Araras recebe Mirage III da Força Aérea Brasileira

4

Aeronave foi doada sem ônus à Prefeitura e ficará em exposição em frente ao Ginásio de Esporte – avião é um dos primeiros caças entregues à FAB na década de 70

Araras recebeu um avião F-103 Mirage desativado, que foi doado pela Força Aérea Brasileira à Prefeitura Municipal. O caça estava na Base Aérea de Anápolis e chegou na noite da última terça-feira (9) ao município. O avião está sendo montado por uma equipe da própria FAB e ficará exposto na Praça Roberto Mercatelli, em frente ao Ginásio de Esporte “Nelson Rüegger”. A previsão é que a montagem seja concluída em um mês.

A doação da aeronave não acarretou ônus à Prefeitura e visa fomentar o turismo em várias cidades brasileiras. Em Araras, o processo já estava em tramitação há cerca de um ano.

A exposição do avião é um dos primeiros passos para o fortalecimento do turismo regional em Araras. A iniciativa faz parte do programa de governo da administração municipal, que inclui também a revitalização do Lago Municipal e de seu entorno, além de outras ações previstas para serem colocadas em prática nos próximos anos.

O avião é um dos primeiros caças entregues à Força Aérea Brasileira entre outubro de 1972 e maio de 1973, recebendo a denominação de F-103. Os caças Mirage III pertenciam ao 1º Grupo de Defesa Aérea (1o. GDA), localizados na base de Anápolis, em Goiás, tendo como principal missão interceptar aeronaves consideradas hostis na região centro-oeste do Brasil, além de proteger a capital federal Brasília.

Eles foram submetidos ao primeiro programa de modernização no final da década de 80 e novamente em 1997. Permaneceram em operação até dezembro de 2005, quando foram substituídos pelos caças Mirage 2000, mais modernos e com mais capacidade de armamentos.

Desde então, as aeronaves passaram a ser doadas pela FAB. Além de Araras, outras cidades do país também foram contempladas com os aviões desativados, que estiveram presentes nas principais operações militares e foram utilizadas na formação de 223 pilotos em defesa aérea.

FONTE / FOTO (L. Costa – Secom): Prefeitura de Araras, com informações da FAB

NOTA DO EDITOR: a notícia também foi divulgada no Notimp da FAB, a partir de repercussão no site canalpiloto.com.br. Alteramos ligeiramente o título original para fazer referência mais clara ao caça. Para ver mais reportagens sobre caças Mirage III (F-103) da FAB que estão expostos como peças de museu ou monumentos, clique nos links abaixo.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Tiraram os explosivos do assento ejetor?

alphasr71a

Bem que poderia ser doado pra uma universidade pra ser estudado, agora vai ficar juntando poeira em alguma praça :/

Giordani

Espeta um na entrada da BAAN, doa um para o Musal, outro para o museu da TAM e o resto tranforma tudo em QF-103! Teria muito mais serventia!