Gripen F apresenta-se para o público nas demonstrações de Axalp, na Suíça

7

Nesta quinta-feira, 11 de outubro, foi realizada para o público suíço a primeira apresentação em voo do Gripen F (biposto) fabricado pela Saab, similar aos vinte e dois caças Gripen E (monoposto) que o Governo Suíço pretende adquirir. A apresentação foi feita durante as tradicionais demonstrações da Força Aérea Suíça no campo de tiro de Axalp.

Segundo o porta-voz da Força Aérea,  Jürg Nussbaum, o voo durou 10 minutos. Aproximadamente 7.000 pessoas estavam no evento, observando também a apresentação de outras aeronaves. Nussbaum disse mais pessoas do que o normal, porque o Gripen atraiu muita gente – e provavelmente muitos viajaram ao local especialmente para ver o caça sueco, na opinião do porta-voz. A compra do Gripen, porém, não tem unanimidade entre os políticos.

O Ministro da Defesa Ueli Maurer também compareceu ao evento. Além da apresentação do Gripen, houve simulação de combate a incêndio, de operações de resgate com helicópteros do Exército, saltos de paraquedistas, além da equipe de demonstração aérea Patrouille Suisse, conforme a notícia do jornal suíço 24 heures. As fotos da AFP, disponibilizadas pelo portal Terra, mostram também caças F-18 Hornet em passagens e lançando “flares”.

Segundo o site Blick.ch, na quarta-feira a programação de apresentações teve que ser cancelada devido ao tempo ruim. Porém, nesta quinta, as condições climáticas melhoraram.

FONTES:  24 heures, SFTV e Blick.ch

FOTOS: Keystone (P. Klaunzer) via 24 heures / SFTV e AFP, via Terra

NOTA DO EDITOR: o vídeo de 14 minutos e meio abaixo, publicado no youtube com data de anteontem (9 de outubro), mostra a aeronave de testes Gripen F sozinha e em formação com F-18 Hornet. Também mostra este último e caças F-5 manobrando e disparando canhões contra alvos na bela paisagem desse estande de Axalp, assim como manobras dos F-5 da Patrouille Suisse e o treinador PC-21. Ao final da edição, uma passagem baixa bem lenta do Gripen F. Tudo para deleite dos fotógrafos e outros espectadores presentes a essa seção de treinamento.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo

muito legal, o vídeo.

mchiste1967

Com apreço aos amigos do site, sei que não é este o anuncio, mas quero dizer que comprei o último exemplar da revista “maravilhosa” forças de defesa na banca do hipermercado extra morumbi na marginal pinheiros em SP. Não percam.

Abraço 2º de 1986 PA/SP

Guilherme Poggio

Caro “mchiste1967”

Agradecemos muito a sua informação.

Se alguém encontrar em outras bancas do país é só informar a gente.

Guilherme Poggio

Fantástico show do Patrouille Suisse no final!

DrCockroach

Fazia tempo que nao via um video tao legal como este.

Valeu!

[]s!

ricmoriah

show!!!!!!!! maravilhoso!!!! o cenário então…nossa…a perícia dos pilotos… demais!!!!

HRotor

Muito legal o video e belas fotos!
Nada fácil fazer as manobras à baixa altura naquela região montanhosa.
(Com 08:30 aparece por 2 seg um helicóptero pousado, acho que é um EC 135…)