Cooperação franco-britânica: piloto de Typhoon da RAF sola no Rafale

10

Voo solo tentente Johnstone da RAF no Rafale - foto Força Aérea Francesa

Na sexta-feira, 1º de fevereiro, foi assinada em Paris a atualização da DOO (Directive Of Objectives – diretiva de objetivos anuais) da cooperação franco-britânica em defesa relacionada a suas Forças Aéreas. A mesma nota da Força Aérea Francesa (Arméee de l’air) que divulgou a assinatura do documento trouxe também a notícia de um marco dessa cooperação: em janeiro, um piloto da RAF (Força Aérea Real britânica) em intercâmbio solou no caça francês Rafale.

O voo solo foi realizado em 17 de janeiro deste ano, no caça Rafale C104 alocado ao Esquadrão de Transformação Rafale 2/92 “Aquitaine”, decolando da Base Aérea 113 de Saint-Dizier. O piloto, tenente Matt Johnstone da RAF, destacou após o pouso: “Fui muito bem recebido na Força Aérea Francesa e estou ansioso em relação aos desafios dos próximos anos. Espero cumprir um papel importante nas relações franco-britânicas. Tive a chance de realizar o primeiro solo no dia do meu aniversário, e mal posso esperar para voltar ao voo.”

capitão Gérard e tenente Johnstone do intercâmbio - foto Força Aérea Francesa

Conforme os acordos bilaterais, em setembro de 2012 foi realizado um intercâmbio de pilotos de Eurofighter Typhoon (RAF) e Rafale (Armée de l’air). O piloto francês de Rafale enviado à Inglaterra é o capitão Marc-Aintoine Gérard.

A atualização anual da diretiva de objetivos, realizada na sexta-feira na Base Aérea 117 de Paris, teve a assinatura  do chefe do Estado Maior da Força Aérea Francesa, general Denis Mercier (à direita na foto abaixo), e seu homólogo britânico, o marechal do ar sir Stephen Dalton (à esquerda). O documento trata de mais de 80 projetos comuns das duas forças aéreas.

Marechal do ar Dalton e general Mercier assinam diretiva - foto Força Aérea Francesa

FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa (Armée de l’air)

Tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originnal em francês

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

Te cuída RAF, daqui a pouco tem notinha na imprensa, dizendo que Le Jaca tem chances de equipa-la!!!

Marcos

Novo avião iraniano: Qaher-313

Uma mistura de F-35, “Bird of Prey”, mais canard.

Clésio Luiz

Ô vidinha difícil desse cidadão. Só voando os filés da Europa, enquanto os outros companheiros dele tem que voar Tornado e Mirage F1…

Aproveitando o comentário do Mauricio R., a França propôs uma versão do Mirage III com a RR Spey, para substituir os Hunter na década de 60. Já imaginaram um Mirage III com um Spey de Phantom, 9.000 kgf de empuxo? Seria (a grosso modo) um Mirage 2000 na década de 60, e não teria pra ninguém não. Nem F-104 nem Lightning chegariam perto do bichinho em termos de desempenho.

Vader

Pombas Clésio, que tristeza ter que voar de F-1 e Tornado hein… 🙂

Dava um dedo pra solar qualquer um dos dois…

cvn76

Marechal-do-Ar Dalton……será que é parente de um certo Almirante Dalton que participa do Fórum????

Vader

Beleza Nunão, hehehehe…

Aliás, hoje não apenas é sábado como começa “semi-oficialmente” o Carnaval.

Embora eu esteja trabalhando… 🙁