China envia caças para ‘contra-atacar’ aeronaves japonesas

28

j-10 (1)

vinheta-clipping-aereoA China enviou na quinta-feira caças para acompanhar os F-15 do Japão que seguiam um avião de patrulha chinês no mar da China Oriental, alvo de disputa territorial entre os dois países, noticiou nesta sexta-feira a agência Nova China. O envio de caças J-10 chineses foi confirmado nesta sexta-feira em coletiva de imprensa por uma autoridade do Ministério chinês da Defesa, de acordo com a agência oficial da China.

A agência não fornece detalhes se as aeronaves chinesas sobrevoaram a zona em disputa em torno das ilhas Diaoyu, chamadas de Senkaku por Tóquio, e se limitou a informar que os aviões chineses tinham como missão “vigiar” os caças japoneses que pressionavam o avião de patrulha chinês Y-8.

Este incidente ilustra o enfraquecimento da relação entre os dois países, que mantêm posições inflexíveis sobre a disputa.

O arquipélago em litígio está situado 200 km a nordeste da costa de Taiwan, que também o reivindica, e a 400 km a oeste da ilha de Okinawa, no sul do país. As ilhas ocupam uma posição estratégica e na plataforma continental haveria indícios da existência de hidrocarbonetos.

Esta situação ocorreu dois dias depois de o governo japonês ter convocado o embaixador da China, pela primeira vez desde o início do mandato do primeiro-ministro Shinzo Abe, para “protestar vigorosamente” contra a presença recorrente de navios chineses nas águas que banham as ilhas de Senkaku/Diaoyu.

FONTE: Agência France-Presse

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Qualquer hora alguém faz uma besteira… aí já viu a porcaria que vai dar…

Esses J-10 não são páreo para os F-15 japoneses.

jairo boppre sobrinho

Caro Vader
Eu iria perguntar exatamente o que vc respondeu: se estes J-10 poderiam se contrapor aos F-15.
Abs

Ozawa

Se a “besteira” partir da China, o Japão, como democracia que agora é, e também contida pelos EEUU, não vai retaliar “com tudo”, como os incidentes das Coréias em 2010, em que a do Norte afundou um navio sul coreano e meses depois disparou foguetes em seu território. O Sul “engoliu” a seco essas infâmias, mesmo “tecnicamente” podendo retaliar.

Agora, se a “besteira” partir do Japão, o que pouco provável, a China, como democracia que não é, e só querendo um pretexto…

Marcos

Ao que tudo indica a China está se tornando uma nova URSS.

Fernando "Nunão" De Martini

“Esses J-10 não são páreo para os F-15 japoneses.” A princípio, não são. Mas deve ser colocado na equação em como é o treinamento dos pilotos chineses. A princípio também, caças F-16 não deveriam ser páreo para caças F-15, que têm radar mais potente, levam mais mísseis e têm superioridade em alguns parâmetros do desempenho, principalmente em altitude. Mas, nos EUA, em exercícios de combate dissimilar é bastante comum que F-16 bem pilotados e usando as táticas certas, em que aproveitam sua menor assinatura radar em relação aos F-15, acabem levando a melhor. Algumas vezes, os F-15 tomam boas surras,… Read more »

Marcos

Se as relações com a China azedarem, a estratégia pé manca de dependência total adotada pelo Brasil em relação com a China, vão deixar
nosso país numa situação muito delicada.

Giordani

“Golfo de Sidla…”

jacubao

Essa por… é igual a mer… de gato! Quanto mais se mexe, mais fede…

Vader

Fernando “Nunão” De Martini disse: 12 de janeiro de 2013 às 20:47 Então Nunão, pode até ser, mas destaco dois pontos: 1. J-10 não são F-16. O F-16 é um dos melhores caças do mundo e com eletrônica moderna e armamentos de ponta pode fazer frente a qualquer caça de sua geração. Ademais, não é nada estranho que com uma boa tática o F-16 consiga vencer um F-15: a capacidade de manobra dele é superior e em combate a curta distância a tendência é que ele, como caça mais leve, tenha vantagem sobre o pesado F-15. Lado outro, ninguém sabe… Read more »

Mauricio R.

Os chineses tb não são assim tão bobinhos, não. Eles lá podem ficar fechados no seu mundinho particular, mas prestam mta atenção no que a USAF ou a aviação da US Navy e dos Marines fazem ou deixam de fazer. Da mesma maneira que os americanos criaram o “Top Gun”, p/ remediar deficiências encontradas em combate aéreo sobre o Vietnam, assim tb fizeram os chineses. Idem ibidem qndo os americanos criaram seu centro de táticas aéreas, devido a uma mancadas no Líbano. Taiwan pintava e bordava sobre o estreito que separa a ilha do continente e até mesmo sobre áreas… Read more »

Mauricio R.

Uma amostra dos perrengues da PLAAF: “In the cat & mouse game between ROCAF and PLAAF, Su-27s faced strong EM pressure from Taiwanese ground based and aerial based ECM equipments. In fact, Taiwanese EW was able to cut off communication between PLAAF aircraft and ground base. ROCAF reconnaissance aircraft, ECM aircraft posed great risk to the UHF radio communication system of Su-27. Even with relatively weaker radiation, ROCAF fighter jets can seriously disrupt PLA communication when its comes within short distance of PLA units. Clearly, PLAAF needed to learn to operate 4th generation aircraft with new tactics under heavy EM… Read more »

Giordani

Se levarmos a região para um possível cenário tipo “guerra fria”, vale lembrar que a URSS, apesar de inferior tecnologicamente (no que tange aos caças) quando tinha que atirar…atirava.

Marcos

Diferente da URSS, que tinha uma economia fechada, a China tem forte transação com o Mundo, aliás depende dele. Um conflito real na região pode desencadear sérios problemas na economia deles. Enquanto o Ocidente pode sofrer um pouco da falta de produtos lá fabricados, já que em curto prazo pode estabelecer novas fábricas em novos locais, já a China não pode abrir mão de um mercado externo. Corte-se o fornecimento de minério de ferro do Brasil e Austrália para China e de outros países ocidentais e a coisa por lá vai ficar feia.

Giordani

Então nobre Marcos, pode-se dizer que para “ferrar” com a china, é só bloquear uma certa amazônia azul…hummm…como é bom saber que vivemos num “paíf” aonde os políticos não veem inimigos em lugar algum…

Guilherme Poggio

Taí um avião para entrar num eventual F-X3!

Giordani

Guilherme Poggio disse:
13 de janeiro de 2013 às 13:36
Taí um avião para entrar num eventual F-X3!

J-10 ou F-15?

Guilherme Poggio

J-10 Giordani.

O F-15 seria para F-X8!

Almeida

J-10A armado com 2x PL-8 (cópia do Python 3) e 2x PL-11 (baseado no Aspide/Sparrow), como na foto, não tem a menor chance contra um F-15C armado com 2x AIM-9X e 6x AIM-120C, como no caso dos japoneses. Ainda mais com os japas usando AWACs.

luizblower

Gente, vocês estão comparando os caças como supertrunfos. Isso aí é uma situação real e bem específica. Ninguém vai estar partindo já com o objetivo de atacar, com radar no passivo, cheio de ECM e começando o conflito a longa distância. Provavelmente vai ser uma cosia bem mais confusa, com os caças já muito próximos (em alcance visual), sabendo onde os outros estão, uma aproximação mais ousada sendo interpretada pelo outro como uma ameaça e pimba! Aí, nesse cenário, são 2 caças supersônicos, com gente dentro, qualquer coisa pode acontecer. Depende de quem atirar primeiro, do tempo de reação, das… Read more »

Baschera

Haaaaa…… Tora, Tora,Tora….. vamos incendiar o Golfo da China….

Rsssss,

Arrisco o kill rate pró Japão de 3 x 1 !

Sds.

joseboscojr

Almeida, Não podemos nos esquecer do excelente AAM-4 japonês, inclusive com sua versão B dotado de AESA. Quanto ao AIM-9X, eu acho que eles não usam não. Será? Eles devem usar o AAM-3 (3ªG) e muito provavelmente já deve estar operacional o AAM-5 de 5ªG. Em relação ao J-10, não quer dizer que os que foram enviados o foram com a configuração da foto. Além do PL-11 (semi-ativo) eles operam o PL-12 (radar ativo), mais capaz. Também eles estão desenvolvendo o PL-10, baseado no A-Darter. Se brincar o deles fica pronto primeiro que o nosso. Esses dois países não fazem… Read more »

Ivan

O que é IMPROVÁVEL hoje, poderá ser PROVÁVEL amanhã. Acredito que um confronto aeronaval HOJE entre China Continental e Japão é improvável, principalmente porque o Dragão não está pronto. O Dragão Vermelho tem flexionado seus músculos, o que assusta as feras menores, os Tigres asiáticos. Mas ainda não pode desafiar os maiores e a tendência é criar atritos para forçar os rivais ao desgaste financeiro e político. Antes de confrontar abertamente Tóquio e por tabela Washington, os poderosos de Pequim possuem outros alvos mais urgentes. Ouso enumerar alguns: 1) Taiwan, a ‘província rebelde’. Esta é prioridade principal, mesmo que entre… Read more »

Ivan

Mas é sempre bom lembrar a diferença entre as populações:

China Continental ultrapassa 1.300.000.000 (um bilhão e trezentos milhões) de pessoas, com enorme percentual de pobres e muito pobres.

Japão tem pouco menos que 130.000.000 (cento e trinta milhões) de pessoas, a maior parte classe média.

A diferença é exponencial, simplesmente 10 (dez) vezes.

Abç.,
Ivan.

Ivan

Texto interessante de um indiano.
Datado de 25 de dezembro de 2010, mostra a preocupação hindu com a PLAAF.

http://forceandpolitics.wordpress.com/2010/12/25/plaaf-capabilities-and-limitations-a-critical-analysis/

Sds.

joseboscojr

Toda a tecnologia de um caça visa antes de mais nada prover meios para que ele obtenha a iniciativa numa oportunidade de vezes maior que a de um provável inimigo.
Essa iniciativa só se estabelece a nível BVR e “à priori” tem-se como certo que se o combate está a nível visual o conceito amplo de “iniciativa” já foi pras cucuias e aí as variáveis são tantas que o resultado de combates com caças simétricos (de mesma geração, com armas equivalentes e com pilotos igualmente capacitados) se torna tudo, menos algo que possa ser previsto, como bem frisou o Luizblower.

Mauricio R.
Giordani

É…bem fazem os japoneses…já estão treinando…

Nick

Se chineses e japoneses puderem esperar mais uns 15/20 anos, poderemos ver 🙂

http://www.chinasmack.com/2012/pictures/netizens-wage-photoshop-war-japan-alleged-stealth-fighter.html

[]’s