sexta-feira, setembro 24, 2021

Gripen para o Brasil

F-16 da USAF desaparece no Adriático

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

F-16 da 31FW de Aviano - foto USAF

A Força Aérea dos EUA informou, em nota divulgada nesta terça feira (29/1) que estão sendo realizadas buscas a um caça F-16 desaparecido na segunda-feira, quando voava sobre o Mar Adriático. Os esforços são realizados tanto por equipes militares dos Estados Unidos quanto da Itália, além de civis. O jato é similar ao da foto acima.

A aeronave, pertencente à 31ª Ala de Caça e que decolou da Base Aérea de Aviano, realizava uma missão de treinamento sobre o Adriático quando a base perdeu contato com o piloto, às 20h. As equipes supõem que o jato tenha caído no mar e no topo das prioridades está a busca pelo piloto.

A CBS News, com informações da agência italiana LaPresse, informou que o F-16 enviou um sinal de alarme antes de desaparecer, e que outros três jatos do tipo que voavam na mesma missão de treinamento voltaram em segurança para Aviano. Ainda segundo a reportagem, as condições meteorológicas eram ruins naquela noite, com chuva e neve, prejudicando a visibilidade.

ATUALIZAÇÃO (13h40): em nova nota, a USAF informou que equipes de busca italianas recuperaram destroços no Mar Adriático, que acreditam pertencer ao jato F-16 desaparecido e cuja última localização conhecida era entre 10 e 15 milhas náuticas a leste de Cervia, na Itália. Apesar dos esforços, ainda não se encontrou qualquer sinal do piloto, pelo que as buscas continuam. O informativo Star & Stripes acrescentou que, como a base não tem aeronave própria de busca e salvamento, os esforços para encontrar o piloto são basicamente de equipes italianas, e continuam nesta terça-feira apesar de já estar escurecendo na região. As buscas deverão prosseguir à noite.

FONTE / FOTO: USAF (Força Aérea dos EUA), com informações adicionais da CBS News e do Star & Stripes

Tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em inglês

- Advertisement -
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias

FOTOS: J-16D com novos pods de guerra/interferência eletrônica

Foram divulgadas mais fotos do Shenyang J-16D, versão de guerra eletrônica do caça multimissão J-16 da Força Aérea de...
- Advertisement -
- Advertisement -