terça-feira, agosto 3, 2021

Gripen para o Brasil

‘Desafio Poder Aéreo’ 135

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

quizaereo

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Roberto F Santana

Focke-Wulf Fw 58

calopesdasilva

Esse é fácil para quem mora aqui no Rio ou já foi no MUSAL, esse é uma das anv mais raras daquele Museu e qdo estagiei lá vi sua restauração, até MG15 ele tem.
Só critico pq não está nas cores da AvN já que ele e o Fw44 foram os objetos do contrato daquela força com a fabrica alemã para renovação de sua frota. O Fw44 do MUSAL está com as cores da NB.

calopesdasilva

MB!!!!

Giordani

Bah…não dá pra bobear com Dom Robert!

FW-58. E da MB para fazer ASW ou coisa parecida. Os alemães o chamavam de “bombardeiro de esparadrapo”. Se a memória não me trai, foi graças a negativa dos EUA (para a alegria de uns) em fornecer equipamentos para o governo do brazil que o equipamento alemão veio parar nestas bandas e se não me engano era um plano ao melhor estilo “ToT”, com produção local e tudo o mais, além de outros modelos e detalhe, o Condor seria produzido em solo tupiniquim!!!!

Roberto F Santana

Bons tempos,
Aqui, uma espetacular série de fotos de antigas aeronaves da FAB:
(a foto do Vultee A-35 em Cumbica é algo raríssimo de se ver)

http://aviacaocivil.zip.net/arch2003-10-01_2003-10-31.html

Franco Ferreira

Contra-Desafio 135 (cultura inútil!): (a) Aeródromo, pista e local onde foi fotografado; (b) direção em que está estacionado e direção do último movimento; (c) direção e hora da foto.

Roberto F Santana

a) Afonsos.
b) Não está na pista principal, está em um pequena pista, um modelo em escala de pista, provavelmente usada para treinamento, calibração ou mesmo para fins de exposição, quase em frente aos dois hangares que aparecem ao fundo da matéria dos 75 anos.
c) Proa 260º.
d) Hora, próximo do meio dia.

Franco Ferreira

É… Não dá p’ra bobear com Dom Robert!!!!! Encaçapou QUASE TODAS, menos a a direção de último movimento e a direção da foto. Terá outra chance, porque parece que, havendo descoberto todas as respostas, “pulou” estas duas.

A intenção inicial da construção destas pistas (de fato, duas) era a de fazer pousos e decolagens corridas corridas dos H-1H revisados no Parque, ao qual pertencem os dois hangares mencionados.

De qualquer forma, parabéns.

Roberto F Santana

Caríssimo Franco, Creio que o fotógrafo tinha a cabeceira 08 a sua esquerda e a 26 a sua direita, entendo que são proas magnéticas, no mapa o norte é verdadeiro, parece que dá uns 340º, se somarmos uns 20 graus de declinação vai dar mais ou menos proa norte, o que bate com as cabeceiras. Enfim, direção da foto: norte. Não entendi bem o que seria o “último movimento”. No Google maps esse local, creio eu, fica bem em frente aos hangares do Musal, atrás do Búfalo, 737 presidencial, Avro,P-16, Embraer 145, que estão ao relento aguardando restauração. Bem interessante… Read more »

Roberto F Santana
Roberto F Santana

Correção: no Google maps coloque: Afonsos RJ

calopesdasilva

Entrei pelo link do Roberto e me dei conta q a muito não vou ao MUSAL, pois nunca vi lá o 737 e o 145. Onde está o DC3 da Real que ficava no fim da rua de acesso no gramado, na esquina da pista em frente os hangares?
É o ultimo dos três lá no fundo? Reconheço o C82 e o Commando e o C47 da FAB atrás dos dois.

calopesdasilva

Entrei pelo link do Roberto e me dei conta q a muito não vou ao MUSAL, pois nunca vi lá o 737 e o 145. Onde está o DC3 da Real que ficava no fim da rua de acesso no gramado, na esquina da pista em frente os hangares?
É o ultimo dos três lá no fundo? Reconheço o C82 e o Commando e o C47 da FAB atrás dos dois.

Roberto F Santana

Prezado calopesdasilva,
Acho que esse último é justamente o DC-3 da Real.

calopesdasilva

Precisam só tirar o B17 do hangar de manutenção!!

HRotor

Ô Franco, pouso/decolagem corridas de H-1H em pista pavimentada? E ainda por cima, uma pintura de pista, feita em um trecho de pátio de estacionamento (aparentemente), com facha central e zebrinha de cabeceira? Já entregariam aos esquadrões os helicópteros com as sapatas dos esquis meio desgastadas? Tradicionalmente, helicópteros com esquis fazem tais manobras em pista de grama. Lá nos Afonsos, tinha um trecho de grama, paralelo ao eixo da pista, onde se fazia isso, pelo menos a partir dos 80/90. Lá em Fort Rucker, onde os americanos fazem a instrução de helicóptero das forças armadas, colocam umas sapatas de fibra,… Read more »

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