sábado, dezembro 3, 2022

Gripen para o Brasil

Será o Ghost Hawk?

Destaques

Alexandre Galante
Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

A foto acima é tida como o helicóptero Ghost Hawk usado na operação contra Bin Ladden, ou apenas uma montagem de um novo filme. Se desse para ver a cauda daria mais certeza por ser uma parte já conhecida.

- Advertisement -

21 Comments

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa

Como postei lá atrás, talvez tenha sido produzido para esse filme…

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=vcBjOVKKxh0

Marcos

Montagem!!
Vide atrás do braço esquerdo do soldado: a aeronave está poiada em uma coluna de concreto, quando devria estar apoiada em seu próprio trem de pouso

Groo

O nariz do helicóptero que aparece em outro ângulo aos 38 segundos do trailer é bem parecido com o da foto.

Lembra o F-117. Parecer com o F-117 faz sentido em se tratando de um helicóptero adaptado.

Augusto

Não é coluna de concreto, aquilo é um pneu. Dá para ver até as ranhuras.

Observador

O Groo tirou as palavras da minha boca.

É claramente inspirado na tecnologia do F-117, que já foi o supra-sumo da furtividade.

Porém, não é de verdade.

É justamente a cauda que o denuncia. Ou melhor, a falta dela.

No ângulo que está, se fosse um helicóptero verdadeiro, não teria como não ver a cauda.

Ou a cauda é MUITO curta, ou está montada num ângulo de 45% em relação a cabine (e o helicóptero é torto), ou a cauda não existe.

Nenhuma das alternativas permite um aparelho que funcione.

Tadeu Mendes

O angulo nao permite se ter uma ideia do tamanho (comprimento).

Nesse angulo, parece um helicoptero de ataque e nao de transporte de tropas, como o que foi usado para a operacao contra Bin Laden.

Marcos,

Aquele concreto que voce viu, e o trem de pouso esquerdo do helicoptero.

Giordani RS

Segundo o site the aviationist é bem provável que seja para um filme sobre a eliminação do tio Osama…

Aproveitando o gancho, o mesmo site informa que outro Typhoon foi acionada nos jogos olimpicos…

pco-andrade
joseboscojr

Radares usam o efeito Doppler para detectar aeronaves à baixa altitude. Não fosse o rotor com as pás em movimento um helicóptero em vôo pairada, à espreita, não seria detectado. Para que um helicóptero desapareça das telas quando em vôo pairado teria que não ter rotor (aí, deixaria de ser um helicóptero) ou teria que ter um rotor feito de material “transparente” ao radar ou recoberto por RAM. Quando em movimento (que pode ser tão pequeno quanto 30 km/h) o helicóptero voltaria a aparecer na tela, daí precisar também ter sua fuselagem stealth. Combinado com a sua capacidade de voar… Read more »

joseboscojr

Voltando ao mundo real, por que será que até hoje os americanos não apresentaram seus helicópteros stealths, sendo que já está mais que comprovado que eles os têm.

Guilherme Poggio

joseboscojr disse:

Voltando ao mundo real, por que será que até hoje os americanos não apresentaram seus helicópteros stealths, sendo que já está mais que comprovado que eles os têm.

Bom, eles apresentaram o Comanche (sem entrar em produção, é verdade). Então helicóptero furtivo eles possuem.

joseboscojr

Faltou o “?” no final.

joseboscojr

Claro que melhor que um rotor stealth é uma aeronave que não tenha rotor.
Muito provavelmente a evolução do helicóptero de combate irá levar a uma aeronave dotada de “ducted fans” para o modo pairado/vertical.
Oculto dentro de uma “cápsula” ou mesmo dentro da fuselagem, o fan (rotor de alta velocidade e de diâmetro reduzido) não irá sensibilizar o radar doppler, e ainda poderá ter propulsores à jato para o vôo de cruzeiro.
Bem, mas aí já é muita viagem na “marionésia” até pro meu gosto. rsrss

joseboscojr

Poggio,
Mas aqueles que participaram da operação Neptune Spear eles ainda não mostraram. Será que só tinham um? Aquele que caiu?

Guilherme Poggio

Acrescento mais uma pergunta para a sua lista.

Será que não tinha um Comanche no meio?

G-LOC

São dois MHX o Ghost Hawk e o Stealth Hawk. Um é um pouco maior.

joseboscojr

Na década de 80 quando fizeram a requisição do LHX tinha uma versão de reconhecimento/ataque que virou o Comanche e tinha uma versão “utilitário” que nem protótipo teve. Ela teria em comum com o LHX-O iri substituir o OH-58 e o AH-1, e vingou na forma do Comanche, já o LHX-U iria substituir o UH-1 e seria meio que um mini Hind stealth com 70% em comum com a versão “O” só que sem o compartimento interno de armas que seria ocupado por uma cabine para 6 soldados, mas ainda capaz de levar externamente todo o armamento da versão de… Read more »

joseboscojr

Meu texto ficou meio truncado mas com um pouquinho de esforço dá pra entender. rsrssss

Ivan

Bosco,

Que tal um Fantasticarro… da dodge e com pintura metálica.

http://www.marvel616.com/2007/04/fantasticarro-especficaes-tcnicas.html

Usa os “ducted fans” para o modo pairado e ou vertical ocultos dentro da fuselagem. O problema é que é conversível e isto aumenta o RCS, particularmente com o ‘Ben’ enbarcado… sem falar da assinatura térmica do ‘Tocha’.

Abç,
Ivan.

joseboscojr

Ivan,
Até onde eu sei, se é que o programa também não foi cancelado, os americanos estão juntos com os israelenses no X-Hawk, do tamanho de um UH-60.
É o mais perto que conseguirão chegar do “fantasticarro”.

joseboscojr

E ainda tem uma tal tecnologia D-DALUS que ninguém sabe direito como funciona mas que se funcionar deve virar algo que se aproveita.

Últimas Notícias

VÍDEO: Documentário ‘Highway’ sobre operações aéreas em rodopista na Tchecoslováquia, em 1980

O documentário "Highway" foi filmado pelo Checoslovak Army Film no outono de 1980 durante um exercício militar entre os...
Parceiro

LAAD 2023

- Advertisement -
- Advertisement -