A-10 dispara pela primeira vez foguete APKWS

1

Air Force Week kicks off in New York City

Um A-10 Thunderbolt II do ’40th Flight Test Squadron’ realizou testes com foguetes guiados em fevereiro passado com grande sucesso, informou a USAF. O foguete de 2,75″ de diâmetro com guiagem a laser  é conhecido como “Advanced Precision Kill Weapon System II, ou simplesmente APKWS.

Foram realizados três ensaios em voos sendo que no primeiro avaliou-se o impacto do foguete e do lançador na performance de voo da aeronave. O segundo teve como propósito disparar um foguete inerte para avaliar a separação do mesmo a partir da aeronave. No último voo dois foguetes com ogivas de guerra foram disparados a 10.000 e 15.000 pés de altitude. O segundo foguete foi disparado com um vento de proa de 70 nós e o ponto de impacto ficou a dois metros do centro do alvo.

A próxima etapa do programa ocorrerá no campo de ensaios de armas em China Lake (Califórnia). Em maio próximo, pilotos da USAF irão disparar 22 APKWS a partir de aviões A-10 e F-16 em alvos estacionários e móveis.

O gerente do projeto Joe Stromsness, disse que “este é um armamento mais leve e com uma ogiva menor que minimiza os danos colaterais”. “Nós adicionamos guiagem de precisão e segundo nossos testes, estamos a algumas polegadas do alvo desejado.”

Segundo a frabricante do equipamento, a BAE Systems, o APKWS pesa e custa um terço do valor dos atuais foguetes guiados que existem no inventário das Forças Armadas norte-americanas. Podem ser trnasportados sete foguetes guiados por lançador.

FONTE: USAF (tradução e adaptação do PoderAéreo a partir do original em ingês)

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Galeão Cumbica

Com o F 35 batendo na porta, pensei que este ja estava na fila do INSS!!!!

GC