terça-feira, maio 18, 2021

Gripen para o Brasil

Rei Juan Carlos I da Espanha voa no NH90

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

Na manhã de hoje, Sua Majestade o Rei Juan Carlos I da Espanha realizou um voo no moderno helicóptero NH90 fabricado pela Eurocopter, a partir da Base Aérea de Cuatro Vientos (Madrid). O início das entregas da aeronave para as Forças Armadas espanholas está prevista para o próximo ano, em particular para as Fuerzas Aeromóviles del Ejército de Tierra (FAMET).

Sua Majestade o Rei Juan Carlos I é um aviador experiente, com 3.740 horas de voo como piloto de helicópteros, a maioria dos quais em aeronaves Eurocopter aeronaves e especialmente em “Super Puma”, mas também em EC135, EC145, EC225 e até mesmo no helicóptero de combate “Tiger”.

Em dezembro de 2006, o Ministério da Defesa da Espanha e a Eurocopter assinaram um contrato para adquirir 45 helicópteros NH90 TTH (Transporte Tático) para as Forças Armadas.

Enquanto os dois primeiros NH90 espanhóis foram fabricados na fábrica francesa da Eurocopter, a Eurocopter Espanha é responsável por montar as restantes 43 aeronaves NH90 e a entrega de todos eles para as Forças Armadas espanholas. A Eurocopter Espanha, localizado em Albacete e inaugurada em 2007, é também uma das duas únicas fábricas da fuselagem dianteira do helicóptero, a mais moderna de seu tipo e com mais de 500 pedidos em todo o mundo.

Produzido em duas versões básicas – Transporte Tático (TTH) e Operações Navais (NFH), o NH90 é um helicóptero de categoria de 11 toneladas, para missões militares em terra, mar e ar.

Até o momento, o NH90 tem 529 encomendas por parte de 14 países, 418 dos quais da versão TTH. São seis linhas de montagem do NH90 na França, Alemanha, Espanha, Itália, Finlândia e Austrália, sob a organização industrial pan-europeia NH Industries, que pertence à Eurocopter (62,5%), Agusta Westland (32%) e Fokker Aerostructures (5,5%). 119 helicópteros já foram entregues às Forças Armadas dos países contratantes, 100 deles da versão TTH e já alcançaram mais de 20.000h de voo.

LEIA TAMBÉM:

- Advertisement -

17 Comments

Subscribe
Notify of
guest
17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Observador

Totalmente fora do tópico, mas…

Eu pensava que Sua Majestade preferisse outro tipo de arma.

Um rifle de cano duplo .577 Nitro Express.

Arma para matar elefante, se é que me entendem.

HRotor

(Essa realeza européia curte mesmo ser piloto de helicóptero de combate, quem diria…!) O NH-90 nasceu para ser o helicóptero padrão da OTAN. Apesar de ser um projeto moderno e estar sendo vendido às centenas, tem mostrado algumas características negativas quando empregado em campo, tanto que só recentemente foram enviados para o combate no Afeganistão, pelos italianos. Há algum tempo, soubemos de algumas deficiências pelos alemães, notadamente a limitação de espaço na cabine, fragilidade do assoalho e rampa, ausência de janela ou abertura para o atirador de metralhadora lateral e outras. Por essas e outras se entende a razão pela… Read more »

Augusto

11 toneladas é incorreto. O NH-90 é da classe de 9 toneladas.

Alexandre Galante

NH90 Max. takeoff weight: 10.600 kg (23.370 lb)

Mauricio R.

Para El Rei dar uma voltinha tem, p/ entregar p/ o cliente que encomendou e pagou, não.
O back log desse helicóptero, é imenso.

Blind Man's Bluff

Dizem os espanhois que esse rei ta é biruta!

Alexandre Galante

Eu vi voando e fazendo acrobacias na Suécia. Impressiona!

Clésio Luiz

Esse heli foi mal concebido. Os suecos foram os primeiros a perceber o erro e estão fugindo em direção ao Blackhawk.

Augusto

Galante, neste caso o fabricante deve estar errado. No site da Helibras – não é demais lembrar que se trata de subsidiária da Eurocopter – está expresso: “O NH90 é um helicóptero biturbina da classe de 9 toneladas para transporte tático e missões navais, aprovado pela OTAN e que preenche todos os requisitos para satisfazer as necessidades das Forças Armadas da Europa.” Eis o link: http://www.helibras.com.br/produtos_det.php?id=108 Já o EC-725 é diferente. Esse sim é da classe de 11 toneladas, veja-se: “O EC 725 é um helicóptero biturbina médio da classe de 11 toneladas, com performance garantida pela já experiente família… Read more »

Baschera

Placar: 683 NH-90 x 71 EC-725…..

Não fosse “sua Majestade Rei Sol Lula I” este placar seria ainda mais favorável…..

A diferença é que os reis e principes europeus pilotam helicópteros militares …. e os nossos “reis e principes” compram sem nunca ter voado em um antes. O negócio é comprar….. não importa a missão e nem quanto custa… menos ainda se há algo melhor.

Sds.

Mauricio R.

A Austrália comprou alguns, mais ou menos na mesma época em que nos entubaram os “Super Caracal”, os problemas de motorização e transmissão foram e continuam persistentes; a pto de a RAN optar pelos SH-60R em uma concorrência recente.
E os “Tigre”, tb andaram dando a sua dose de dores de cabeça, “F-22 style”, sem que a Eurocopter tenha sido mto útil em resolve-los.

Clésio Luiz

Baschera, não que vá mudar alguma coisa, mas o EC-725 já passou das 100 encomendas.

Augusto

Parece que meu 2o comentário sobre a classe do helicóptero ficou bloqueado…

NOTA DOS EDITORES:
CAIU NO FILTRO DE SPAM POR CAUSA DOS LINKS. JÁ FOI LIBERADO.

juarezmartinez

acar: 683 NH-90 x 71 EC-725….. Não fosse “sua Majestade Rei Sol Lula I” este placar seria ainda mais favorável….. A diferença é que os reis e principes europeus pilotam helicópteros militares …. e os nossos “reis e principes” compram sem nunca ter voado em um antes. O negócio é comprar….. não importa a missão e nem quanto custa… menos ainda se há algo melhor. Sds. Leia mais (Read More): Rei Juan Carlos I da Espanha voa no NH90 | Poder Aéreo – Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil Pois é “Basca”, tanto que o negócio é comprar(se… Read more »

Baschera

Clésio Luiz,

É vero…… mas eu usei o placar do link abaixo, matéria do Aéreo de algum tempo atrás, que está logo abaixo da matéria acima…. onde diz “Leia Também”…… deveria ter conferido antes, desculpe-me.

http://www.aereo.jor.br/2009/12/07/placar-atual-683-nh-90-x-71-ec-725/

Normalmente, gosto de dar “a César o que é de César”…. porém não sei de onde o fabricante tirou vendas de “mais de 550 unidades”…. só se for da “famiglia”….

Sds.

Baschera

Juarez,

Vc acha que a Helibrás/Eurocopter nos daria um emprego ???

KKKKKKKKKKKK…….

Sds.

juarezmartinez

Graças a Deus nós precisamos disto Basca, ainda mais de gente desta “pelagem”……….

Grande abraço

Reportagens especiais

Conheça as armas do caça Saab Gripen E/F da FAB

As armas e pods compatíveis com o caça Saab Gripen E, mas a FAB só adquiriu uma parte até...
- Advertisement -
- Advertisement -