Comandante da IAF quer finalizar negociação do Rafale neste ano fiscal

6

Nesta quinta-feira, 20 de setembro, o comando da Força Aérea Indiana (IAF) afirmou querer finalizar neste ano fiscal (2012-2013) o contrato multibilionário de 126 caças Rafale com a francesa Dassault Aviation.

O comandante, marechal do ar NAK Browne, afirmou que “as negociações estão absolutamente encaminhadas. Nós esperamos que pelo menos neste ano financeiro possamos conseguir acabar as negociações e finalizar o acordo. É um projeto muito complexo, e estamos discutindo muitas áreas, como transferência de tecnologia, as (cláusulas de) compensações, o que a HAL (Hindustan Aeronautics Ltd) fará, assim como o custo.”

Sobre esse ponto, Browne acrescentou: “Custo também está sendo discutido. Conforme o requerimento do RFP (pedido de propostas), o custo é parte das negociações em andamento para o caça Rafale, que foi selecionado por meio de uma concorrência global.”

Mais cedo, Browne recebeu em Bangalore o sistema de radar aeroembarcado (Airborne Early Warning and Control System – AEW&C) desenvolvido localmente pela DRDO (Defence Research and Development Organisation – organização de pesquisa e desenvolvimento de defesa) e montado numa aeronave brasileira Embraer.

Apesar do custo do Rafale não ser dito oficialmente, o contrato é estimado em 20 bilhões de dólares, devido aos atrasos nos processos de concorrência e de seleção. Dos 126 caças, a Dassault deverá entregar 18 já prontos, e a estatal HAL vai produzir sob licença os 108 restantes no seu complexo em Bangalore.

O Rafale foi a oferta de menor custo, vencendo o outro finalista, o Typhoon do consórcio Eurofighter (EADS Cassidian). Ambos foram escolhidos como finalistas em abril de 2011, quando eliminaram o Boeing F/A-18, o Lockheed Martin F-16, o Saab Gripen e o MiG-35, na competição MMRCA (avião de combate multitarefa de porte médio).

Esta deverá ser a primeira exportação do Rafale, que até o momento só é operado pela França.

FONTE: DNA – Daily News & Analyses (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
edcreek

Olá,

Essa é para calar o jonal insider Indu…Rafale será assinado esse ano…

Abraços,

RomauBR

Pera lá, edcreek, o comandante da IAF querer finalizar esse ano e isso realmente acontecer são coisas distintas. Tomar isso como ponto pacífico,- o que pode realmente acontecer, independentemente dele querer ou não – é torcida pura e simples, sem credibilidade alguma.

Baschera

É melhor assinar logo mesmo…… em menos de um ano o precinho aumentou 100% e os itens de transferência de tecnologia diminuíram 50%…..

Os hindus vão ter o Rafale… mas vão ficar sem as latrinas e biodigestores.

Sds.

edcreek

OLá,

RomauBR se informe melhor o governo deu uma declaração identica a uns dois meses…Ambas foram posições oficiais….

Contra a posição oficial temos a nota do jornal que sempre defendeu a proposta Inglesa ou seja papo furado…

Se vc torçe contra a venda ai não temos o que fazer…

Abraços,

Nick

Com seus vizinhos modernizando suas FAs, não resta muitas opções senão finalizar o acordo do MMRCA.

E como custos não parece ser uma prioridade (apenas um dos fatores). O Rafale finalmente será exportado. 🙂

[]’s

RomauBR

Caro edcreek,

ao contrário de vc, claro torcedor do caça francês, minha preferência é única e exclusivamente voltada para o nosso querido Lisarb. Claro que aqui pode tbm dar Rafale, e nesse caso sou totalmente contra, o que já é outra conversa. Pra finalizar, não me julgue por vc, ok?

Abraço…