Conversações ministeriais sobre o ‘leasing’ do Gripen na República Tcheca

2

Segundo o jornal Prague Daily Monitor, com informações da CTK, os ministros da Defesa da República Tcheca e da Suécia tiveram em suas agendas a discussão sobre extensão do ‘leasing’ dos caças Gripen

Na sexta-feira, 21 de setembro, o jornal tcheco Prague Daily Monitor publicou notícia sobre a visita da ministra da Defesa da Suécia, Karin Enstroem, à República Tcheca, programada para durar até a manhã de sábado. Entre os assuntos a discutir com sua contraparte tcheca, o ministro Alexandr Vondra, está a extensão do contrato de “leasing” de 14 caças Gripen operados pela Força Aérea da República Tcheca.

Ainda segundo a reportagem, trata-se da primeira conversação oficial dos ministros sobre esse assunto. O atual contrato, assinado em 2004, expira em 2014. O custo anual é de dois bilhões de coroas tchecas ao ano (aproximadamente 104 milhões de dólares).

O Governo do primeiro ministro Petr Necas lançou um debate sobre o futuro caça supersônico do país. Em fevereiro, já havia sido decidido negociar uma extensão do “leasing”. Mas, em julho, Necas expressou insatisfação com o assunto. Apesar de dizer que seria negociada a extensão por volta de novembro, foi informado que também seria preparada uma concorrência para novos jatos.

FONTE: Prague Daily Monitor

FOTOS: Ministério da Defesa da República Tcheca

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guilherme Poggio

A República Tcheca, assim como muitos outros países, enfrenta um dilema. Ela precisa de caças, mas não tem dinheiro suficiente para comprar novos.

Por outro lado existem poucas opções em conta no mercado de usados. Os estoques de bons F-16 de segunda mão estão no final.

A melhor opção para os dias atuais (para quem quer caça e não quer gastar muito) são Gripens usados.