Pelo menos foi o que as fontes da Reuters disseram

 

 

A presidente Dilma Rousseff decidiu esperar até meados de 2013 para tomar uma decisão sobre a compra de novos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB), num contrato de bilhões de dólares, no qual a Boeing passou a ter mais chances por causa das suas recentes parcerias com a Embraer, disseram duas fontes oficiais à Reuters.

O Brasil pretende gastar pelo menos US$ 4 bilhões na aquisição de 36 novos caças, numa das transações de defesa mais observadas nos últimos anos nos países emergentes. Os finalistas são a americana Boeing, a francesa Dassault Aviation e a sueca Saab.

Dilma pretende avisar o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sobre o adiamento durante um possível encontro dos dois nesta semana em Nova York, em meio à reunião anual da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), disseram as fontes, pedindo anonimato.

A própria Dilma tomará a decisão sobre a empresa fornecedora dos jatos, numa compra que será crucial durante décadas para moldar as alianças estratégicas e militares do Brasil, que busca se firmar como uma grande potência global.

A concorrência está suspensa em parte por razões orçamentárias, segundo um dos funcionários. Dilma acaba de travar uma dura disputa com funcionários públicos por aumentos salariais, e seria politicamente difícil aprovar um gasto de bilhões de dólares para equipamentos militares tão pouco tempo depois de alegar restrições financeiras para elevar salários.

“As conversas (internas) se tornaram mais específicas e mais focadas, e acho que estamos chegando perto de uma decisão”, disse uma das fontes. “Mas isso não será anunciado em 2012”.

A disputa já dura mais de uma década, passando por três governos, e apontar o ganhador se tornou algo como apostar no vencedor em um jogo de futebol que nunca acontece. Mesmo assim, as notícias sobre as deliberações de Dilma são acompanhadas atentamente, e às vezes influem nas cotações das ações mercantis dos finalistas, em parte devido à falta de outros grandes contratos militares na Europa e EUA.

A Reuters noticiou em fevereiro que Dilma estava inclinada pelo caça Rafale, da Dassault. Mas, depois disso, surgiram novas preocupações sobre o custo elevado do avião francês e especialmente sobre os termos da partilha de tecnologia, algo que Dilma considera crucial para definir o vencedor, segundo as autoridades.

Enquanto isso, a Boeing ganhou pontos ao anunciar uma série de parcerias com a Embraer, que está agressivamente ampliando suas operações de defesa. Em julho, a Embraer disse que a Boeing irá fornecer sistemas de armas para o caça Super Tucano, e a empresa dos EUA também está ajudando no desenvolvimento do KC-390, um jato de reabastecimento em voo e transporte militar da Embraer.

Também em fevereiro, a Reuters informou que a Boeing havia congelado o preço da sua oferta desde 2009, uma situação incomum, que parece ter beneficiado a relação custo-benefício do seu caça F-18 em comparação ao Rafale. O custo unitário dos jatos não foi divulgado. “A Boeing está definitivamente aparecendo melhor nos últimos meses”, disse um segundo funcionário.

Ambas as fontes disseram que a Saab, que disputa com o caça Gripen NG, está num distante terceiro lugar na disputa. Funcionários de Defesa dizem que Dilma precisa tomar a decisão logo, porque a frota atual da FAB está se tornando cada vez mais obsoleta e cara de manter. Além disso, o Brasil está sob pressão para melhorar sua capacidade defensiva como parte dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016.

FONTE: Reuters

NOTA DO EDITOR 1: o título original é “Brasil adia decisão sobre caças para 2013; Boeing cresce”.

NOTA DO EDITOR 2: a nova desculpa para adiar é o clima político após as negociações de aumentos salariais do funcionalismo público. Para relembrar as desculpas dadas para outros adiamentos, veja os links a seguir. O F-X2 parece não ter fim, assim como as desculpas políticas para continuar com os adiamentos.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Latino dark

Quanto mais passa o tempo mais tenho convicçaõ que receberemos caças tampão não há tempo habil para recebermos até a copa de 2014 vetrores novos ….infelizmente ….

sds

Observador

Pois é.

Bem que falei: o FX não sai pelo CUSTO POLÍTICO.

A gerentona não tem peito para anunciar uma compra destas, depois de negar aumentos (absurdos) para algumas categorias de servidores públicos, bem como negar os pedidos da base “aliada” para abrir as torneiras em ano eleitoral.

E eu também já expûs meu temor que não saia decisão nenhuma em 2013, deixando o anúncio para 2014, em meio a campanha eleitoral para presidente. Daí virão de novo com a lorota do “Brasil-putênfia” para ganhar uns votos.

E pior que tem um mar de idiotas para acreditar nisto.

Augusto

Nunca antes neFte país vejo tanto desânimo em comentar sobre escolha de FX-2 por Banânia, 6a economia do planeta!

Nick

Talvez a única forma de a FAB ter caças novos e não tampax, seja seguir o modelo do KC-390 (Maurício R apóia essa idéia :)): Embraer+parceiro(s) desenvolvendo um novo projeto de 4,999++ geração.
Somando-se é claro algum parceiro também no aspecto de encomendas, já que a FAB sozinha não dá conta(apesar que ela deveria ter no mínimo uns 240 caças). Mas a metade(120) é a realidade dela.

Com o discurso de produzir um caça “nacional”, livre das “amarras imperialistas”, a coisa pode ir. 🙂

[]’s

Marcos

Não sei se sou ingênuo ou o quê, mas se nós somos a quinta economia do Globo, com quase toda a população sendo classe média alta, não vejo porque tanto nhê-nhê-nhê para compras meia duzia de aviõezinhos.

Franco Ferreira

Esta questão está resolvida há muito tempo! Dado agora, é um tiro único para pegar dois coelhos…

Daglian

Não se preocupem, a decisão realmente virá em 2013…

…a decisão de que a compra foi adiada para 2014.

Fernando "Nunão" De Martini

Poucas decisões são mais fáceis do que a decisão de adiar uma decisão.

Observador

Marcos disse: 24 de setembro de 2012 às 18:49 Nunca fomos a quinta economia. Já nem somos mais a sexta, já que a Grã-Bretanha nos ultrapassou. E classe média aonde amigo, se aqui a pobreza só elevou seu padrão de consumo na base do crediário e bolsa-família, continuando tão ignorante quanto antes? Lá fora todo mundo já se tocou que o gigante brasileiro tem os pés de barro. É, estamos na “Terra do Faz de Conta” mesmo… … Sobre os aviões, gostaria que a FAB fizesse um leasing de uns doze gripens, para pelo menos não passarmos a vergonha de… Read more »

geobosco

Há meses atrás, disse que a decisão não seria para 2012… e não vai ser para 2013 e muito menos para 2014, pois o atual governo não quer resolver tal questão. É mais importante a bolsa-família do que resolver a compra de 36 aeronaves de caça para defender o país. E assim vamos enrolando e mostrando a pecha de não sermos um país sério, como disse um diplomata francês na época da inauguração de Brasília…..

aldoghisolfi

MAS que quinta economia, que nada!… Nós não somos nda… E L E S é que são pilantras e ficam jogando factóides nas diversas mídias para impressionar os bobos e os mendigos das bolsas isso, bolsa aquilo. Repito, somos é uns fdp de sortudos, que ninguém quis saber da Amazônia e do tal de PréSal, que até já duvido dele. Esse ufanismo todo bem que pode ser manobra dispersiva que vai acabar desmoronando depois do Mensalão, quando o partido e suas lideranças ficarem REALMENTE expostas por quem tem competência para isso. Até lá, por favor, cuidem muito bem do Marco… Read more »

aldoghisolfi

CONTINUO: depois, tem outra coisa, 36 aviõezinhos?! p’rá quê? P’rá Presidenta ganhar o seu Boeing?

Baschera

Tsssc….. tssssc….. tssssc…..

Não é nada disto !!

Uma fonte do Palácio me disse que, na verdade, a PresidentA só vai decidir qual o vencedor depois que a novela das nove acabar.

Dependendo de quem vai se dar bem, a Nina ou a outra loira…. (sei lá não vejo novelas….) é que ela vai escolher entre um e outro…. se for um final morno, sem um claro personagem vencedor…. ela escolhe a coluna do meio…. o vetor suéco !!

Quem viver verá…..

🙂

Sds.

Baschera

Hã….. “com quase toda a população sendo classe média alta” ???

Só se for alta de pinga ou mais de 2,10 metros de altura….

Rsssss..

Sds.

RomauBR

Observador disse:
24 de setembro de 2012 às 19:48


Isto porque já que não vai dar tempo de treinar as equipes para outro avião até a copa do mundo.

Minhanossasenhora, esse vaticínio, dentre todos, é o que faz o maior sentido. Juro que tremi com suas palavras…

andersonrodrigues1979

Pelo Amor em, esperar tudo isso para escolher o SH é querer matar quem ama esse país. mais fazer o que ne espera um pouquinho mais que a Marinha vai trocar os SH pelos F-35 dai a gente já pega de segunda mão.

Giordani

Trinta e seis aviões eram necessários em 1999…

Momento Mãe Dinah(ou será Déjà vu?):
2013 – Véspera de eleições em Pindorama;
2014 – Eleições em Pindorama e copa do mundo;
2015 – Primeiro ano do 3º reinado de Lulankamon I;
2016 – OlimPIADA;

Baschera

Momento Pai BascheradeOxaláAcabeLogoOFX-2

2017 – A casa cai….. com apenas duas medalhas de ouro e um terceiro lugar na copa….. a inflação e o câmbio disparam….. o orçamento mingua e as despesas duplicam com as faturas do desperdício em campos de futebol e o bolsa ingresso para para a copa e as olímPIADAS… turbas de turbantes pintados invadem as ruas pedindo a cabeça do faraó….. é chamada a tropa-de-choque-piramidal e muitos serão feridos… presos e proibidos de ver a novela das nove….

Sds.

sergiocintra

O culpado foi o Nunão.
Publicou as fotos dos jordanianos sendo processados, a tia viu e Êpa. Se não dou DINDIN e a FAB tá fazendo, vamos desviar o trajeto. Vou a N.York de avião alugado, manda comprar já o Aerodilma.

ricmoriah

terra bananis…quem te viu, quem te come…um país com subnuclear (será msm?) e sem força aérea…só o BR msm!!

sem F5, M2000 e quem sabe até AMX, vai restar apenas o Super Tucano…

Mauricio R.

E segue o enterro da FAB enquanto força aérea, só vai sobrar o GTE!!!

Nick,

Tá bom vai, até dou o meu aval a essa tua idéia.

Optimus

Observador

Por isso canto a horas essa pedra… Preparem-se pra mais Mirage 2000 – seja só 12 pra substituir os atuais ou mais alguns pra complementar os que ja temos (e se deem por satisfeitos SE isso ocorrer, pq provavelmente será SÓ o que vai ocorrer) – pois simplesmente não haverá tempo hábil pra nenhum dos caças do F-X2 estarem aptos para Copa e Olimpiadas – a unica real preocupação do GF… Não fica TÃO feio nos eventos e ainda ganha mais uns 10 anos pra se empurrar a decisão com a barriga…

Sds.

Giordani

“Optimus disse:
25 de setembro de 2012 às 3:07
…Não fica TÃO feio nos eventos e ainda ganha mais uns 10 anos pra se empurrar a decisão com a barriga…”

Certo dia em Dezembro de 2026…
E o vencedor do FX é…Leasing de Gripens A/B!!!! 🙁

ernaniborges

FX-2 = artigo indefinido.

Vader

Já nem perco meu tempo com essa porcaria… tenho mais o q fazer…

Ricardo Santos

Conforme a andar da carruagem, a decisão também não sairá em 2013!

asbueno

Diga, ó governo [1], o que pensa e o que faz e te direi quem és e onde chegarás.

[1]: para todo governo de plantão, uma vez que fezes todos fazem, só variando a quantidade e odor.

DrCockroach

” … decidiu esperar até meados de 2013″

O DrCockroach estah musical hoje: Ramonas, por favor, eu quero ser sedado:

http://www.youtube.com/watch?v=N-EKcjpEIGo

🙂

[]s!

asbueno
Observador

RomauBR disse:
24 de setembro de 2012 às 21:05

Achou óbvio?

E qual seria a sua luminosa idéia sobre o assunto?

E sobre a tremedeira, é nisto que dá esquecer de tomar o remédio, viu?

ricmoriah

somente uma força de defesa baseada em 12 M2000 é uma vergonha! temos 40 anos de F5, 40 anos de F40, 40 anos de… deixa pra lá.

se a dúvida é entre abraçar o Tio Sam ou subir na Torre Eifel, melhor pegar o martelo do Thor e dar uma machadada de uma vez…na torre e uma porretada na cabeça do velho! pronto, acabou. raio de ação? crie mais bases e disperse a frota! muito melhor do que uma coisa parecida com Independence Day… custos? nossa…ele pousa em quase qq estrada…

RomauBR

Nao tenho idéias luminosas ou surtos psicóticos de Mãe Diná. Fiz um comentário honesto acerca do que vc escreveu, sinceramente não entendi o motivo da acidez do seu.

De toda forma, continue chutando que eles fazem sentido, mt maior até do que vários outros que aparecem por aqui.

Observador

RomauBR disse: 25 de setembro de 2012 às 23:27 Se o seu comentário foi jocoso (brincalhão), então realmente errei e lhe devo desculpas. Entendi como um ataque pessoal, como vários que já vi por aqui, dirigidos não só a mim, lógico, mas a muitos outros participantes. Sempre fui cortês, mas como já recebi alguns comentários bastante azedos, resolvi de uns tempos para cá responder na mesma moeda. Por outro lado, eu tampouco sou a Mãe Diná, ou dono da verdade, apenas trabalho a informação aqui disponível e penso nas possibilidades, como todos os demais participantes aqui. Chute é loteria, palpite… Read more »

RomauBR

Caro Observador

comento há pouco tempo nos sites da trilogia, e ratificando o que vc disse, sempre li comentários pertinentes e polidos de sua parte.

Bom, não sou melhor do que ninguém aqui, e se vc interpretou da forma que diz, o fato é que talvez eu não me tenha feito entender da forma correta. Não precisa se desculpar por isso, fica tranquilo.

Um abraço.

Fernando "Nunão" De Martini

Estou emocionado com tanta demonstração de civilidade após um entrevero. Acho que vou chorar.

Brincadeira! Parabéns aos dois!