A Eurocopter e a Boeing estão estudando o projeto de um helicóptero pesado chamado Future Transport Helicopter (FTH). O FTH terá uma configuração similar ao Chinook e deverá participar de futuras concorrências esperadas pela OTAN. A aeronave também poderá participar do projeto JMR-Heavy do US Army.

A cabina será mais larga que a do CH-53 e do C-27J com capacidade de carga de 18 toneladas. O peso máximo será de 33 toneladas.

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

Homenagem da Eurocopter aos 50 anos do Chinook.

RomauBR

Homenagem da Eurocopter ao mercado, que agora disponibiliza uma aeronave eventualmente capaz de rivalizar com o fantástico Chinook. Produtos europeus todos sabem que não são baratos, mas nesse caso o estadunidense tbm não é nada do que poderíamos chamar de “acessível”.

Clésio Luiz

Esse modelo novo na verdade vai estar um nível acima do Chinook. Vai concorrer mesmo com o H-53K e com o Mi-26.

Marcos

O projeto do HTH foi abandonado???

Marcio

C-27J? Não seria CH-47… ou eu não entendi a comparação…

Mauricio R.

Operadores europeus de:

CH-47 Chinook: UK; Itália; Espanha; Grécia; Holanda; Turquia

CH-53 Sea Stallion: Alemanha

HRotor

Que tenha preços, operação e logística da Boeing, a Eurocopter ficando só com as relações publicas…

Ivan

“A Eurocopter e a Boeing estão estudando o projeto de um helicóptero pesado chamado Future Transport Helicopter (FTH);” Aparentemente está se formando um novo consórcio transatlântico para projetar, desenvolver, produzir e comercializar um novo e imenso helicóptero de transporte. No meu entendimento faz todo o sentido, pois o mercado para aeronaves deste porte é restrito e o investimento em P&D é vultoso. Um consórcio FTH poderia ter garantido o mercado da OTAN, somando o US Army e as forças armadas da Europa Ocidental. Com um mercado primário garantido é possível investir sem sustos. O “inimigo” a ser batido, pelo visto,… Read more »

Ivan

Como escrevia acima, o ‘inimigo a ser batido’ é a Sikorsky,
mais precisamente o Sikorsky CH-53 K Super Stallion.

http://www.sikorsky.com/StaticFiles/Sikorsky/Assets/Attachments/Mission%20Downloads/CH-53K_Brochure.pdf

É impressionante a linhagem de aeronaves que saíram e continuam saíndo da Sikorsky, um grande legado do projetista Igor Ivanovich Sikorsky.
Será necessário um consórcio transatlântico para enfrentá-las?

Sds,
Ivan Ivanovich. 🙂

HRotor

Antigamente, cueca era Zorba e helicóptero era Bell. Hoje em dia, helicóptero é Sikorsky (cueca sei lá, tanto faz…). Igor Sikorsky foi um gênio intuitivo e um idealista obstinado. Muito jovem, no início do século XX, já havia projetado e construído um helicóptero, inviável pelas limitações técnicas da época. Partiu para os aviões, sendo o criador do primeiro quadrimotor da história, um bombardeiro usado pela Rússia na WW I. Com a revolução comunista, partiu para os EUA, começando sua vida do zero. Logo voltou a projetar e construir aviões, notadamente hidroaviões, sendo responsável pelos primeiros “clippers” transoceânicos. Nunca desistiu da… Read more »