MMRCA: processo de aquisição do Rafale ainda está no MD indiano

6

Processo ainda deverá passar por outras instituições na Índia, e demora é explicada pelo cuidado em seguir todos os procedimentos, segundo autoridade do Ministério da Defesa do país

Em trecho de reportagem do jornal “The Times of India” a respeito do crescimento das ameaças externas à Índia, assim como da elevação do orçamento de defesa do país, o Ministro de Estado para a Defesa, Pallan Raju, referiu-se ao processo de aquisição MMRCA (aeronave de combate multitarefa de porte médio).

Raju deixou claro que o processo de aquisição, após ter  recebido o sinal verde do Ministério da Defesa quanto ao processo de avaliação que levou à seleção do caça francês Rafale, ainda tem um caminho a ser percorrido em outras instituições, e que não saiu ainda da Defesa: “A proposta ainda precisa passar pelo Ministério das Finanças e pelo Comitê do Gabinete, embora no momento ainda esteja com o Ministério da Defesa. Ainda assim, nós queremos terminar todo o procedimento tão rápido quanto possível, mas estamos seguindo todos os procedimentos, o que leva tempo. Queremos estar absolutamente certos de evitar casos de irregularidades já que isso nos afetaria de forma negativa. ”

Sobre as ameaças externas que justificam um incremento dos gastos em defesa, nos quais se inclui a aquisição dos novos caças, Raju disse que a percepção de ameaças é crescente, na medida em que forças internacionais se retiram do Afeganistão, e em que há desafios em resolver disputas de fronteiras com a China, além do Paquistão. “Nós certamente precisamos fortalecer nossas capacidades defensivas e ofensivas”, afirmou Raju, justificando um aumento de 12% nos gastos de defesa para que as forças se mantenham em dia com as últimas tecnologias, para se contrapor às ameaças externas.

FONTE: Times of India (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)

FOTOS: Força Aérea Francesa

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Os indianos também não sabem para onde vão. Outro país torrando dinheiro público.

ci_pin_ha

Marcos
Não acho que a Índia não saiba para onde vai, mas sim, que eles possam ter mudado de ideia quanto ao Rafale, talvez assim como o Brasil. Eles não sabem é como voltar atrás, para que possam escolher o que lhes interessa verdadeiramente.

Mauricio R.

O MMRCA ficou prensado entre o Su-30MKI, que lhe é superior em desempenho e os projetos de 5ª geração FGFA e AMCA.

Mauricio R.
Marcos

Detalhe da imagem acima: vide que os pilones não são paralelos ao eixo da aeronave.

RA5_Vigilante

^^ Aham
*ttp://rafalenews.blogspot.com.br/p/rafale-weapon-load-out.html