CISB e Saab prorrogam prazo para inscrição de projetos no programa Ciência sem Fronteiras

0

Discurso do embaixador Robach da Suécia na oficialização das bolsas de estudo na Suécia CISB-Saab-CNPQ - foto Poder Aéreo

 –

Os interessados têm até o dia 3 de maio para enviar suas propostas, por meio de uma plataforma colaborativa

 –

cisbSão Paulo, 4 de abril de 2013 – Os pesquisadores interessados em realizar estudos na Suécia, nas áreas de Energia & Meio Ambiente; Cidades, Atrativas & Sustentáveis; Aeroespacial e Defesa & Segurança, pelo programa do Governo Federal Ciência sem Fronteiras, ganharam mais tempo para aplicar seus projetos. O prazo para enviar as propostas foi estendido para 3 de maio de forma a atender a demanda da comunidade acadêmica. Até lá, pesquisadores de todo o Brasil podem acessar a plataforma colaborativa do CISB por meio do endereço: http://swbcisb.induct.no.

Essa plataforma funciona como uma rede que facilita o encontro entre pesquisadores brasileiros e os professores orientadores das universidades estrangeiras, incentivando a colaboração e visando o enriquecimento das propostas de projetos. A Saab AB, uma das principais incentivadoras do CISB, vem atuando fortemente junto aos pesquisadores para apoiá-los a elaborar propostas que sejam importantes para o desenvolvimento das suas áreas de interesse no Brasil. A Saab irá co-financiar, juntamente com o CNPq, 100 bolsas de estudos na Suécia e, nessa segunda chamada para os projetos, serão aprovadas 15 bolsas para pós-doutorado e cinco para doutorado sanduíche.

Mais detalhes do programa

O grande diferencial dessas bolsas de estudo diz respeito ao ambiente que os pesquisadores irão encontrar na Suécia, que é de inovação aberta e não apenas acadêmico. Além da Saab e das universidades já contempladas na primeira chamada, realizada em março de 2012, que são a Chalmers Institute of Technology, KTH Royal Institute of Technology, Linköping University, a Universidade de Skövde, a Universidade de Pretoria, na África do Sul, e a Universidade George Mason, nos EUA, também participam dessa segunda chamada as universidades Luleå University of Technology e Blekinge Institute of Technology.

Para saber mais sobre o programa Ciência sem Fronteiras, acesse: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br.

Sobre o CISB

Sediado em São Bernardo do Campo, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) foi criado pela Saab em maio de 2011. Tem como objetivo implementar acordos de cooperação em ciência, inovação e alta tecnologia entre Brasil e Suécia, integrando o maduro e bem sucedido sistema de inovação sueco com o dinâmico sistema de inovação que vem se consolidando no Brasil, além de atrair investimentos e interesse de todo o mundo. Empresas suecas como Saab, Stora Enso e Scania, são alguns dos membros do Centro e incentivadoras da iniciativa.

O modelo operacional do CISB é inspirado nos mundialmente conhecidos Science Parks Suecos, em que laboratórios de P&D de grandes empresas, universidades, institutos de tecnologia, empreendedores e investidores de capital de risco se encontram em um ambiente propício à colaboração para a inovação. Assim como nos Science Parks Suecos, a equipe do CISB atua como facilitador e gestor da rede de colaboração.

Sobre a Saab AB

A Saab atende o mercado com produtos líderes mundial, serviços e soluções que vão desde a defesa militar até a segurança civil. A Saab mantém operações e funcionários em todos os continentes e constantemente desenvolve, adota e aperfeiçoa novas tecnologias para atender às necessidades de seus clientes.

Mais informações:

CISB: http://cisb.org.br/CSFsuecia

CNPq: www.cnpq.br

Saab: www.saabgroup.com

DIVULGAÇÃO: G&A

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments