Se croatas comprarem o Gripen, suecos comprarão estaleiro da Croácia

6

A informação foi divulgada pelo Croatian Times nesta sexta-feira, 5 de outubro, e é creditada ao diário Vecernji List.

Conforme a notícia, a Suécia deverá apresentar a proposta de venda de caças Gripen à Croácia no próximo dia 10, segundo o jornal. Incluída na oferta de caças Gripen, estaria um acordo para a compra pelos suecos de um dos estaleiros estatais croatas, que a Croácia pretende privatizar.

A “troca”, na opinião do jornal, seria boa para a Croácia, que deseja ao mesmo tempo atualizar suas Forças Armadas e privatizar seus estaleiros.

FONTE: Croatian Times

FOTO: Saab

NOTA DO EDITOR: pelo que pudemos entender da notícia original em croata do Vecernji List, essa compra de estaleiro seria uma oferta do Governo Sueco, como um dos projetos de offset (compensações) equivalentes a 100% do negócio. Já haveria sete pré-acordos de offset aprovados, outros cinco em negociação e mais oito aguardando. O objetivo é a criação de empregos na Croácia. Sobre a oferta das aeronaves em si, não está claro se seriam novas aquisições ou “leasing” de caças existentes (é citado o caso da Hungria, por exemplo), pois os suecos já teriam oferecido diversas opções aos croatas, incluindo o “leasing  gratuito” de modelos mais antigos por alguns anos antes da compra de novos. Isso demonstraria grande flexibilidade em suas ofertas, segundo o jornal.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Eu ia sugerir o mesmo por aqui: a gente compra os caças e alguém compra o Brasil.
Mas depois das críticas que recebi devido a um comentário semelhante em outros post, semanas atrás, melhor deixar de lado a ideia.

Baschera

Já estão comprando….mesmo que não tenhamos comprado caça algum !!

Sds.

Fabio ASC

De quantos caças estamos falando?

Guilherme Poggio

Isso. Sempre ouvi que a Croácia queria um esquadrão de caças novos.

Qualquer coisa acima disso seria uma surpresa em um período de recursos escassos.