Reportagem faz comparações entre disputa canadense de caças e o F-X2

20

CAF Hornet 781 taxianado na AFA - foto Poder Aereo - Poggio

Canadá não tem certeza sobre o que vai substituir seus Hornets

Na terça-feira, 5 de março, reportagem da UPI (United Press International) tratou do processo canadense de escolha de um substituto para a frota envelhecida de caças CF-18 Hornet do país. Trata-se de uma busca tortuosa mas necessária de um sucessor para 78 jatos em vários estágios de operação, sobre os quais não está claro quantos permanecem em condições de voo.

Segundo a matéria, a disputa canadense por um caça adequado a sua vasta e variada geografia, assim como a seus requisitos de segurança, é um pouco parecida com o programa brasileiro F-X2, que anda parado devido a questões relativas a desempenho, preço e quantidade de transferência de tecnologias para o comprador. No caso do Canadá, os problemas estão mais relacionados a preço, desempenho e política, afirmação que a reportagem credita ao jornal Toronto Sun.

O Brasil deseja comprar pelo menos 36 caças novos, e o Canadá quer adquirir pelo menos o dobro. Há mais competidores no programa canadense do que na “shortlist”  brasileira. No Canadá, disputam a Boeing e a Lockheed Martin, dos Estados Unidos, contra a Dassault francesa, a Saab sueca e o consórcio europeu Eurofighter. Diferentemente do Brasil, o Canadá não deseja construir uma nova geração de caças, mas segundo alguns analistas da indústria essa é uma opção na qual o país também está de olho.

O envio neste início de março de questionários aos competidores, a ser respondido no prazo máximo de seis semanas, sinalizou o início do que promete ser um longo processo de comparação, de desempenho e preço, dos novos caças para o Canadá. Até o ano passado, esse tipo de consulta sequer era cogitada, mas a controvérsia sobre o governo Harper de adqurir o F-35 sem uma concorrência deu munição à oposição e levou a uma reprimenda da auditoria geral.

CAF Hornet 781 em voo na AFA - foto Poder Aereo - Poggio

Ainda citando o Toronto Sun, a reportagem da UPI afirmou que “nenhum dos competidores está a salvo de críticas no mercado global de defesa. Tudo é uma questão de três ‘ps’: performance, preço e política.” As opiniões se dividem, com muitos críticos argumentando que os competidores estão datados e estarão defasados em relação aos avanços tecnológicos antes de serem construídos e incorporados à Força Aérea Canadense.

O Gripen da Saab é criticado por suas qualidades furtivas inadequadas, sistema de guerra eletrônica não desenvolvido e pouca capacidade de carga, e o Toronto Sun fala especificamente da disputa suíça, citando parte de relatório confidencial mostrado pela mídia local que colocaria o caça abaixo dos requisitos (nota do editor: relatório que já foi declarado como apenas parcial pelo Departamento de Defesa da Suíça). Quanto ao Rafale da Dassault, este é mostrado como um caça “faz-tudo” que não se destacaria em nenhum papel específico, o que tornaria difícil achar compradores – o Toronto Sun traz uma longa lista de derrotas comerciais e afirma que nada ainda foi assinado na Índia, único possível cliente externo.  Já o Eurofighter, que nasceu para se destacar em missões ar-ar, passa por escritínio quanto a problemas técnicos, notadamente quanto a suas capacidades ar-terra, para missões de apoio aéreo aproximado demandadas por compradores em potencial. Já o F-35 vem sendo constantemente criticado por seus custos crescentes e grande demora em cumprir o cronograma de testes.

E aqui acabam as críticas aos caças feita pelo Toronto Sun e replicada pela UPI, sem qualquer menção negativa ao Super Hornet – veja “Nota do Editor” ao final.

Ainda segundo o Toronto Sun, “falar é fácil, mas fazer compras de defesa nessa escala requer intestinos fortes por parte dos políticos, pois problemas sempre vão surgir”. A popularidade crescente do desempenho dos sistemas não tripulados, entre líderes militares, também municia críticos. Estes questionam se o Canadá não deveria comprar menos caças tripulados e investir mais em aeronaves remotamente tripuladas para patrulhar seu espaço aéreo e fronteiras.  Os canadenses estão cada vez mais sensíveis às atividades da Força Aérea Russa na região do Ártico, na qual o Canadá espera assegurar soberania em territórios que considera seus.

EDA 60 anos - CF-18 Hornet apresentação 1 domingo -  foto 4 Nunão - Poder Aéreo

FONTE: UPI e Toronto Sun (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em inglês)

NOTA DO EDITOR: quanto à comparação com o programa F-X2, tirando talvez algumas semelhanças quanto ao fato de serem dois países de grande extensão e diversidade de paisagem, a reportagem da UPI cita mais diferenças do que semelhanças, embora o texto, como um todo, dê a entender que há dois pontos de convergência: um é a capacidade de criar controvérsia política, e o outro a possibilidade de se tornar uma longa disputa.

A reportagem da UPI repete as críticas do Toronto Sun a quatro dos cinco concorrentes, estranhamente poupando o F/A-18 Super Hornet. Este sequer é mencionado. É sintomático que a matéria original do Toronto Sun, de onde as críticas aos outros quatro concorrentes foram copiadas (e estão mais extensas), não faz qualquer crítica ao Super Hornet. Pelo contrário, o versão Block II de exportação do caça da Boeing é tratada pelo Toronto Sun como “provavelmente a mais segura opção”, e o jornal cita a compra australiana, país que também aguarda suas encomendas de F-35. Assim, percebe-se mais uma semelhança da recém-iniciada disputa canadense com o nosso F-X2: a capacidade da mídia de massa fazer parte, com críticas mais pesadas a alguns dos concorrentes de um processo do que a outros, da alimentação da controvérsia política, usando argumentos pretensamente técnicos.

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Há bem poucas semelhanças entre as duas concorrências.

O Canadá quer o “estado-da-arte” para hoje E os próximos 30 anos.

O Brasil quer um caça moderno hoje. E que possa manter-se minimamente combativo em 30 anos.

O caça para o Canadá é o F-35. Na pior das hipóteses o SH.

Pro Brasil tanto faz. Embora o melhor e mais seguro também seja o SH.

Diegolatm

Alguem tem alguma dúvida que o SH vai ganhar essa concorrência no Canadá?

Hamadjr

” frota envelhecida de caças CF-18 Hornet do país ” quanta diferença de critério se comparado com a FAB, quem sabe esses frota envelhecida de caças CF-18 Hornet do país possa ser trocado por carne de porco e mas tarde modernizado há um preço de um Gripen.

Marcos

Interessante é que a mídia local, em recente análise, fez um comparativo entre o F-35 e o Avro Arrow – talvez pela capacidade do segundo em também levar armas internamente. Pasmem! Pela mídia local, o Arrow levaria vantagem.

Vader

Diegolatm disse:
6 de março de 2013 às 11:05

Eu tenho. Tenho certeza que vai dar F-35. A concorrência foi direcionada (no bom sentido) para isso.

Sds.

Mauricio R.

Tb não vejo o Canadá só tapando buraco como os australianos estão fazendo, p/ eles a ameaça está logo alí.
Para eles o F-35 e suas múltiplas capacidades, desde a furtividade até a fusão de dados, é uma questão de necessidade.
Não há tanto espaço de manobra assim.

Giordani

Vai haver muito debate…para dar F-35!

jairo boppre sobrinho

Caros
No Canadá não vai levar 12 anos
Abs

Guilherme Poggio

A primeira foto mostra um canhão e um avião.

Marcos

Atenção:

O F-35, como está – falo da inexistência de GPS -, não serve para o Canadá!

Vader

Marcos, fique tranquilo que o F-35 terá GPS.

Mas a propósito: antes do GPS as aeronaves já se orientavam. Inclusive no Ártico.

champs

Repetindo parte do meu comentário do dia 04/03:

“Isso só me permite deduzir que este RFI é apenas uma formalização para escolher o F-35, pra não dizer que foi uma compra direta. O máximo que sai disso aí é um Hi-low (F-35/ SH) para amenizar os altos custos do Lightning.”

Gilberto Rezende

A comparação não tem o menor fundamento, só o requisito de transferência de Tecnologia coloca as coisas em parâmetros opostos. O processo canadense recém começou e ao iniciar o FX-2 brasileiro tínhamos tantos modelos disputando, sem o F-35 e o Typhoon, mas com o F-16 e o SU-35… O F-35 no momento é uma tecnologia tão alta e exclusiva que nem os AMERICANOS a alcançaram ainda, que dirá transferir a alguém… O F-35 em suas 3 versões é tão caça de papel como o é o Gripen E/F com a “pequena” diferença que o Gripen tem apenas um protótipo e… Read more »

HMS TIRELESS

Giba:

Concordo contigo quando você aduz que a comparação é descabida em virtude do requisito da transfência de tecnologia colocar as coisas em parâmetros opostos afinal, enquanto o Canadá elabora seu processo de seleção em bases realistas aqui por esses lados ainda tem quem se aferre a esse quixotesco item. Coisas de república bananeira sem noção que pensa que já é “PuTênfia”…..

Quanto ao favoritismo do SH, você está correto afinal os canadenses operam há muito o CF-18 e a incorporação do SH iria representar a incorporação de um vetor moderno e capaz a custos aceitáveis.

Vader

Gilberto Rezende disse:
6 de março de 2013 às 15:17

Caro Giltiger, explique para a gente como é que um caça com 100 unidades produzidas pode ser “de papel”?

Grato.

HMS TIRELESS

MiLord Vader:

Procura entender o cidadão afinal ele precisa torcer para o F-35 dar muito errado na esperança de que a jaca preferida dele consiga descolar algumas vendas afinal é muito difícil justificar que um caça de 4.5G custe quase o mesmo que um aparelho de 5G….

Eric

Acredito que para o Canadá o Boeing F/A-18E/F Super Hornet sejá neste momento realmente a melhor opção, tem melhor preço de aquisição e provavelmente de operação, que o F-35 (Talvez o supere até mesmo em combate, o envelope de voo do SH e superior ao F-35 que tem seu grande trunfo na técnologia Stealth). A Pequena America (Vulgo Canadá) é quase um estado norte americano. Não sofrerá de embragos e colabora com os EUA em um sistema quase homogênio de defesa. Para o Brasil a situação é bem diferente, principalmente no quesito política esterna. Muita coisa mudou e há menos… Read more »

Gilberto Rezende

Simples, um caça de verdade é uma aeronave com o desenvolvimento finalizado pronta para uso operacional. Se você não terminou o desenvolvimento de sua aeronave e pega uma versão preliminar de desenvolvimento e a constrói fisicamente (ou pior o faz 100 vezes) enquanto não finalizar o projeto estas aeronaves SÃO PROTÓTIPOS não importa como você os chame. QUANDO E SE ao terminar o projeto, terminar os testes de desenvolvimento e comprovar que tem um produto PRONTO e ATENDENDO AS ESPECIFICAÇÕES do seu projeto e com uma configuração FECHADA do modelo para a produção inicial… Todas estas 100 unidades “produzidas” terão… Read more »

HMS TIRELESS

Giba: Você usa de frases empoladas e muito falatório para tentar intimidar e passar a impressão de que é alguém que entende do assunto mas tudo o que demonstra ser é alguém que faz afirmações equivocadas além de ________________ ou seja, o arquétipo perfeito do ___________ senão vejamos: Ao contrário da sua risível cantilena ________________ existem protótipos e exemplares de pré – produção. Estes últimos, como é o caso dos F-35 que atualmente estão saindo da linha de produção, são extremamente próximos quando não são idênticos aos exemplares de produção visto que um dos seus objetivos também é ajustar a… Read more »

Corsario137

To fuera desse também. Aqui o povo pega pesado. More over… Essa discussão que ganhou força nos integrantes do JSF mundo a fora só existe porque o programa F-35 passa por significativos atrasos (não vou aqui entrar no mérito do porquê). No caso canadense, a ameaça ainda me confunde. O que mudou do outro lado do ártico para justificar tanto alarde? Os F-18 de hoje não foram comprados para hipotéticamente enfrentar os Su-27/30/35? E tem algo de novo lá na Rússia? Se o 35 está atrasado, o PAK-FA ainda é uma incógnita. Esse circo todo está com cara de lobby… Read more »