga as nassecidades dos outros, enquanto isso na calada da noite engordamos nosso salario, é assim que funciona a politica no Brasil,onde meu filho serve em uma força que não da o minimo de condições para o mesmo sobreviver dignamente, onde tenho que levantar as 04:00 da manhã para que o mesmo chegue no horario sem ser punido.Onde uma certa torre de controle foi inalgurada sem o minimo de condições de segurança para a… Read more »

jura_gol

Poggio, e Observador se quiser saber da tal torre e seus males vcs tem meu e-mail, entre em contato e agente conversa

Carcará 01

Rapai, essa idiotice ideológica existe até aqui, quanto mais no “governo bolivariano do Brasil”…

virgilio

Eu como sou pro-Gripen.

Na matéria acima falou- se de políticos Ingleses e Francese e não de políticos Suecos então eu anda continuou com os suecos.

Agora na minha opinião o Brasil em hipótese alguma deve escolher o F-18

É melhor zera o FX-2 E CRIAR LOGO O FX-3 e dessa vez com os SU-35, não querendo sair da matéria os Ingleses são contra o Brasil em adquirir esse caça por causa do Atlântico Sul essa matéria foi posta pelo poder Aéreo é só procurarem.

Carcará 01

Rapai, dando SH, que é meu preferido, ou Gripen, tamo bem servido. O que nao dá pra ter é o Rafail, que vai custar os olhos da cara e vai virar enfeite de hangar em Anapolis…

Vader

Pessoal, como diria a letra da música, “a gente não sabemos escolher presidente”. Vocês acham mesmo que a gente iria saber escolher avião de caça? 😉

Acho que se der alguma coisa virá Super Hornet (pelo menos da jaca Rafale parece que escapamos – e foi por pouco). Mas acho que não vem é nada mesmo, e a aviação de combate da FAB vai acabar.

Carcará 01

Pois é Vader, to chegando nessa mesma conclusão apocaliptica sobre a nossa briosa Aviação de Caça… Vai dar é em nada mesmo, esse páis perdido, entregue a uma catrevagem mentirosa e meliante…

A nossa FAB caminha a passos larrrrgos para virar FAB Linhas Aéreas (Too High Cost (pra viuva) – ZERO fare (pros politicos))

Baschera

Será ?? Se não for papo pra jornalista encher pauta… serve muito bem como a desculpa de plantão para tocar este finado programa novelístico com a barriga por mais algum tempo. O amigos acham que este pessoal de Brasília não sabe que países não tem amigos e sim interesses ?? Sabem sim…. levam um pé no traseiro entra ano sai ano… é pé na ________de boliviano, é pé na ________de argentino (a),… é pé na _________de francês…. mal parou de doer e lá vem outro chute ! Tudo são interesses….. ou acham vocês que os caras são políticos por que… Read more »

Santana Denis

AVIÕES A PARTE pois é de economia que trata a matéria, como ja foi dito sempre encontram um jeito de envolver o FX. Se o mexicano for escolhido vai fortaleçer ainda mais a “ALIANÇA DO PACÍFICO” (Chile, Peru, Colômbia e México) esses paises estão buscando parcerias com a UE e o EUA, é uma aliança bem mais liberal que o Mercosul, aliaz, em tempos dificeis para a economia global a situação esta cada vez mais complicada para o MERCOSUL, principalmente pelas políticas protecionistas e ideológicas. Os números nos diz muito: CRESCIMENTO DE PAISES DA ALIANÇA DO PACÍFICO EM 2012; Chile… Read more »

Baschera

Caro Editor,

Minha insatisfação não é para com “o governo”…e sim para com os políticos… se fosse com o atual governo…. e fosse escrever o que acho e penso… por certo seria expulso deste espaço.

Sds.

Grifo

Senhores, não consigo conciliar esta matéria citada aqui com esta outra da Dow Jones: http://www.nasdaq.com/article/eu-backs-brazils-azevedo-mexicos-blanco-for-wto-chief-uks-cable-20130424-01104 EU Backs Brazil’s Azevedo, Mexico’s Blanco for WTO Chief-UK’s Cable The European Union threw its support this week behind Brazil’s Roberto Azevedo and Mexico’s Herminio Blanco to take over as head of the World Trade Organization after Director General Pascal Lamy steps down later this year, U.K. Business Secretary Vince Cable said Wednesday. Mr. Azevedo, the current Brazil representative at the WTO, “was one of two nominees put forward by the European Union and we all supported that consensus,” Mr. Cable said in an interview.… Read more »

Santana Denis

Ah! Só para lembrar…
Não é que uma “DECEPÇÃO” com os Europeus (Franceses) faria o FX2 pender para os EUA. Os Franceses estão chutando o “pau” da barraca na OMC porque REPETINDO…
Estão fora da disputa do FX2 desde 05 de abril de 2013, e eles sabem disso, ainda não divulgaram nem preciso falar porque. Sem mais.

Observador

jura_gol disse: 30 de abril de 2013 às 18:45 É bem por aí mesmo.Mas se for SÓ por aí, ainda assim vamos longe: nos nossos aeroportos ainda faltam ILS (muitos comprados mas não instalados), taxiways, fingers… Por causa deste descaso e bagunça, já morreram centenas de pessoas nos voos TAM 3054 e GOL 1907. Estas duas tragédias, ao meu ver, foram consequência direta da falta de gestão da “ANARC” e da “INFRAERRO” encabeçadas por políticos corruptos e/ou incompetentes. Enquanto o povo não se conscientizar que corrupção e incompetência MATAM, vamos continuar no mesmo quadro para onde quer que se olhe,… Read more »

ricardo_recife

Uma coisa não tem nada haver com outra. Isto é papo de jornalista para preencher papel. Se este governo quiser ligar uma coisa a outra vai ser uma tremenda burrice. Em face da política tributária adotada pelo governo Dilma como resposta a crise estamos brigando com metade da OMC. Colocar um brasileiro pode ser muito bom para o governo Dilma, mas numa situação destas fica muito difícil, especialmente sem o apoio dos outros países do continente. Cada vez que leio coisas deste tipo imagino o quanto ri no túmulo o general Charles de Gaulle com sua celebre frase: “le Brésil,… Read more »

Baptista Jr

Caros Amigos. Vejam a frase abaixo, constante da matéria:

“Sabemos agora quem são nossos amigos na Europa”, comentou, reservadamente, um integrante do governo que acompanha de perto as negociações para a sucessão do francês Pascal Lamy, cujo mandato acaba em agosto.

Este comentário, tido como verdadeiro, demonstra o despreparo de um integrante governamental. A pura crença de que países são amigos reflete tal despreparo.

Como registrou John Foster Dulles, “Não há países amigos, mas interesses comuns”.

Preocupa-me não saber que interesses nortearam alguns de nossos “acordos estratégico” na região.

Baptista Jr

“acordos estratégicos”…

Ivan

Baptista Jr.

Observação irretocável.
Ou melhor, o único retoque possível o senhor mesmo realizou
no minuto seguinte.

Grato pela intervenção,
Ivan, do Recife.

Ozawa

Ou como já dissera um ex-COMGAR da FAB em entrevista à RFA há alguns anos, sobre as diretrizes que regem a política internacional: “A fluidez dos interesses e as baixezas humanas…”

Santana Denis

O Grifo nos trouxe um complemento importante com link ai em cima. A mesma situação comentada por uma fonte diferente a NASDAK que fala completamente o contrário, enfin acho que o jornalista deve ter pego algum representante do governo conversando no corredor e publicou sua fala.

cristiano.gr

Algo em comum na grande parte dos comentários são as reclamações em tom de desabafo com a cambada de incompetentes e corruptos que são a maior parte dos políticos brasileiros. Se a maioria da população brasileira tivesse essa vizão, esclarecida, e senso crítico a história do Brasil era outra após o Regime Militar. Acontece que o povinho se preocupa mais com a Carminha, o Tufão, e o time do coração que qualquer outra coisa, depois vê-se os telejornais mostrando essas pessoas em condições humilhantes sem atendimentos nos hospitais, sem educação de qualidade para os filhos e sendo assaltado por pivetes… Read more »