marlin

Durante a LAAD 2013, o stand da Denel mostrou uma maquete de um míssil chamado Marlin. Uma pesquisa na internet mostra que ele foi anunciado recentemente. Trata-se de um míssil com versão ar-ar e superfície-ar. A versão ar-ar terá alcance médio e a versão superfície-ar terá versão terrestre e naval. A Denel pretende desenvolver um demonstrador e busca parceiros como o próprio Brasil.

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Taí uma ótima oportunidade de dar continuidade ao programas de mísseis ar-ar no Brasil. De quebra ainda se tem a base para um sistema anti-aéreo. Se o país quer reter os profissionais e o conhecimento adquirido nos programas do MAA-1 e A-Darter, esse é o caminho.

Blind Man's Bluff

@Clésio

+1

Mauricio R.

Ah, se não fossem a Denel e a África do Sul…

Lyw

Clésio Luiz disse:
17 de abril de 2013 às 8:25

Exatamente, uma ótima oportunidade pra dar continuidade manutenção dos profissionais que vê sendo preparados trabalhando nos programas de misseis de curto alcance e outros…

Além de que, é uma oportunidade de desenvolver um produto em um tempo menor e custando menos do que custaria desenvolvendo sozinho. Isto vale tanto para o Brasil, como para a África do Sul, ou qualquer país do mundo.

Nick

Torcendo para que esse Marlin seja co-desenvolvido por aqui. E claro seja o missil padrão tanto para Ar-Ar BVR como SAM de média altura, (com um motor extra)

[]’s

Almeida

Dado o sucesso da parceria e do projeto A-Darter, não tem nem o que pensar. Esse é o passo lógico seguinte. Espero que o façam.

Esse seria o substituto ideal dos Derby em uso pela FAB e nosso futuro míssil de médio alcance, tanto ar-ar quanto superfície-ar. Mas não substitui um Meteor ou Amraam, apenas os complementa a um custo mais baixo.

Gostaria muito de ve-lo no EB e na FAB sobre caminhões da Avibrás, na MB em uma classe Barroso melhorada e na segunda linha de caças da FAB.

Soyuz

A DENEL é uma coisa no papel e outra coisa na pratica, assim como a Avibras ou Mectron. Embora seu nível tecnológico esteja muito acima destas 2 empresas brasileiras citadas. É uma empresa cuja crise financeira já dura pelo menos 15 anos e já passou por diversas reestruturações econômicas e administrativas. Alguns programas se arrastam por muito tempo. O A-DARTER, por exemplo, foi iniciado em 1994. Em 1998 já existia um protótipo do míssil em condições de vôo para validações de características dinâmicas, mas o programa se arrastou por anos até que os quase US$ 60 mi que o Brasil… Read more »

Renato Oliveira

Grande Soyuz.

Concordo. Entrar num projeto de tal envergadura é demais para banânia. Vejam quanto tempo levou o AMX…

Aproveitando a onda, reforço minha posição sobre o FXn. Tem que ser um caça pronto (ou garantido, como o Gripen E/F), com diversas opções de armamentos, fornecidos por mais de um país.

Mauricio R.

“…sobre caminhões da Avibrás, na…”

Na realiadade esses caminhões, são da empresa tcheca Tatra.

Ivan

Soyuz,

Esta é uma das razões (o pragmatismo) pela qual me incluo
entre os que admiram a Suécia.

A outra razão são as suecas, é claro.

Abç.,
Ivan.

Lyw

Mauricio R. disse:
18 de abril de 2013 às 10:59

A Tatra fornece apenas o chassis!

Baschera

Soyuz
17 de abril de 2013 at 15:05 #

Muito perspicaz e verdadeiro seu post.

É isto ai….a Denel procura freneticamente alguém com $$$$$ para bancar mais um projeto, pois se não ela morre.

Este míssil não passa de uma maquete que nem em tamanho real está…. e vai levar mais outros 15 anos para desenvolve-lo, assim como foi com o A-Darter que só existe porque a FAB colocou o $$$$ todo do desenvolvimento.

Sds.