Uma curta nota do jornal “Estadão” de 29 de outubro, com o título “Caça foi modernizado”, traz o seguinte texto:

“Desde 2000, os 46 caças F-5 da FAB estão sendo convertidos na configuração M (modernizado) pela Embraer, com um custo estimado em US$ 420 milhões. A parceria da empresa nacional, com sede em São José dos Campos, é com a israelense Elbit. O F-5M tem um painel com telas digitais coloridas e superou expectativas. Vai voar até 2030, cinco anos além da meta inicial.

A nota provavelmente complementava matéria do mesmo jornal publicada minutos antes sobre interceptação e acompanhamento de um voo da TAM por um caça F-5M da FAB (notícia que também foi veiculada aqui a partir de reportagem do G1).

FONTE: Estadão

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
AlexJ

Tava na cara. ehehehehe.
JF-17 now !!!!

AlexJ

É a PuTênfia. Seria cômico se não fosse trágico.

Baschera

Pior é que vai mesmo…… F-5 M …… “M” é de Matusalém….. 🙁

Sds.

Nick

Gostaria de estar vivo para ver o novo vetor da FAB operando…mas pelo jeito, não.

[]’s

HRotor

Confirmado pelo pessoal da FAB?

Vader

Cinco anos além da meta inicial? Ahahaha, esse caça já era para estar aposentado há uns 15 anos!!!

Inacreditável. Pior que a imprensa fala essas coisas e tem político idiota e babão que acredita. Por volta de 2025 os F-5 da FAB vão estar desmanchando!

Por isso que eu falo: JF-17 na cabeça. E acaba de vez com essa novela.

Giordani

Daí o cara se atira do 8º andar e ainda é tachado de suicida…

Pior de tudo é um meio de comunicação com o alcance do estadão, colocar uma nota dessas assim, jogada ao vento, mas também, o jornalista, o povo e o político sem instrução, não estão nem aí mesmo…

Forevis-5: O último caça da FAB… 🙁

Groo

Poliana mode on: em 2030 já deve ter algum 5a geração operacional para a venda.

maxi47

Infelizmente quando aos F-5 comçarem a cair dos céus,levando consigo nossos aviadores , os politicos e a impressa irão ver a necessidade de um novo vetor para a FAB( Desabafo de um entusiasta da aviação de caça.)

asbueno

E ninguém pensa nos museus!

A aviação de caça da FAB é similar ao “Asas de um Sonho”, os aviões são peça de museu porém ainda voam.

maxi47: nem mesmo a queda constante (toc toc toc) de F5 irá sensibilizar políticos para a compra de novos aviões.

Observador

Senhores,

Lá pelos idos de 2030, os bolivarianos ao Norte já devem estar com os seus PAK-FA, bem como o Peru, este último para contrapor-se ao Chile, que certamente terá o F-35.

Até os hermanos já devem estar voando de F-16 (usados, claro).

Mas a FAB ainda terá poder dissuasório contra o Paraguai, a Bolívia, o Uruguai, o Suriname, as Guianas…

E quanto a nós, periga estarmos no FX-4. Ou FX-5. E batendo o pezinho pela ToT irrestrita.

É a FAB sendo conduzida pela mão do GF rumo a irrelevância…

wwolf22

ta rolando um papo da FAB de ressuscitar, remotorizar e trocar os avionicos do Xavante…
nao sei nao…

Fabio ASC

Observador, depende das “Guianas…” kkkkk

asbueno

wwolf22:

Se isso ocorrer seria uma opção para o treinamento.
Interessante. Tem a fonte?

AlexJ

Em 2030, a maioria das nações estará operando caças de 4++ e 5ª geração. Algumas poderão até já estar operando 5++, enquanto a PuTênfia estará operando vetores com quase 70 anos. Seria algo como se hoje (2012) alguma nação ainda estivesse operando P-51 Mustangs “modenizados” (caças com quase 70 anos) como importante vetor.
No íntimo, creio que essa extensão absurda e inacreditável da vida útil dos F-5 tem apenas por objetivo a realização de sucessivas e carí$$imas modernizaçõe$.

wwolf22

asbueno,

GRACAS A DEUS O QUE EU DISSE EH BRINCADEIRA…
era soh o que nos faltava, ressucitar avioes bizonhos para a FAB…
Compremos logo os Gripen NG… mais baratos, tecnologicamente no estado da arte, hora voo muito barato (em relacao aos concorrente)…
podemos comprar uns 48 Gripen NG e ainda sobrar um troco pros armamentos, manutencao e gasolina…
falando em gasolina, alguem poderia me sclarecer se a Petrobras “cede” combustivel a FAB ??

asbueno

wwolf22:

Menos mau!

eduardo pereira

Pessoal será que nao existe uma forma de fazermos um destes abaixo assinados eletronicos pressionando o governo a resolver e dar fim no prog fx2 seja escolhendo o jf17 ou o que for, dando uma explicaçao simplificadissema para os internautas de plantao e colhendo esta assinaturas de modo que isto nos levasse a aparecer na midia nacional,quissar ,internacional???

eduardo pereira

As pessoas combinam tanta coisa pela net por tantos e variados motivos ,por que nao um de tanta importancia nao é???

Giordani

eduardo pereira disse:
1 de novembro de 2012 às 14:37

Esquece brow…nefte paíf para mobilizar a população para protestar contra o absurdo e extorsivo valor dos combustíveis, tu não consegue nem uma dúzia de gatos pingados! Mas para um carnavalzinho, o país para!!!

Marcos

off topic

Embraer Legacy 500 pronto para voar. E com a pintura totalmente pronta. Aliás, que pintura!!!!
(fonte: BlueSky Business Aviation)

Observador

Fabio ASC disse:
1 de novembro de 2012 às 14:22

Sim, temos que levar em conta que há “Guianas” e “Guianas”.

Mas como ambas são de paz, para estas o “bicudo” serve.

A Guiana é um estado soberano, embora faça parte da Commonwealth. Só seria defendida pela Grã-Bretanha se fosse covardemente atacada.

Já a Guiana Francesa é um estado ultramarino da França (não é colônia).

Nenhuma delas herdou o sangue quente espanhol dos nossos outros vizinhos.

Este simples fato aponta em ambas um risco próximo de zero para qualquer aventura militar movida a patriotadas, tão típicas da América Espanhola.

edcreek

Olá,

Piada sem graça, faço coro aos amigos se for para ser assim é melhor comprar JF-17, o paisinho esse viu….

Abraços,

Darkman

F5M merece uma medalha de Honra por estar suportando tanto tempo assim.
Mas do jeito que a China anda, seus caças podem ser bem vindos aqui.
Caso o Fx2 não seja anunciado em Dezembro/2012 ou Janeiro de 2013 a coisa vai ficar estranha, MIrage2000 param de voar e os Forevis da Jordânia modernizados entram em operação já que estão com menas hoas voo do que os nossos.

É o fim chegar nesta situação absurda !!!!
Estamos no osso sem necessidade disso, tempo pra ter a definição já teve.

Abs.

Ricardo Santos

Com certeza, vai entrar para o Guinness Book!!!

thomas_dw

2030 os primeiros darao baixa, mas o ultimo deve ocorrer em 2045, os AMX em 2055 e os A-4M em 2065.

HRotor

Já vi que não vão renovar as fotos daqueles folders “Jovem, seja Piloto de Caça da FAB!” pelos próximos 15 anos…

Observador

Caro Nunão,

O problema não é o fato do F-5M ainda estar voando em 2030.

O problema é que pelo andar da carroça, ele ainda será o PRINCIPAL vetor de caça do país, porque a prioridade do GF em comprar novos caças é zero.

Optimus

Srs. Conformem-se: isso irá ocorrer, sem sombra de dúvidas… Por causa de nossos governantes ____________ (auto-editado) e por culpa da própria FAB – que não tem mais visão de Força de COMBATE, e por isso se conformou em ser FA de Transporte, o que ficou bem claro aqui: http://www.aereo.jor.br/2012/10/30/entrevista-com-o-ex-ministro-da-aeronautica-tenente-brigadeiro-mauro-jose-miranda-gandra/#comments Tivesse o Comando real interesse simplesmente NÃO aceitaria essa situação e sequer faria a modernização nos F-5 e A-1 – simplesmente deixaria tudo no chão e deixa a tal imprensa “PIG dazeliti” fazer a festa (inclusive no exterior) – e mostrar que o BR não tem caças nem pra proteger os… Read more »

Ricardo Santos

Acompanho o relator Optimus, acredito que a FAB tem uma parcela de culpa neste continuísmo!!

Leonardo

Essa informação não tem pé nem cabeça, essas caças já estarão no limite de suas vidas estruturais já por volta de 2015/2016, mesmo as células modernizadas, e mais se hoje já existe a dificuldade em encontrar peças, imaginem em 2030? Só se adquirirem mais algumas aeronaves para canibalizar!!!!

Outro dia um F-5 perdeu o canopy em vôo, segundo ouvi dizer embora não possa confirmar a veracidade da informação, é de que a FAB recomenda aos pilotos a evitar um simples tuneaux’s, e algumas outras manobras mais radicais.

Mas como aqui é o país do jeitinho…..

Baschera

Hoje é dia de finados….. vou colocar uma flor no túmulo do FX-2…. e neste mesmo dia, em futuro próximo, no túmulo da aviação de caça da FAB…..

Optimus,

Bem lembrado o discurso do já falecido Dr. Enéas Carneiro, eminente médico cardiologista, que enquanto candidato a presidência, sempre foi merecedor de meu voto, com muito orgulho !!

Sds.

champs

O substituto do F-5 esta bem aí no FX-2, chama-se Gripen E/F, sua entrada em operação coincide inclusive com as primeiras baixas do F-5 (2017/2020).

Para a substituir o Mirage 2000 hoje bastaria seguir a idéia do Dr. Enéas Carneiro, os nossos pilotos e exportadores de carne iriam adorar…

Agora tampão de novo não por favor.

Leonardo

Nunão entendo que dei uma extrapolada, em relação as manobras também a achei um pouco de exagero de quem comentou isso comigo, mas é tanta coisa que escutamos quando conversamos com alguns militares, e mesmo que estes não estejam envolvidos diretamente em operações com aeronaves, nos deixam com algumas caraminholas na cabeça, mas uma coisa devemos levar em conta, os sobressalentes, qual garantia teremos? Será que haverá peças disponíveis no mercado até 2030? A qual custo? Creio que a FAB tenha avaliado isso, mas levando em conta que a aeronave não seria mais a 1° linha de defesa do país… Read more »

Galeão Cumbica

Lendo todos estes comentarios da uma vontade de que as coisas fossem diferentes, mas não sei se sabem se o Brasil comprassem estes avioes eles poderiam ficar no solo, mas não pq eles tem uma hora de voo mto cara para a nossa FAB, mas pelo simples fato de falta de combustivel, nosso Brasil nem consegue dar vazão para os combustiveis importados como diesel e gasolina, por falta de logistica, falta de disponibilidade dos portos, quando vejo que tamos engatinhando nestas areas da ate um aperto no coração, em relação ao projeto chines tb mto comentado em outro post tb… Read more »

Renato Oliveira

“continuar como principal caça em 2030 eu acho extremamente difícil ou até impossível, pois parte das células já precisa ser aposentada bem antes disso”

Caro Nunão, se estivéssemos falando de um país sério, eu concordaria com você, mas em sendo o Brasil…

Quanto a estarmos no FX-n, disso infelizmente não tenho dúvidas.

E queremos lugar no CS da ONU…

Hamadjr

Nunão, porque essa falta de esperança? os novos teco-tecos f-18 vão estar aqui em 2013, para fazer o markting com o 13 do Partido Traíra, isto se o mundo não acabar em 2012.

Baschera

Coluna do Cel. Gelio Fregapani:Rússia Rússia O governo russo estaria disposto a reabrir seu mercado para as carnes brasileiras em troca da exportação ou da produção conjunta de armamentos. Para voltar a participar do Programa de aquisição de aeronaves para a FAB, os russos aceitariam compartil har a tecnologia dos aviões Sukhoi 35, venderiam a Brasília seus mísseis anti-aéreos Tor, e renovariam o convite para que o Brasil participe do acordo do PAK-FA T-50, como sócio pleno do caça-bombardeio de quinta geração que estão desenvolvendo junto com a Índia, para entrar em operação por volta de 2018. Esse assunto poderá… Read more »