GTE 1997 GTE 2012

Barra de Cinco Pixels
vinheta-exclusivoNa imagem da esquerda temos a configuração do Grupo de Transporte Especial (GTE) de acordo com as aeronaves operadas pela unidade no final do ano de 1997. Na imagem ao lado aparecem as aeronaves operadas pela mesma unidade no final de 2012.

Como eram mesmo os esquadrões de caça da FAB 15 anos atrás e atualmente?

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giordani

Poggio, Poggio…vai virar persona non grata na FAB…hehe…

Brincadeiras a parte, isso so mostra o que realmente importa ao “guvernu”.

thomas_dw

Para a FAB foi otimo – os pilotos da FAB tem assim uma forma de se capacitar para a aviacao civil.

Venhamos e convenhamos – qual e´a prioridade 1 do piloto da FAB : a carreira civil, pois o GTA esta ai para isso mesmo.

E nao se esqueca do pessoal de manutencao, todos com emprego garantido na aviacao civil tambem, qualquer um do GTE ja sai empregado.

Enfim – parabens ao PT e a FAB, lideres mundiais na Aviacao Executiva.

Diegolatm

Ótimo post e parabens ao P.A pela visão analitica.

Só com esta imagens, deixa claro que o que mais foi investido nesses ultimos anos na FAB foi para as acomodações e células novissimas para os políticos viajarem… enquanto que nossa defesa aérea vai ficando a cada ano mais e mais no chão!

Vader

Incrível.

Mas a FAB está feliz com a modernização de seus F-5, que dão pau em Typhoon…

Ozawa

Brilhante reportagem ! Parabéns pela ilustração material das decisões políticas.

Isso dá bem a medida do que as autoridades públicas esperam de sua Força Aérea !

FAB – “Asas que protegem o país” ?

Não é esse o lema no portal da FAB ? MENTIRA ! FALÁCIA ! O certo seria: FAB – “Asas que transportam os presidentes e seus asseclas, e só, e só”

Ozawa

Deveriam por as aeronaves do GTE, o mais moderno e bem equipado grupo áereo da FAB, como vetores principais da defesa aérea…

Encham suas aeronaves com as autoridades que as utilizam, e conduzidas por elas, obviamente, lancem-nas contra eventuais oponentes…

andre.dadys

Deveria estar no site:

FAB Taxi Aéreo.

PS: louvável e digno de aplausos o apoio prestado às vítimas da catástrofe em Santa Maria / RS.

eduardo pereira

Andre que tal FAB LINHAS AEREAS EXECUTIVAS ( LEGISLATIVA E JUDICIARIA TAMBEM,RS), essa reportagem só nos traz a tona o fato de que enquanto nao se tornar uma consciencia publica a necessidade de se investir na segurança nacional comprando meios modernos para as FAS, o governo vai continuar fazendo o que lhe apraz.

Ps: muito bacana a presteza da FAB em ajudar no socorro e atendimento especializado na tragédia em Santa Maria.

eduardo pereira

O povo se contenta com bolsa tudo quanto ha e o gov se esbalda , a China ta comprando terras aqui com disculpa de plantaçao de alimentos bem masi perto da fonte mundial de NIOBIO,que sabemos todo mundo precisa (temos só 98% da reserva mundial,fora a agua potavel que nem precisava comentar) e o povo nao se informa nem percebe a necessidade de forças altamente equipadas com o que ha de melhor para proteger tanta riqueza .

Como esta na Biblia “O MEU POVO PERECE POR FALTA DE CONHECIMENTO.”

Roberto F Santana

Parabéns Guilherme Poggio!
Excelente matéria.
Ótimo senso crítico em que palavras não são necessárias, a imagem já diz tudo.
São 22 aeronaves, não mudou o número, mudou a qualidade da mordomia.

P.S.O desenho dos VC99B estão na mesma escala que o C-99A e o VC99A?
Pergunto, porque não conheço esses aviões, é o mesmo avião em versão diferente?

sergiocintra

Por favor senhores!, senhores!!

Vejam pelo fato de a maioria ser “nacional” em 2012. E também pelo fato de acomodar melhor, afinal todos “engordaram” um pouco.

E só lembrando, o Airbus, também foi adquirido para “evacuações” humanitárias, com disponibilidade de atendimento médico emergencial.

Senhores, não sejam perversos.

cristiano.gr

Agora imaginem se somarmos a esses gráficos os carros a disposição do Executivo, do Legislativo e Ministérios. No Brasil reina uma mentalidade ridícula que nunca permite ao país ser uma máquina enxuta e a relação custo benefíco é das piores que existem. O país está muito nas mãos do Legislativo e esses não têm limites para suas ambições e Brasília torna-se um refugio para longe dos grandes centros e do clamor popular e das manifestações já que lá a população é boa parte funcionária pública ou tem familiar que e com isso mantem-se calada. O Legislativo tem de ser transferido… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Roberto, muda a plataforma. Se não me engano os C-99A e VC-99A são baseados no ERJ-145, que é mais comprido, enquanto os VC-99B e C são baseados no ERJ-135 / Legacy, que são mais curtos.

Sergio, de fato. Em 15 anos em que praticamente toda a frota foi renovada, creio que uns 3/4 dos novos aviões foram fabricados aqui (em número – precisa ver essa proporção em valor).

Giordani

“Jatinho” VIP deveria ser só para a Presidência da República e Ministros do primeiro escalão. Militares deveriam usar a estrutura da FAB e na boa, deputado, senador, CC, consultores…vão todos usar aviões de carreira!!Vão fazer check-in! Na fila com o povo!!! Depois que o filhote do rei-sol encheu um 737 de “cumpañeros” pra passear…dizer o quê? Mas vamos ser honestos e parabenizar o profissionalismo do pessoal do GTE. Tem que ser muito profissional e muito bom soldado pra levar em segurança essa gentalha…

Roberto F Santana

É somente um pormenor.
Mas parece que o desenho do VC99B é menor que os C-99a e VC-99A, o comprimento, é claro é diferente, mas digo em tamanho da fuselagem (largura), parecem diferentes.Caso seja isso, se os VC-99B seguissem a mesma escala dos outros dois, o impacto visual seria ainda maior, evidenciando ainda mais a mensagem.
Porém, já não caberiam no mesmo quadro.
Mas deve ser impressão minha.

Hamadjr

Existe um problema de caixa para se ter o FX-2, somente isso, quanto ao comparativo é a prova de em alguma coisa na FAB tem que dar certo.

Baschera

A verdadeira FAB não é esta aí…..não desmerecendo o GTE, mas a instituição é aquela que dentre outras tantas vezes, esteve a postos nas 24 horas ao dia nesta tragédia ocorrida aqui no RS…. transportando feridos de aviãos e helicópteros, pondo a disposição euipamentos médicos médicos, tecnicos em enfermagem, psicólogos e dando todo tipo de apoio logístico, material e humano…. inclusive com óbito de alguns de seus pares, lotados na BASM.

Nosso muito obrigado aos homens e mulheres da Força Aérea Brasileira.

Sds.

Baschera

Errata: leia-se “aviões” e não “aviãos”…

Sds.

Mauricio R.

A ilustração reflete exatamente o estado da FAB hoje:

Se não for francês e/ou Embraer, nem pensar, não tem vez..