Rússia poderá tomar 5% do mercado mundial de UAVs

6

A Rússia poderá ocupar entre 3 e 5% do mercado mundial de aviões não tripulados em dez anos, declarou Serguêi Kórnev, chefe do departamento de aviação da empresa russa Rosoboronexport, nesta segunda-feira (12).

No espaço onde começou hoje o Salão Aeroespacial Internacional Airshow China 2012, em Zhuhai, Kórnev completou que já existem modelos competitivos de aviões não tripulados na Rússia, incluindo Orlan-10, Zala-421-016 e Eleron-10.

Segundo eles, esses aviões atendem a todas as exigências do mercado e até mesmo superam muitos análogos estrangeiros em termos de autonomia e altura de voo.

Durante o mesmo evento, o presidente da United Aircraft Corporation, Mikhail Pogosian, também afirmou que a fabricante russa Sukhôi vai se concentrar na criação de veículos aéreos não tripulados (UAV, na sigla em inglês) e de reconhecimento em um futuro próximo.

“Os UAVs representam uma via estratégica para o desenvolvimento da UAC [holding que abrange a maioria da indústria russa de aeronaves, inclusive a Sukhôi]”, disse ele.

No site da Sukhôi há projetos para uma série de aviões não tripulados conhecidos como Zond, otimizados para o transporte de radares de vigilância e de abertura sintética, bem como sensores eletro-ópticos.

A empresa também fechou em 2011 um contrato para desenvolver um UAV com massa de aproximadamente 20 toneladas, projeto que contará com a participação da também russa RAC MiG.

Além disso, a Tranzas, de São Petersburgo, e a Sokol, de Kazan, venceram uma licitação em outubro do ano passado para desenvolver dois sistemas UAV com massa de uma e cinco toneladas, respectivamente.

O mercado dessas aeronaves está passando por um amplo desenvolvimento, especialmente na Ásia, Europa e América Latina.

Entre 2003 e 2012, um total de 38 países compraram aviões não tripulados num valor total de US$ 3.570 milhões. De acordo com a estimativa da Forecast Internacional, o mercado mundial para esses dispositivos continuará crescendo.

Atualmente, os maiores exportadores de aviões não tripulados são Israel e os Estados Unidos, que dominam 70% das exportações mundiais. Estima-se que a médio prazo a China irá se juntar a eles nessa liderança.

Publicado originalmente pela agência RIA Nóvosti

FONTE: Gazeta Russa

FOTO: unmanned.co.uk

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera

Não conheço nada significativo nesta área (UAV) de fabricação russa….
Qualquer modo, se querem vender algo no ocidente vão ter que mudar e muito a interface e a assistência técnica de seus produtos….

Já a China, como mostrei na matéria sobre o helicóptero Z-10 ….. vai muito mais rápido neste quesito UAV…..

Mais imagens do “clone” chinês deste UAV, que tem o curioso nome de “Pterosaur 1”, em imagens da TV chinesa…..na feira Zhuhai Air Show 2012.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=PlCHMSQd-xQ

Sds.

Marcos

Saudades de um certo drone nacional, fabricado nos idos dos anos 80, com motor nacional e tudo!

É o que dá em não investir.

wwolf22

a 1a foto parece um Super Tucano….

Baschera, se eu nao me engano, a Russia assinou um acordo com Israel para o desenvolvimento e producao de UAV na Russia…

Baschera

wwolf22, Sim… é vero… mas eu me referia a um sistema ou aeronave UAV autóctone russo… se há eu não conheço. Vejam que os chineses parecem estar rapidamente assumindo o outrora lugar da URSS/Rússia no papel de máquina militar, tando de construção e desenvolvimento quanto de mercado. Neste último, entrando sutilmente nos mercados de terceiro mundo com produtos de baixo valor, financiamento farto e tecnologias um tanto quanto mistas, produtos mais “arejados” (cópias de produtos ocidentais e russos)….. Quando os chineses romperem a barreira e entrarem nos (ricos) mercados dos países árabes do oriente médio…eu se fosse os russos ficariam… Read more »

Gilberto Rezende

PUTZ um drone UAC/RAC MiG de massa de 20 toneladas???

Que é isso um drone de bombardeio ???

Ou uma central completa de espionagem e guerra eletrônica???

Cruzes tem ALGUM drone deste tamanho mesmo nos EUA ???

joseboscojr

Gilberto,
O X-47B tem peso máximo de decolagem de 20 t.
Provavelmente esse drone de 20 t russo é o Skat.