Home Noticiário Nacional Araras recebe Mirage III da Força Aérea Brasileira

Araras recebe Mirage III da Força Aérea Brasileira

856
4

Aeronave foi doada sem ônus à Prefeitura e ficará em exposição em frente ao Ginásio de Esporte – avião é um dos primeiros caças entregues à FAB na década de 70

Araras recebeu um avião F-103 Mirage desativado, que foi doado pela Força Aérea Brasileira à Prefeitura Municipal. O caça estava na Base Aérea de Anápolis e chegou na noite da última terça-feira (9) ao município. O avião está sendo montado por uma equipe da própria FAB e ficará exposto na Praça Roberto Mercatelli, em frente ao Ginásio de Esporte “Nelson Rüegger”. A previsão é que a montagem seja concluída em um mês.

A doação da aeronave não acarretou ônus à Prefeitura e visa fomentar o turismo em várias cidades brasileiras. Em Araras, o processo já estava em tramitação há cerca de um ano.

A exposição do avião é um dos primeiros passos para o fortalecimento do turismo regional em Araras. A iniciativa faz parte do programa de governo da administração municipal, que inclui também a revitalização do Lago Municipal e de seu entorno, além de outras ações previstas para serem colocadas em prática nos próximos anos.

O avião é um dos primeiros caças entregues à Força Aérea Brasileira entre outubro de 1972 e maio de 1973, recebendo a denominação de F-103. Os caças Mirage III pertenciam ao 1º Grupo de Defesa Aérea (1o. GDA), localizados na base de Anápolis, em Goiás, tendo como principal missão interceptar aeronaves consideradas hostis na região centro-oeste do Brasil, além de proteger a capital federal Brasília.

Eles foram submetidos ao primeiro programa de modernização no final da década de 80 e novamente em 1997. Permaneceram em operação até dezembro de 2005, quando foram substituídos pelos caças Mirage 2000, mais modernos e com mais capacidade de armamentos.

Desde então, as aeronaves passaram a ser doadas pela FAB. Além de Araras, outras cidades do país também foram contempladas com os aviões desativados, que estiveram presentes nas principais operações militares e foram utilizadas na formação de 223 pilotos em defesa aérea.

FONTE / FOTO (L. Costa – Secom): Prefeitura de Araras, com informações da FAB

NOTA DO EDITOR: a notícia também foi divulgada no Notimp da FAB, a partir de repercussão no site canalpiloto.com.br. Alteramos ligeiramente o título original para fazer referência mais clara ao caça. Para ver mais reportagens sobre caças Mirage III (F-103) da FAB que estão expostos como peças de museu ou monumentos, clique nos links abaixo.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos
Marcos
7 anos atrás

Tiraram os explosivos do assento ejetor?

alphasr71a
alphasr71a
7 anos atrás

Bem que poderia ser doado pra uma universidade pra ser estudado, agora vai ficar juntando poeira em alguma praça :/

Giordani
7 anos atrás

Espeta um na entrada da BAAN, doa um para o Musal, outro para o museu da TAM e o resto tranforma tudo em QF-103! Teria muito mais serventia!