Campina Grande pode ganhar fábrica de aviões

1

paradise fabrica de avioes da bahia

Vanessa Silva

vinheta-clipping-aereoUma fábrica de aviões de pequeno porte pode se instalar em Campina Grande, no Agreste da Paraíba. Nesta quarta-feira (3), uma comitiva de empresários do município de Feira de Santana-BA esteve na cidade para uma reunião com representantes da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep-PB), do governo do Estado e da Prefeitura da cidade. O negócio, que terá investimento inicial de R$ 1 milhão, pode gerar cerca de 100 empregos diretos.

De acordo com Noé de Oliveira Souza, que é diretor-presidente da Paradise Indústria Aeronáutica, empresa interessada na instalação da fábrica, o principal atrativo de Campina Grande para o grupo é a mão de obra disponível na cidade. Ainda segundo ele, o interesse de abrir uma filial na Paraíba surgiu após uma conversa com representantes da Fiep, que intermediaram a visita do grupo à cidade e o início das negociações com o poder público.

Se instalada em Campina Grande, a Paradise Indústria Aeronaútica pretende implantar na cidade um espaço para produção de peças, fabricação e manutenção dos quatro modelos de aeronaves de pequeno porte fabricados pela empresa. O presidente da companhia, Noé de Oliveira, informou que ainda não há nenhum terreno em vista para a fábrica, mas adiantou que uma das exigências é que este possua espaço para a construção de uma pista onde serão realizados os testes nas aeronaves.

aeroporto municipal de feira de santana

Nesta primeira visita os empresários devem avaliarão a tecnologia e os recursos disponíveis na cidade. Após essa etapa, a empresa redigirá um documento oficial com suas intenções e necessidades. A ata será entregue a todos os setores envolvidos na negociação, que responderão fornecendo as condições necessárias para o negócio. “Se depender de nós, vamos apoiar a cidade, e esperamos o mesmo dela”, pontuou o empresário.

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, declarou que o governo municipal colocará toda a estrutura possível da gestão municipal à disposição da empresa. Disse também que existe uma predisposição para discutir a flexibilização do Imposto Sobre Serviços (ISS) recolhido pelo município. O secretário executivo de Indústria e Comércio, Marcos Procópio, que esteve na reunião como representante do Governo estadual, também afirmou que a administração estadual está comprometida em prover, dentro de suas possibilidades, o que for necessário para a instalação da fábrica em Campina Grande.

paradise p1 special

EMPRESA – Criada em 2001, a Paradise é uma empresa especializada na fabricação de aviões de pequeno porte, com atuação no mercado internacional. Ela foi certificada nos Estados Unidos, onde vende aviões para escolas de pilotagem, empresários, dentre outros setores do mercado americano. A empresa também exporta aeronaves para a África do Sul e Austrália, além dos equipamentos vendidos no Brasil, onde também é certificada pela Agência Nacional de Aviação Civil.

FONTE: NE10

NOTA DO EDITOR: a primeira aeronave construída pela Paradise voou pela primeira vez  em 1999, na cidade de Feira de Santana/BA. Trata-se do Paradise P1. Posteriormente foram desenvolvidos o P2 e o P4, todos de asa alta e trem de pouso tipo triciclo. A empresa também comercializa monoplanos de asa baixa da família RU (RU-7, RU-9 e RU-10), projetados pela Van’s Aircraft além do Paradise Eagle. Para maiores informações o site da empresa é http://www.paradise-ultraleve.com/

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

Somente fomentando a aviação geral, é que criaremos condições de desenvolvermos nossa indústria aeroespacial.
E assim criaremos alternativas, as nefandas Embraer e Helibrás.