Alexandre, bom dia.

Sou um novo leitor do site AEREO JOR e os outros sobre defesa.
Tenho lido também muitas outras matérias a respeito de Segurança Nacional, em especial a situação em que se encontra as nossas forças armadas.

Como sou um pouco leigo no assunto, não quero fazer nenhum comentário que vá em desencontro com o proposto pelo site, mas quero te fazer uma pergunta técnica: Não há em nossa Constituição nada que nós como povo ou pelo menos uma parte dele obrigue nossos governantes a lidarem com esta questão de forma rápida, clara e objetiva?

Sinceramente tenho ficado bastante preocupado com o que se passa em nosso país, com estes incompetentes nos deixando a mercê de um ataque seja ele de quem for.

Me desculpe a sinceridade, mas como te disse, sou leigo e não confio em nenhum, quero dizer nenhum de nossos vizinhos que por um prato de lentilhas nos entregarão nas mãos de quem quer que seja.

Se houver algo que possamos fazer, creio que devemos lançar um manifesto, um abaixo assinado ou seja lá o que for pra guardarmos para os nossos filhos aquilo que temos hoje.

M. Teixeira

Um grande abraço,

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giordani

Infelizmente, no braZil, só quebrando tudo e começando de novo. Mudar com o mesmos no poder, impossível! O que o braZil, como povo precisa, infelizmente é de um bom chute no traseiro! Assim como a França levou. Assim como a Rússia levou. Assim como a Grã-Bretanha levou. Assim como os EUA levou. E assim como Israel levou! Só os néscios do itamaravilha não percebem que as Forças que governam este Universo começam a convergir em direção a esta imensa terra, e quanto aos vizinhos, serão os primeiros a ir contra o brazil… Já perceberam que o patriotismo brasileiro(e agora com… Read more »

asbueno

Algumas considerações sobre questão: interesse, ou melhor, falta dele em relação ao tema defesa; falta de organização/gestão/competência (isso de modo quase geral) em relação aos rumos do país; infraestrutura adequada; educação: povo ignorante nem percebe o que é um conflito e sua dimensão. É capaz de ficar do lado oposto. Alguém já passou pela situação de ter uma prova no dia seguinte, sem ter estudado grande coisa, e perceber que se tivesse estudado uns 60 % do volume a ser estudado estaria mais seguro de fazer uma prova razoável? Assim é que estamos. Não fazemos a lição de casa há… Read more »

Lyw

Olá M. Teixeira,

Caro colega fiquei muito feliz com a sua iniciativa, eu tenho por estes dias pensado exatamente nisto, queria fazer uma proposta para uma mobilização dos leitores do blog (e de outros blogs e sites dedicados ao tema também, quem sabe), estava pensando direitinho e estruturando a ideia para propor, mas já que foi tomada tal iniciativa, venho aqui apresentar meu apoio a sua proposta.

Não estou dizendo que o que quer que façamos dará certo, estou propondo apenas que façamos! Ficar discutindo entre nós apenas com toda a certeza será menos eficiente.

Abraços.

Giordani

A única forma que vejo hoje, sem ter que quebrar nada, é Educarmos nosso filhos. Pois vai ser o sangue deles que vai escorrer sobre esta terra para expulsar o invasor…

aldoghisolfi

Salve todos! Existe possibioidades, sim. Denúncias reiteradas ao MPF, Ação Popular, mídia. Do Wiki: ação popular é o meio processual a que tem direito qualquer cidadão que deseje questionar judicialmente a validade de atos que considera lesivos ao patrimônio público, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural. A ação popular, no direito processual civil brasileiro, é um instituto jurídico de natureza constitucional, por meio do qual se objetiva atacar não só ato comissivo mas também a omissão administrativa, quando conjugados dois requisitos – ilegalidade e lesividade. Segundo a Constituição do Brasil de 1988, no inciso… Read more »

Lyw

Boa aldoghisolfi, o povo brasileiro ainda não aprendeu a se organizar pra exigir direitos seus. Se conseguirmos realizar uma mobilização inteligente neste sentido vamos pegar o desgoverno de surpresa, será um movimento sem precedentes na história deste país. Pode não dar em nada, mas eu me sentiria muito bem, em não ficar apenas sentado e olhando.

aldoghisolfi

LYW: dependendo de mim, é só conversarmos e começarmos.

AlexJ

Aldo e demais colegas, boa noite. Para provocar a atuação do MPF há a necessidade de representação (apresentação de denúncia) na qual deve(m) constar o(s) elemento(s) de convicção. Lógico que quanto mais pessoas assinarem a representação maior peso ela terá. Também é fundamental que a peça de representação vá acompanhada da maior quantidade possível de documentação comprobatória tais como: informações veículadas na imprensa, certidões, laudos, etc., pois o procurador não é militar nem engenheiro, é advogado. Creio que seria uma boa uma representação ao MPF concomitantemente a propositura de uma Ação Pópular. Pelo menos o GF teria que se mover,… Read more »

Lyw

É isso aí AlexJ a intenção não é mudar o mundo e resolver os problemas do Brasil, o que é impossível, é mostrar para o governo que estamos aqui e incomodá-los pelo menos em fazê-los tentar se defender.

Aldoghisolfi, AlexJ, M. Teixeira… e outros interessados, vamos trabalhar nisto?

Baschera

Senhores,

Não quero ser estraga prazeres….. mas fazer uma petição, ação civil ou mobilização…seja o termo correto que for…. de quantas assinaturas ??

O assunto, infelizmente, mobiliza, no Brasil, quando muito entre dois e dez mil aficionados….. isto calculando-se o universo total. Porém nem todos desaprovam o modus operandi do Governo.

Na minha modesta opinião …. o MPF tem assuntos mais importantes para tratar.

A raiz deste problema é fundamentalmente cultural.

Sds.

Vader

A única chance de a coisa mudar profundamente é o Brasil tomar uma bela de uma paulada de alguém. Com perda de território e tudo o mais.

Porque enquadrada de nossos vizinhos cucarachos já estamos cansados de tomar e nosso governo não faz nem fará nada.

aldoghisolfi

Boas tardes! Existe, ainda, muito mais fácil, a possibilidade de fazermos uma notificação judicial à Presidente e ao Ministro da Defesa; inclusive de muito mais rápida tramitação, cuja fnalidade seria a de colocar a Administração Pública que eles representam em estado de mora diante da sociedade e em relação à obrigação de fazer. A ação que propus não poderia discutir o mérito do ato administrativo, qual seja, da necessidade ou não de comprar os vetores, quando comprar e de quem comprar, considerando a possibilidade de dispensa de licitação. Teria como resultado prático a colocação em mora de Presidente e do… Read more »

ivanildotavares

Será interessante. Principalmente porque estaria sendo iniciado por civis. Cidadãos preocupados com a vulnerabilidade da pátria. Estendendo-se a outros foruns de defesa, pode ganhar um número de assinaturas/apoios bem maior do que imaginamos agora.

Edu Nicácio

“Na minha modesta opinião …. o MPF tem assuntos mais importantes para tratar.” Não consigo imaginar um assunto mais importante que defesa nacional/soberania. Nem mensalão, nem contrabando, nem corrupção, no meu ponto de vista, representam maior perigo ao país que a perda da sua integridade territorial. Espero que o Brasil não tenha que tomar um “sacode” de alguma força expedicionária estrangeira para apender; e acredito que o país não sofreu qualquer sacode em seu território por parte dos nossos vizinhos até agora porque, se a situação aqui está ruim, lá deve estar bem pior. No mais, se o MPF não… Read more »

aldoghisolfi

Edu Nicácio e colegas: se acharem que devemos intentar algo, opto pela notificação judicial. Não só pela facilidade e rapidez, como pelo fato de que estamos diante de um fato público e notório, o que dispensa a necessidade de pfazer a prova, pois entende-se por fato público aquele que está no domínio público -mídia- e que por si só se prova -FXs + Livro Branco + declarações dos generais Maynard Marques de Santa Rosa eFernando Vasconcellos Pereira dentre outras notoriedades-.
Se os companheiros quiserem formar um bloco até acho que devemos encarar com seriedade a possibilidade.

Lyw

Concordo Aldoghisolfi, a idéia da notificação judicial é a mais lúcida. Eu encaro com muita seriedade a idéia.

aldoghisolfi

Bueno, Lyw… é só se apresentarem aqueles que querem participar e, SMJ, podemos passar da conversa aos fatos. Por mim, tudo OK.