Sukhoi coloca o quarto protótipo do PAK FA no programa de voos de teste

A Sukhoi noticiou nesta quarta-feira, 12 de dezembro, que foi realizado o primeiro voo do quarto protótipo do caça de quinta geração PAK FA em Komsomolsk-on-Amur, onde ficam as instalações da fábrica KnAAPO, da empresa. Nos comandos da aeronave, estava o renomado piloto de testes Sergey Bogdan.

O voo durou quarenta minutos e foi bem-sucedido, segundo a empresa, de acordo com o plano de voo. Foram realizados testes de estabilidade e avaliação do desempenho do sistema propulsivo, com o jato portando-se bem em todas as fases do voo e seus sistemas e componentes sendo confirmados como de operação confiável, por parte do piloto.

O primeiro voo de um protótipo do PAK FA foi realizado em 29 de janeiro de 2010 e o trabalho está em andamento em testes de solo e de voo, somando mais de 200 voos.

FONTE / FOTO: Sukhoi (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

NOTA DO EDITOR: a imagem é de outro protótipo, o segundo.

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nick

Enquanto uns suspendem compra de caças de 4ª geração, que deveria ter ocorrido à 10 anos atrás, outros continuam a desenvolver seus caças de 5ª GERAÇÃO.

É isso ae.

[]’s

Ozawa

Nossa ! O mundo em crise ! E essa gente gastando dinheiro com isso ?! Olhem para o Brasil e aprendam como se faz Defesa em tempos de crise ?

Resposta: Coloca-se uma carranca toda pintada em Brasília para espantar os inimigos… GDA pra quê ?

Giordani

O PAK-FA precisa logo é dos motores dele, mas ao que parece antes de 2014 não vai rolar…

Realmente! Com toda essa cri$e o governo russo gastando com isso…girando a econômia local, gerando emprego e mantendo a Tecnologia local em constante movimento…me admiro de nenhum braZileiro ter recebido ainda um NOBEL de econômia…

Blind Man's Bluff

É o velho ditado, “toda crise termina em guerra”. Ou seria “o cumulo da negociação é o assassinato?” Não sei, mas em todos os casos é melhor estar preparado do que se fazer de João sem Braço (ou sem dedo) e virar as costas pro perigo.