Caças F-5M da FAB ‘sentando a pua’ no estande de tiro de Saicã

37

Colaborou: Giordani RS

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Tirando a música eu gostei. Não precisava colocar o já enjoativo Top Gun Anthen, mas no próximo usa um rockezinho ae mano…

Aos 4:55 min dá para ver o curioso quebra chamas do canhão pulando para fora antes do disparo.

Roberto F Santana

Um bom vídeo destruido por uma “música” horrível.
Como sempre.

ricardo santos

Deveriam prender o “DJ” no estande de tiro!!

aldoghisolfi

É… a música estragou tudo. MAS… sentaram a pua, quando e em quem? E as bombas? E p’rá quê o disparo com o canhão?

Daglian

Claro, a música foi uma escolha ruim, porém, observando os outros vídeos da força, este foi ótimo. Só precisa de qualidade melhor.

uitinaxavier

Não consigo ver o vídeo, aparece vídeo privado.

Marcos

o vídeo foi bloqueado

Roberto F Santana

Sem dúvida, tem “gente da comunicação da FABb lendo direto o PA”

Inclusive os comentários…

Aposto que reaparecerá mas com “What a Wonderful World” como fundo musical.

RA5_Vigilante

Voltou.

Em todo caso, parabens ao pessoal da FAB pelas belas imagens.

Roberto F Santana

Esse pessoal não consegue fazer nada sem música, porque não fazer algo nesse estilo:

http://www.aereo.jor.br/2010/06/10/video-do-segundo-voo-do-pak-fat-50/

Clésio Luiz

Tá bem melhor balão, era isso que eu tava falando!!

RA5_Vigilante

Off topic mas, e essa “pérola” aqui?

*ttp://www.youtube.com/watch?v=5RcUsPOlJb4&feature=related

Vader

E o pulso… ainda pulsa…

Clésio Luiz

Esse é um trecho de um filme chinês, Sky Fighters. Eu cheguei a dar uma olhada nele mas não aguentei ver todo…

Roberto F Santana

Sky Fighters

No final, a mocinha casa com qual dos dois caras?

Giordani RS

O responsável pela comunicação da FABb estava de férias. Daí que o pessoal que ficou na labuta, produziu alguns videos “decentes”, como devem ser…mas então eis que o responsável voltou de férias e o resultado foi isso aí, retirou o vídeo do público…

Não dá para elogiar a Força Aérea Bolivariana brazileira…não dá!

Eleazar Moura Jr.

Só achei meio “retrô” o piloto (líder?) consultando de cabeça baixa o velho mapa, faz muita falta um moving map, além de que em uma fração de segundo que o piloto baixa a cebeça pode haver uma colisão no ar.

Roberto F Santana

Prezado Nunão,

Interessante o link que você sugeriu.Esse oficial parece conhecer seu ofício.

Tirar um canhão do F-5 é o mesmo que cortar as unhas de uma das patas de um tigre.Aleja-se o caça.
Das duas, uma.Ou se mantem a aeronave com bom poder de fogo de dois Pontiac de 20mm, ou se tira ambos, acresenta-se um radar e eletrônica mais pontente, valendo-se somente de mísseis.
Bom mesmo era um aviãozinho que tinha quatro desses canhões, o F-86 H.

Giordani RS

Interessante saber que a hora de voo do Forevis-5 é de US$4.251,21. Abaixo, algumas frases que considero emblemáticas… “O desempenho do único canhão do F-5M não deixa dúvidas de sua baixa eficácia em relação as demais aeronaves.” “Não há sentido em utilizar um esforço aéreo para treinar uma modalidade somente em estande de aviação se não há perspectivas de emprego eficiente em combate.” ” O treinamento operacional de TT é extremamente limitado nas unidades de formação da Aviação de Caça e inexistente na primeira linha visto que em nenhuma manobra operacional as Ordens Fragmentárias emitidas exercitam essa modalidade.” “Deve haver… Read more »

Grifo

Abaixo, algumas frases que considero emblemáticas…

Caro Giordani, acho relevante ressaltar que o contexto destas frases é o Tiro Terrestre (TT). Ñão acho que vale generalizar isto para Tiro Aéreo.

helder junior

Quem dera se desse pra assistir o video é privado!

Giordani RS

helder junior disse:
7 de agosto de 2012 às 10:55
Quem dera se desse pra assistir o video é privado!

Helder,
Com certeza alguém fez cópia do vídeo com a ferramenta Atube…é só questão de tempo…logo ele voltará…mas penso que “alguém” do escalão de cima teve uma acesso de chilique e mandou tirar o vídeo do ar…

Giordani RS

“Grifo disse: 7 de agosto de 2012 às 10:34 …acho relevante ressaltar que o contexto destas frases é o Tiro Terrestre (TT). Ñão acho que vale generalizar isto para Tiro Aéreo.” Mas tchê, vede: “A diminuição da eficiência do armamento de cano causada pela retirada de um canhão vai refletir igualmente na capacidade do F-5M em destruir um alvo aéreo com o uso dessa arma. Como padrão de comparação foi estabelecido que para abater um alvo determinado seriam necessários 3 projéteis de 30 mm e de 10 a 15 projéteis de 20 mm. Um piloto de F-5E, às seis horas… Read more »

Giordani RS

Nunão,

Parodiando o Chaves: Ah bom, sendo assim, sim… 🙂

aldoghisolfi

Salve Nunão! Tudo OK. Só que, pela chamada para o vídeo, achei que ia ver o lançamento das bombas. Quanto ao tiro de canhão, exatamente pela chamada, achei uma coisa muito chocha, quase sem finalidade, mesmo pq não vislumbrei o alvo. Apenas isso…

Roberto F Santana

É secreto.
Nos anos noventa fui tirar uma foto da cabine do Mirage e um sargento meteu a mão e gritou:

Não! É secreto!

Guilherme Poggio

Bom, isso aconteceu comigo em relação à tela do radar do F-5.

Roberto F Santana

Prezado Guilherme,

Não esqueci do Grumman Duck que você havia perguntado, ele estava no museu, pendurado, tirei uma foto de um F-86 e o Duck aparece logo atrás, pintado de metálico.
Apesar da enormidade dos hangares, falta espaço e muitos aviões estão suspensos.

Justin Case

Amigos, boa noite. Atualmente não é tão fácil esconder que tipo de equipamento está instalado nas aeronaves. Quase tudo está na internet. Um leigo dificilmente poderia identificar coisas novas, mas um profissional pode pescar informações importantes: Há novas caixas de controle que indicam a capacidade de utilizar novas armas ou sensores? Estes estão integrados ao ambiente ou são simplesmente adicionados? Há listas de frequência? Quais as últimas frequências que foram utilizadas? Há sensores ou cabos para HMD? Há equipamentos faltando? Qual a qualidade da manutenção? Há padronização entre as aeronaves? Estão equipadas como se espera, com base nas informações anteriormente… Read more »

Roberto F Santana

Prezado Justin Case, Não gosto de contar histórias pessoais, por reserva ou por receio de parecer vaidade. Porém deixe-me lhe contar uma. Há muito tempo, trabalhei para uma empresa e tive que ir para os EUA a serviço. Chegando lá, um funcionario da empresa que prestava serviços à minha companhia me levava ao hotel quando passamos ao lado de uma base aérea, um Phantom passou rasgando por sobre nossas cabeças, era a primeira vez que eu via um, novinho e empolgado, botei a cabeça para fora e gritei: Caramba! Falei pro cara que era meu sonho ver uma máquina daquelas… Read more »

Justin Case

Roberto, você pode levantou um aspecto importante.

Mostrar capacidade pode ser muito bom para dissuasão. Será que estamos escondendo deficiências?
Abraço,

Justin

Roberto F Santana

Prezado Justin, Dissuasão se faz para certos inimigos e à altura, no caso dos americanos só russos e chineses. A capacidade superior dos americanos é tão grande que é mostrada naturalmente, eu lembro que entrei numa sala onde tinha até as lentes das cameras de reconhecimento e tirei fotos. No caso do Brasil, não creio que seja para esconder deficiência, no meu caso em particular, do Mirage, o sargento era um ignorante que achava que aquele Mirage de 30 anos era a última palavra em superioridade aérea. No Brasil existe a cultura do “mistério” se alguém tem uma informação, não… Read more »