FACH abrirá licitação para compra de helicópteros médios

9

PAMA-SP 2012 - dom23set - H-60 Black Hawk FAB - foto 2 Nunão - Poder Aéreo

A “Fuerza Aérea de Chile” (FACH) abrirá este ano uma licitação para a aquisição de seis a oito helicópteros médios de transporte, segundo fontes do site Infodefensa. A decisão por adquirir helicópteros desse tipo, com capacidade de transporte maior que os Bell 412 e Bell UH-1H atualmente em serviço, visa dotar a Força Aérea daquele país de aeronaves  para atender operações de emergência civil.

As mesmas fontes desmentiram os rumores do ano passado, de que o país compraria helicópteros Sikorsky UH-60 Blackhawk dos excedentes do Governo dos EUA.

A FACH atualmente opera só um UH-60 desde a década de noventa. Custos impediram que a aquisição de novas aeronaves desde mesmo modelo fosse feita. Posteriormente procurou-se vender esta aeronave, mas sem êxito.

No entanto, espera-se que alguma versão do H-60 participe da licitação que deverá ocorrer em breve e contará possivelmente com a participação também dos modelos AS-532 ou EC-225 da Eurocopter, Mil Mi-171 da Rosvertol e o AW149 da Agusta Westland.

FONTE: infodefensa (tradução e edição Poder Aéreo a partir do original em espanhol)

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giordani

“…A FACH atualmente opera só um UH-60 desde a década de noventa. Custos impediram que a aquisição de novas aeronaves desde mesmo modelo fosse feita.”

Ah! Para FACh! Quem não tem R$60 milhões por um helicóptero???? 😉

Mauricio R.

O EC-225 precisa ante de tdo, ter os problemas resolvidos, p/ aí sim; ser novamente liberado p/ voo.

(http://www.flightglobal.com/news/articles/Bristow-confident-of-spring-return-to-flight-for-EC225s-381939/)

Ivan

E agora!
Quem entra na licitação?
Helibrás ou Eurocopter?

Mauricio R.

A Helibrás, aka “Apertaparafusobrás”, não tem produto p/ oferecer, logo será a Eurocopter.

Ivan

Mas o papel da Helibrás para a imensa Eurocopter não era atender também as demandas da América Latina, ou ao menos da América do Sul? 🙂

E o EC-725?
Ele se encaixa na ‘pedida’ da FACH.

Baschera

Ivan,

Eles querem um helicóptero médio….. não uma “kombi”….rssssss !!

Sds.

Corsario137

O mercado da Helibrás é América Latina, exceto, países de língua hispânica, e a própria Guina Francesa, ou seja: Brasil e Haiti.

That is all!

Mauricio R.

Mas e esse AW-149, já se encontra em franca produção seriada???
Ou o site Infodefensa se equivocou, e o correto seria AW-139???
Ou AW-189???
Ou AW-169???
Vai saber.
Cuspiram um monte de protótipos ano passado, que eu já nem sei mais, quem é o que.
Ah, já sei!!!
Será uma versão “gatinho angorá” do AW-159 Wildcat!!!

Mauricio R.

Que Brasil que nada, agora a menina dos olhos da Eurocopter, é o México!!! “Saporito expects the plant to be performing both components manufacture and assembly in 2014-15. The Queretaro factory is a by-product of a 2010 contract to supply a total of 15 EC725s to the Mexican air force and navy. With 200 new jobs being created by mid-2014 in the manufacturing plant and an attached maintenance, repair and overhaul facility, …” Esta sentença é especialmente p/ o Brasil, que acredita em “parcerias estratégicas”… “…Queretaro is seen by Eurocopter as a good offset offering, though none was specifically required… Read more »