Romênia compra 12 caças F-16 de Portugal por US$ 600 milhões

14

A Focus Information Agency, com informações do site Libertas da Macedônia, informou em 25 de setembro a compra  pela Romênia de 12 caças F-16 usados de Portugal. A Romênia deverá pagar 600 milhões de dólares a Portugal ao longo de cinco anos.

A notícia, segundo o site, foi confirmada pelo Ministro da Defesa Corneliu Dobriţoiu. Ele disse que a Romênia vai fazer um pagamento de 70 milhões de euros no próximo ano. Ainda segundo a notícia divulgada, os aviões serão apresentados após o término do treinamento dos pilotos, em 2016.

FONTE: Focus Information Agency (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)

FOTO: Força Aérea Portuguesa

NOTA DO EDITOR: não conseguimos encontrar, até o momento, a confirmação da notícia no site do Ministério da Defesa da Romênia.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

O lixo de uns é o luxo de outros…

Alfredo Araujo

No caso de Portugal, os F16 eram um luxo q eles não podiam pagar…
Então a frase é: O luxo de uns é o luxo de outros… rsrs

Luis

Portugal não pode pagar, mas a Romênia pode!? E a Bulgária é outro que queria aposentar velharias.

Ivan

A questão é que a Força Aérea Portuguesa (FAP) possue mais caças Lockheed F-16 do que precisa para equipar seus dois esquadrões, que por lá chamam de esquadra, de caça e ataque. A compra original, lá pelo início dos anos 90 (primeira entrega em 1994), foi de 20 (vinte) caças F-16 A/B (block 15). Posteriormente outra 20 (vinte) aeronaves usadas foram adquiridas, com a intenção de modernizar todas para o novo padrão europeu MLU. Mas restrições orçamentárias levaram a reduzir o número de modernizações para 32 (trinta e duas) e depois para 28 (vinte e oito). Hoje não sei dizer… Read more »

Nick

Eita comprinha cara essa. US$50milhões por cada F-16 usado? Será que é isso mesmo?? Oo

[]’s

Clésio Luiz

O Brasil pagou 60 milhões de euros (~77 milhões de dólares) em 12 Mirage 2000. Se esse valor da notícia for correto, sair muito caro, praticamente o valor de um F-16C Block 50 novo. O Chile pagou 500 milhões de obamas em 10 unidades 0KM, que incluíam, eu acho, armamento e manutenção.

Marcelo

muito caro. deve haver algum erro na notícia…

Giordani

Mas se esses valores estão corretos, os romenos foram na padaria e cairam na labia do ‘Manel’… 🙂

Augusto

Manoel é tudo, menos bobo. No séc. XVI esteve na vanguarda e subjugou o mundo!

Acham caro? Tem gente que reclama do valor dos EC-725, sem saber o que está no contrato!

Vader

Augusto disse:
28 de setembro de 2012 às 2:06

“Acham caro? Tem gente que reclama do valor dos EC-725, sem saber o que está no contrato!”

Ora, pois… pois se a Romênia, que pagou caro por seus F-16, ainda pagou mais barato do que os tais EC-725, um H E L I C Ó P T E R O, não há motivos para “reclamar”???

juarezmartinez

Sim Vader, estão todos como podemos observar “plenamente operacionais” e sem “problemas construtivos” e com uma logísitca de pós venda no melhor estilo da” Maison Eurocopter”, ou seja, uma simples bateria deixa um heli na “chon” durante 30 dias….mas como diz o Augusto, nós não sabemos o que “está no contrato” ….

grande abraço

Vader

É brincadeira, Juarez, o que a ideologia não faz com as pessoas…

Augusto

Vader disse:
28 de setembro de 2012 às 13:42

Tive a impressão que “as pessoas” diz respeito a mim. Se eu estiver correto, o sr. poderia nos dizer que “ideologia” é essa?