O Capitão Capelão Sebastião

6

Por Gustavo Adolfo Franco Ferreira 

O capitão capelão Sebastião fazia serviço de religião até a bordo de avião! Apresentando-se desta forma a um aviador durão daquelas épocas, ouviu de resposta: “Está apresentado. Quinze dias de prisão!”

Um dia, Tião ia para a cidade na sua Vemaguete (1) marrom. Eu pedi carona. Ele daria, desde que eu o ajudasse numa pequena tarefa que ainda tinha por fazer… “-Lógico, Capelão!”

Abre parênteses. Durante a instrução aérea, o rancho (2) mandava para os hangares, logo depois da primeira decolagem de cada turno, uma ou duas cestas de padeiro, enormes, cheias de pequenos sanduíches  e um ou dois camburões de aço inoxidável com chá-mate quente, morno ou frio (o brochante) ou groselha (o popular “suco de paquete”). Quando o pessoal do primeiro tempo de voo chegava, não tinha mais nada! Tinham comido e bebido tudo. E eles ficavam na fome. O conflito era constante! Fecha parênteses.

O primeiro turno havia acabado de decolar; o segundo turno ainda não tinha chegado. Dentro da vemaguete do capelão lá estavam seis latas das que atualmente se usa para tinta, de 18 litros, sem identificação e completamente limpas, por dentro e por fora. Estacionou nos fundos de um hangar. Levamos três latas, cada um de nós. Carregamos todos os sanduíches na vemaguete do Tião.

A chegada no asilo infantil da Avenida Newton Prado, na cidade, foi cercada de um alarido infernal… O capelão chegou! Hoje temos sanduiches no lanche!

Ele olhou para mim, como a se justificar, e disse “- Sabe, né, Franco, faz mais falta aqui!”

Não sei se algum dia o pegaram… Tomara que não!

————-

  1. Vemaguete – Caminhonete feita pela DKV, com motor de 3 cilindros e 2 tempos
  2. Rancho – Refeitório ou cozinha do refeitório

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Tomara que não.

Bela história.

Antonio M

Isso no Brasil pode ter punição sim mas, se estivesse levando embora milhões poderia ser candidato a presidente da república ….

Baschera

Este é um exemplo do famoso “jeitinho brasileiro”… no bom sentido !

Bela história realmente, Franco !

Para quem não conheceu a DKW Vemeguet, vai a foto abaixo…..

https://3.bp.blogspot.com/-im_ilhUgVe8/UCgLCr7nHKI/AAAAAAAAA1A/kU1EqUM7qkI/s1600/dkw_Vemaguet_lateral.jpg

Sds.

CorsarioDF

É Antonio M, o pior é que você tem toda razão!!!

Ótimo relato Franco, o Capelão Sebastião realizou a sua tarefa nesta vida terrena.

Andrelino Mendes - SO RF

Servi com Capelão Sebastião na AFA e na EEAR, não era um Padre Capelão e sim um PAIZÃO, sempre com uma palavra de carinho para dar, sempre pronto a dar um conselho ou uma orientação, independente de Posto ou Graduação .

SO BCO J.Marcos

Lembro que o Capelão Sebastião era craque no ping pong, um aluno pra ganhar dele era difícil! ele tinha um saque que mantinha a bolinha suspensa no ar com a força dos pulmões, depois deixava ela cair e sacava no canto, difícil de pegar. Sempre visitava os alunos no SABI nos finais-de-semana pra ver como estávamos e conversar um pouco.