‘Sábado Aéreo’ 2012 na BASP: sol, céu azul e aeronaves para todos os gostos
O dia estava perfeito, com um céu de um belíssimo azul de início de primavera, temperatura agradável e um sol gostoso. De um lado, a pista do aeroporto internacional mais movimentado do Brasil, com aviões comerciais de vários países subindo e descendo o tempo todo. De outro, um pátio repleto de aeronaves militares, com quatro delas abertas à visitação. E, para completar, um bom público, mas nada que tornasse o espaço difícil de se movimentar ou criasse filas intermináveis.
Pelo contrário, não faltou espaço livre e, para completar, as curtas filas para entrar nas aeronaves ou para alimentação andavam rapidamente e algumas atividades “extra-aeronáuticas” (afinal, demonstrações ou acrobacias em voo não combinam com o espaço aéreo de Cumbica) entreteram os visitantes da BASP – Base Aérea de São Paulo.
Um “Sábado Aéreo” que, embora sem rasantes de caças ou acrobacias da “Esquadrilha da Fumaça”, tem seus atrativos e “charme” pelos motivos expostos acima. Um conjunto que você poderá conhecer melhor agora nessas fotos tiradas pelo Poder Aéreo, que esteve presente ao evento na parte da manhã.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ainda que nossa visita à BASP tivesse que ser mais rápida do que gostaríamos, “ensanduichada” entre outros compromissos, foi possível captar o “clima” desta edição, que repetiu muitos pontos positivos da anterior (veja matérias nos links abaixo) e acrescentou mais aeronaves em exposição estática em relação a 2011.
Entre elas, estava o jato de ataque A-1 (AMX) da Força Aérea Brasileira (FAB), que chamou bastante a atenção do público e que escolhemos para abrir esta matéria. Mas quem chamava ainda mais a atenção, até pelo seu porte, era o Boeing 737 que se destacava no pátio. Afinal, não é todo dia que se pode entrar e visitar um avião presidencial, mesmo desativado. A maior fila de visitantes estava lá e, mesmo assim, não demorava muito para chegar a vez de se ver a cabine por dentro (quando comparado a eventos com maior concentração de público).
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Outras aeronaves que podiam ser conhecidas por dentro eram um F-5EM, um SC-105 Amazonas e um H-34 Super Puma: assim, tanto aeronaves de caça, de asas rotativas, busca e salvamento e transporte (VIP) podiam ser visitadas, dando uma visão geral bem interessante sobre as diversas aviações da FAB.
Entre outros aviões em exposição estática (mas sem visitação) vale destacar a presença de um novo integrante do 4ºETA (Esquadrão de Transporte Aéreo), que é a única unidade aérea que é baseada na BASP: bem perto de um dos hangares, estava um C-95BM Bandeirante. O “M” significa modernizado, e externamente o avião chamava a atenção pelo seu padrão de pintura diferente de outros dois “irmãos” não modernizados que podiam ser vistos do outro lado do pátio.
Outro fato digno de nota foi a presença, ao mesmo tempo, dos dois helicópteros “Vip” de menor porte do GTE, (Grupo de Transporte Especial) e que atendem à Presidência da República, os VH-35 (EC-135T2i da Eurocopter).
Não é raro ver um deles em São Paulo, dado que as viagens presidenciais à capital paulista são razoavelmente frequentes, e a aeronave realiza os deslocamentos curtos da base para a cidade. Mas os dois juntos é algo que nem sempre que se pode ver.
Um motivo pode ser a visita agendada para a presidente nesta segunda-feira, conforme noticiado em jornais neste final de semana, na qual também foi incluído comício à noite, ligado às eleições municipais de São Paulo.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Outras aeronaves em exposição eram um T-27 do EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea), a “Esquadrilha da Fumaça”, dois T-25 da AFA (Academia da Força Aérea), um dos quais decolou no final da manhã, um helicóptero H-60 Black Hawk do Esquadrão Pantera, um A-29A (monoposto) Super Tucano do Esquadrão Flecha, um P-95B “Bandeirulha” da Aviação de Patrulha da FAB e um Fennec da Aviação do Exército.
Saindo da parte “aérea” para a “espacial”, embora na ficção, pessoas caracterizadas como personagens dos filmes Avatar e Star Wars circulavam entre os presentes, com direito a muitas fotos. Uma dessas fotos nós infelizmente não pudemos presenciar, mas ouvimos falar a respeito: em dado momento da manhã, “Luke Skywalker” subiu na cabine do F-5EM, proporcionando uma visão ao mesmo tempo diferente e cômica.
![]() |
![]() |
No gramado um pouco mais afastado dos hangares e do pátio da base, vários visitantes aproveitavam a oportunidade de tomar sol vendo as decolagens e pousos dos aviões comerciais nas pistas em frente. O conjunto formado pelo belo céu, temperatura agradável e movimentação aérea dava vontade de não sair de lá. Mas, infelizmente, nossa visita à BASP teve que ser curta devido a outros compromissos no dia.
Ainda deu tempo para dar um “alô” a duas aeronaves históricas expostas bem ao lado: um T-6 com as cores da ERA 41 – Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque – e seu sucessor nas missões do tipo, o AT-26 Xavante com o brasão da unidade que também a sucedeu, o 4ºEMRA (Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque), que operou na BASP até o final da década de 1970.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Resumindo: mesmo sem acrobacias aéreas, demonstrações de helicópteros ou passagens rasantes de jatos, o “Sábado Aéreo” da BASP é um evento que reúne bons atrativos. Esperamos ter mais tempo no ano que vem para aproveitá-los melhor, como fizemos no ano passado, caso a “tradição” iniciada em 2011 prossiga. Até lá!
PS – prometemos a matéria para o domingo, mas só foi possível publicar nesta segunda-feira.
VEJA TAMBÉM:
- ‘Portões Abertos’ da Base Aérea de São Paulo neste sábado, 29 de setembro
- ‘Fumaça’ deverá receber seus dois primeiros Super Tucanos neste domingo
- Portões Abertos – BASP 70 anos
- BASP 70 anos: Bandeirante do 4º ETA mostra suas ‘partes íntimas’
- Flagrante do ‘Portões Abertos’ da BASP: o futuro da nossa aviação de caça?
- Eurocopter EC135 de uso militar no Brasil
- Cuidado com o usado!
- F-5EM: revendo o novo painel, o ‘detalhe’ mais interessante de todos
- F-5EM: por que é ‘bicudo’, entre outros detalhes interessantes
- F-5EM: instalação do canhão, entre outros detalhes interessantes
- F-5EM: pilones, lançadores e outros detalhes interessantes
- F-5EM: fundo plano, entre outros detalhes interessantes
- F-5EM: ‘cinturinha de vespa’, entre outros detalhes interessantes
- F-5EM: antenas do RWR, entre outros detalhes interessantes
- F-5EM: difusores ‘embutidos’, entre outros detalhes interessantes
- F-5EM: dispositivo do HMD, entre outros detalhes interessantes
A melhor foto da serie.
A do passarinho pousado na asa da aguia.
Parece que ele chegou so para aparecer ou para conversar com a amiga.
Incrivel sao os azulejos antigos com o simbolo da FAB.