PAMA-SP 2012: ‘walkaround’ do T-27 Tucano do líder da ‘Fumaça’

3

Pelas notícias recentes (veja links abaixo), o T-27 Tucano deverá ser substituído nos próximos meses na “Esquadrilha da Fumaça”  (EDA – Esquadrão de Defesa Aérea) pelo A-29 Super Tucano.

Assim, o “Fim de Semana Aéreo” realizado em 22 e 23 de setembro no PAMA-SP (Parque de Material Aeronáutico de São Paulo) deve ser a última vez em que os “Tucaninhos” se apresentam na capital paulista antes de serem substituídos pelos “Tucanões”.

 

 

Por isso, o Poder Aéreo aproveitou a ocasião para fazer uma série de fotos no estilo “walkaround” do T-27 Tucano com as cores da “Fumaça”.

Não faltam imagens dos Tucanos aqui no site, tiradas em diversas ocasiões ao longo dos últimos quatro anos (e até mais, pois já trouxemos aqui imagens de antes do próprio site existir), e estas certamente vão completar esse rico acervo, tanto para modelistas quanto para entusiastas e fãs de equipes de demonstração.

Para acessar mais matérias com fotos, basta clicar nos links ao final ou digitar “Fumaça” ou “EDA” no campo busca da página, à direita. São centenas de imagens de eventos nos mais diversos lugares.

 

 

As fotos desta matéria mostram principalmente a aeronave número 1 (T-27 matrícula FAB 1371), pilotada pelo comandante do Esquadrão, mostrada tanto com o canopi fechado quanto aberto, assim como o início das preparações para o último voo realizado no evento, na tarde do domingo (23 de setembro).

Reparar em detalhes como o dispositivo para instalação de câmera na ponta da asa esquerda, na foto do alto da matéria (e outras), assim como o painel, além de outros mais sutis como o apoio para subida ao posto de pilotagem e as linhas de rebites da fuselagem.

 

 

Já a última imagem mostra os pilotos do EDA nas cabines, com o canopi fechado e prontos para acionar os motores, enquanto ao fundo um A-29 se aproxima para o pouso, como se quisesse dizer: “Estou chegando!”

Esta matéria é mais uma homenagem do Poder Aéreo ao EDA e ao T-27 Tucano, que há quase 30 anos equipa o esquadrão.

A série sobre o “Fim de Semana Aéreo” 2012 do PAMA-SP ainda não acabou. Aguarde novas fotos do evento!

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Recentemente entrei em contato com uma antiga revista gringa, onde tem uma reportagem sobre o YT-27 e um test-drive por um piloto gringo. Muito curiosa a matéria.

HRotor

Bom avião & belas fotos.

[…] PAMA-SP 2012: ‘walkaround’ do T-27 Tucano do líder da ‘Fumaça’ […]