Home Operações Aéreas FAB realiza primeiro treinamento noturno de simulação de combate

FAB realiza primeiro treinamento noturno de simulação de combate

226
9

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou pela primeira vez um treinamento noturno de simulação de combate. A missão ocorreu (5/9) durante o Exercício Sabre II e envolveu mais de vinte aeronaves. As esquadrilhas eram compostas por caças Mirage 2000-C, F-5 Tiger, A-1 e A-29 Super Tucano. O treinamento inédito também envolveu aviões radar R-99 e E-99.

O Exercício Sabre II reuniu durante dez dias cerca de 60 aeronaves na Base Aérea de Anápolis (GO). A operação é realizada em um cenário composto por dois países: Veritas, país amigo, e Araguaia, que representa as forças inimigas. A missão de Veritas é tomar o controle do ar sobre Araguaia.

Para cumprir esse objetivo, as aeronaves aliadas têm que cumprir diversas missões de ataque e reconhecimento. Durante o treinamento noturno, os caças da FAB realizaram ataques simulados com bombas guiadas a laser utilizando óculos de visão noturna.

Para o Brigadeiro do Ar Paulo Erico Santos de Oliveira, Comandante da Terceira Força Aérea (III FAE), o exercício Sabre II é uma oportunidade de reunir todas as unidades de caça, reconhecimento e controle e alarme em voo da FAB. “O vôo noturno é o coroamento desse exercício. Esse tipo de missão potencializa nossa capacidade de combate”, disse.

O Sabre é um exercício genuinamente nacional, em que é possível treinar dentro da realidade brasileira. As missões de ataque e destruição dos alvos inimigos trazem treinamento integral para pilotos, controladores e aqueles que fazem o planejamento das missões. É também uma oportunidade de pilotos mais jovens terem contato com os mais experientes.

“Espero que possamos aperfeiçoar as próximas edições. Tivemos muitos ganhos, mas queremos melhorar ainda mais, buscando chegar o mais próximo possível da realidade”, afirmou o Comandante da III FAE.

FONTE: Agência Força Aérea

SAIBA MAIS:

9
Deixe um comentário

avatar
8 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
7 Comment authors
Embraer divulga nota sobre modernização dos E-99 da FAB | Poder Aéreo - Informação e Discussão sobre Aviação Militar e CivilGuilherme PoggiojuarezmartinezVassiliasbueno Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
danra2
Visitante
danra2

Estranho o nome que eles escolheram para o exercicio . . . “Veritas” (verdade) e “Araguaia”. Será que estão querendo mandar mensagem para alguém? Talvez para algum ex militante da esquerda?????

Groo
Visitante
Member
Groo

Primeiro!?!

Giordani
Visitante
Member

Pois é…estranho essa informação…na segunda década do Século XXI e a primeira operação de treinamento de combate???? Não creio…a Força não é tão amadora assim…

asbueno
Visitante
Member
asbueno

Eu ia escrever que deve ter sido o primeiro BVR, mas mesmo assim seria um atraso e tanto.
O exercício deve ter alguma característica que o torna original no período noturno; Talvez a abrangência de meios.

Abraços

Vassili
Visitante
Vassili

Devemos lembrar que desde 1982 a FAB realiza operações reais de defesa e interceptação aérea. Cito o caso do Ilyushin cubano que adentrou em nosso território sem autorização durante a guerra das Malvinas.

Mas acho que mesmo antes desse episódio, a FAB estava capacitada à operar durante a noite………. mesmo que em pequena envergadura, coisa de elemento ou esquadrilha.
Esse treinamento de agora é bem mais amplo, pois inclui amplo uso de NVG e demais tecnologias atuais à disposição dela.

abraços.

Giordani
Visitante
Member

Combate noturno é GCI. Não que o diurno não exija um bom GCI, mas de noite, ele é fundamental! Realmente, penso que o texto tenha sido generalista de mais, deve ter sido o primeiro treinamento de combate simulado noturno BVR e NVG. Muito bem, mas mesmo assim, muito tarde. Vale lembrar que os EUA já usavam NVG em 1991…e convenhamos, isso não é uma tecnologia de outro mundo…mas, antes tarde do que nunca…

Mas se nada for feito, acabaremos assim…liderando o elemento…
http://www.airliners.net/photo/Colomban-MC-15-Cri/1407310/L/

juarezmartinez
Visitante
Member
juarezmartinez

GCI???? Não seria GCC Grupo de Comunicações e Controle.

Grande abraço

trackback

[…] FAB realiza primeiro treinamento noturno de simulação de combate […]