terça-feira, agosto 3, 2021

Gripen para o Brasil

A-10 dispara pela primeira vez foguete APKWS

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.aereo.jor.br
Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Air Force Week kicks off in New York City

Um A-10 Thunderbolt II do ’40th Flight Test Squadron’ realizou testes com foguetes guiados em fevereiro passado com grande sucesso, informou a USAF. O foguete de 2,75″ de diâmetro com guiagem a laser  é conhecido como “Advanced Precision Kill Weapon System II, ou simplesmente APKWS.

Foram realizados três ensaios em voos sendo que no primeiro avaliou-se o impacto do foguete e do lançador na performance de voo da aeronave. O segundo teve como propósito disparar um foguete inerte para avaliar a separação do mesmo a partir da aeronave. No último voo dois foguetes com ogivas de guerra foram disparados a 10.000 e 15.000 pés de altitude. O segundo foguete foi disparado com um vento de proa de 70 nós e o ponto de impacto ficou a dois metros do centro do alvo.

A próxima etapa do programa ocorrerá no campo de ensaios de armas em China Lake (Califórnia). Em maio próximo, pilotos da USAF irão disparar 22 APKWS a partir de aviões A-10 e F-16 em alvos estacionários e móveis.

O gerente do projeto Joe Stromsness, disse que “este é um armamento mais leve e com uma ogiva menor que minimiza os danos colaterais”. “Nós adicionamos guiagem de precisão e segundo nossos testes, estamos a algumas polegadas do alvo desejado.”

Segundo a frabricante do equipamento, a BAE Systems, o APKWS pesa e custa um terço do valor dos atuais foguetes guiados que existem no inventário das Forças Armadas norte-americanas. Podem ser trnasportados sete foguetes guiados por lançador.

FONTE: USAF (tradução e adaptação do PoderAéreo a partir do original em ingês)

- Advertisement -

1 Comment

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Galeão Cumbica

Com o F 35 batendo na porta, pensei que este ja estava na fila do INSS!!!!

GC

Últimas Notícias

Pilotos russos usaram receptores GPS feitos nos EUA durante missões de combate na Síria

Pilotos militares russos usaram receptores comerciais GPS de navegação por satélite durante suas operações de combate na Síria, de...
- Advertisement -
- Advertisement -