Demonstrador do Gripen F está na Suíça para apresentações

4

Demonstrador da nova versão do Gripen escolhida pela Suíça, que veio acompanhado de um Gripen D, vai se apresentar para integrantes do Comitê de Defesa e participar das demonstrações aéreas de Axalp

O Departamento de Defesa da Suíça informou que na manhã de quarta-feira, 3 de outubro, pousou na base aérea de Emmen a aeronave demonstradora do Gripen F, após voo direto de duas horas a partir de Linköping, na Suécia. A aeronave foi acompanhada por um exemplar igualmente biposto do Gripen D.

Na próxima semana, no dia 9, o caça será apresentado aos integrantes do Comitê de Defesa  em voo e também no solo, durante as demonstrações da Força Aérea Suíça de Axalp. O público poderá ver a aeronave nos dias 10 e 11. A aeronave será voada tanto por um piloto da armasuisse (organização do país responsável por compras de defesa) quanto por um piloto da Força Aérea Suíça. Um piloto de testes da Saab estará no posto traseiro do Gripen.

Antes da chegada do jato, os pilotos suíços retomaram seus conhecimentos sobre a aeronave por meio de treinamento de simulador, realizado na Suécia. Nos próximos dias, os pilotos suecos serão intruduzidos ao espaço aéreo sobre o ambiente desafiador dos Alpes Suíços e às características especiais do campo de tiro de Axalp. Todos os voos do Gripen F serão feitos a partir da Base Aérea de Emmen, preferencialmente à tarde. Haverá um evento oficial para a mídia na sexta-feira, 12 de outubro, na base, para jornalistas credenciados.

FONTE: Departamento de Defesa, Proteção Civil e Esportes da Suíça

FOTOS: Saab

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gilberto Rezende

Mais uma bravata da SAAB…

Como esta aeronave pode ser um Gripen F com um airframe de Gripen D?

Ou a SAAB admite logo que afinal das contas o tal Gripen F/NG/qualquer coisa que será usado pela Suécia/Suíça vai manter o mesmo airframe do C/D (e o trabalho da AKAER vai para a lixeira) ou esta aeronave “renomeada” que é o velho e conhecido demo de antes não é F coisa alguma…

Grifo

Como esta aeronave pode ser um Gripen F com um airframe de Gripen D?

Caro Gilberto Rezende, o airframe foi modificado. Originalmente se não me engano era um Gripen B.