França defende que oferta de aviões Rafale para o Brasil é ‘a melhor’

5

Paris, 27 ago (EFE).- O ministro das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, defendeu que a oferta dos 36 caças Rafale, da companhia Dassault, que o país pretende vender ao Brasil em um processo de licitação internacional, “é melhor” do que a das outras duas empresas que também estão na disputa, uma americana e uma suíça. “Consideramos que é a melhor proposta, em diferentes planos, mas em particular no âmbito tecnológico”, indicou o chefe da diplomacia após se reunir em Paris com o ministro de relações exteriores do Brasil, Antonio Patriota.

Os Rafale concorrem com os F/A-18E/F Super Hornet, da americana Boeing, e com os Gripen NG, da sueca Saab, mas o processo está suspenso há vários meses por razões orçamentárias. “A proposta francesa segue vigente, mas a decisão é dos brasileiros”, acrescentou Fabius em uma entrevista coletiva na qual qualificou como “excelente” a cooperação entre ambos os países. Patriota, por sua vez, fechou o tema alegando que por enquanto não há “nenhum elemento adicional” e que a decisão está a cargo da Presidência e o do Ministério da Defesa.

A reunião e o posterior encontro serviram para que ambos os ministros ressaltassem, além disso, a vontade de passar a relação bilateral a uma “fase superior”, cooperando nos âmbitos econômicos, culturais, científicos e educativos. A partir de agora e de maneira intercalada, segundo os dois chanceleres, haverá um encontro anual entre seus respectivos presidentes – François Hollande e Dilma Rousseff, seus ministros da Defesa e conselheiros diplomáticos a fim de estreitar esse vínculo. “Queremos que os mecanismos já existentes sejam mais dinâmicos”, acrescentou Patriota, que decidiu também reativar o trabalho de um grupo econômico e comercial de alto nível. Durante o encontro, os ministros também conversaram sobre o conflito palestino-israelense e a situação na Síria.

Tanto Hollande como Patriota condenaram a repressão à população e destacaram a necessidade de pensar sobre como abordar as consequências desta ação, que reflete no aumento de refugiados em países vizinhos.

FONTE: R7/EFE

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
JapaMan

Melhor em que?

RomauBR

Melhor no quesito “botamos eles de novo no cabresto e eles permanecem nossos reféns por mais 40 anos”, é claro!

Black Hawk

so se for pros proprios franceses!!
visto que o rafale e custeado em parte pelo proprio governo com impostos do povo frances…
pra nos seria de longe a proposta mais cara e mais complicada!!
o custo unitario de cada aeronave sera mais caro ou o mesmo que os avioes da boeing,porem com manutencao mais custosa…
e mais os F5 americanos estao voando bem tranquilos(quase nao caem,em visto do tempo de fabricaçao…)
ja os mirage caem com uma frequencia maior…
posso estar falando asneiras mas nao acho que a qualidade francesa em aeronaves supere a americana!!

Nick

Começou uma nova rodada de blá-blá-blá. Decisão se tiver, está longe.

[]’s

Ricardo Santos

Não torço para este concorrente! Acredito que o Brasil estará melhor com o NG e ou SH!