Ministro das Relações Exteriores da Suécia fala do Gripen com Patriota

8

 

Em coletiva com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, o ministro sueco Carl Bildt afirmou que as chances de exportação do Gripen estão crescendo após o acordo com os suíços

O jornal sueco Dagens Nyheter noticiou nesta quarta-feira, 29 de abril, que o ministro das Relações Exteriores da Suécia, Carls Bildt, recebeu a visita de sua contraparte brasileira, Antonio Patriota. E aproveitou a ocasião para falar do caça Gripen, que concorre ao programa F-X2 da Força Aérea Brasileira. Numa coletiva de imprensa, Bildt disse que atualizou Patriota sobre as novas encomendas suecas e suíças do caça, que somarão pelo menos 60 aeronaves.

Bildt afirmou que a partir do anúncio pela Suécia e Suíça do acordo para a compra dos novos caças, o Gripen tornou-se mais fácil de vender – e isso ocorreu justamente na visita do ministro de um país que é cliente potencial, o Brasil. Mas ele não soube dizer se o acordo entre Suécia e Suíça deixa o país mais inclinado a comprar a aeronave.

Mas, para Bildt, “isso mostrou que o avançado Gripen E/F vai se concretizar, e isso é importante neste contexto.”

O jornal lembra, porém, que a decisão brasileira para a compra de caças vem sendo adiada continuamente e que, em julho, o Brasil solicitou à Saab sueca e a seus competidores (a Dassault francesa e a norte-americana Boeing) que renovassem suas ofertas.

A respeito do assunto, o ministro Patriota afirmou: “Países têm seu próprio ritmo em assuntos como esse e eu acho que devemos respeitar isso.”

Os dois ministros, porém, fizeram referências a uma parceria mais profunda entre Brasil e Suécia em diversas áreas: indústria, pesquisa, intercâmbio de estudantes, diplomacia internacional, entre outras. A cooperação foi bastante ampliada nos últimos anos, segundo Bildt, e um dos exemplos recentes é o comprometimento conjunto com a liberdade global na internet.  

O site do Governo Sueco informou em nota que, durante a reunião entre os dois ministros, foram discutidos assuntos como comércio e investimento, defesa, ciência e inovação, clima e desenvolvimento sustentável. A parceria estratégica bilateral Brasil – Suécia foi anunciada inicialmente em 2009. O comunicado conjunto sobre o encontro refere-se a variados assuntos, entre eles a cooperação em Defesa, assim como em Ciência e Tecnologia, sendo citado também o programa Ciência sem Fronteira. Arquivo em pdf com o comunicado, em inglês, pode ser acessado clicando aqui.

Na visita de Patriota, foi assinado também um Memorando de Entendimento entre os dois países, referente ao Desenvolvimento Global. O arquivo em pdf com o documento (em inglês) pode ser acessado clicando aqui. O ministro Antonio de Aguiar Patriota assinou pelo Brasil, e pela Suécia assinou Gunilla Carlsson, ministra para Cooperação de Desenvolvimento Internacional, vista na foto acima.

FONTES: Dagens Nyheter e Governo Sueco (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)

FOTOS DE BAIXO: Governo Sueco

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Os suecos falaram com o cara errado.
Esse dai tá sem moral nenhuma. A Grande Mãe só não o despachou ainda porque não encontrou ninguém para servir como saco de pancada.
Deveriam ter ido falar diretamente com o Grande Timoneiro, o Rei Sol, o Babalorixá de Garanhúns.

Roberto F Santana

Rapaz…
Eu não tenho televisão, não ouço radio e não leio jornais.
Li o título “falou com Patriota”, não entendi e fiquei curioso e acabei lendo só o cabeçário.
O nome do ministro “das relações exteriores” é Patriota, que interessante.
Bom…pelo menos eu já sei o nome de um ministro.

Roberto F Santana

Prezado Nunão,
Vejo muito pouca coisa na internet.
O Poder Aereo é o único site de aviação que vejo, nele eu encontro quase tudo que preciso, no caso só me interessam assuntos estritamente relacionados com aviação, tais como : história, a parte técnica, etc.
Gosto também das notícias que não envolvam temas de política e ecônomia.
O Poder Aereo poderia disponibilazar mais notícias, porém considero o site o melhor do Brasil, ele tem um certo charme natural.

Roberto F Santana

economia*

Roberto F Santana

Quando falei de notícias quis dizer aquelas relacionadas com o tema.Em especial notas informando novas aquisições das várias forças aéreas espalhadas pelo mundo.

Leonardo Crestani

Na minha opnião o F-X2 não existe mais, acabou já era! Fico me perguntando porque estes paises ainda perdem tempo e dinheiro com o Brasil, o Brasil ira comprar uma duzia de caças tampão velhos e toda investida diplomatica e financeira feita por EUA, França e Suecia vai acabar em nada, quem sabe os EUA ainda não percão tudo, eles irão pegar algum comandante da FAB e irão levar no cemiterio de aviões e dizer, indio sul americano, escolha seu presente em troca de seu país. To farto dessa espera e da falta de comprometimento dos politicos brasileiros com seu… Read more »

Mauricio R.

Os suecos já se acertaram c/ os suiços e o Brasil perdeu a vez, de novo.
Ao se dignarem falar c/ o aspone que faz as vezes de chaceler, sabem que esse aí não cheira e nem fede, estão somente blefando que ainda tem interesse.
Se cravarem o Gripen E/F em mais algum outro país, basta uma encomenda pequena que nem a dos suiços e aí já era!!!

Gripen E/F: Suécia + Suiça + ??? = O Brasil já não nos faz falta!!!